Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

BR 101 Sul (Rio – Santos) no trecho entre Itacuruça e Mangaratiba necessita de obras urgentes para eliminar gargalos.



Quem passa pela Rio Santos vindo da Zona Oeste tem a impressão de que terá uma viagem tranquila até Mangaratiba, ledo engano, após a entrada de Itacuruça começam os problemas: 

O primeiro gargalo é encontrado na subida para Muriqui onde termina a duplicação da via e o leito da pista está com fissuras, buracos e depressões; não tem acostamento e ao chegar ao túnel de Muriqui, os veículos só podem trafegar em fila única, enfrentando uma iluminação deficiente com muitas lâmpadas queimadas e uma pista cheia de buracos. 

Passado este problema, encontramos uma pista de mão dupla e sem acostamento.

Em alguns pontos como as entradas para as praias ou para permitir ultrapassagens, existem alguns pequenos alargamentos com duplicações e ou recuos que às vezes tornam-se armadilhas perigosas.

O segundo gargalo é encontrado na entrada do túnel de Mangaratiba, onde o afunilamento do tráfego acontece mais nos finais de semana e nos feriadões, mas também enfrentando uma iluminação deficiente e uma pista cheia de buracos. 

Durante todo percurso, a sinalização é precária, não existem placas indicando a quilometragem da via ou a velocidade permitida, nem mesmo a indicação da localidade ou quanto falta para chegar; em alguns pontos o acostamento é tão pequeno que mal cabe o carro; faltam passarelas para os pedestres, recuos e pontos de ônibus. 

Diante todo esse problema é de suma importância que sejam feitas obras urgentes para eliminar esses gargalos.

______________________


Segundo a DNIT, existem indicações para construção de outro túnel, não paralelo ao existente, devido às condições geométricas e de relevo, com emboque e ligação no trevo de acesso a Muriqui no km 418 e para construção de outro túnel, não paralelo ao existente, devido às condições de geometria das encostas, sendo ligando aos Trevos de Acesso Principal e Secundário a Mangaratiba no Km 430 e a duplicação desta via até Angra. Ainda segundo a DNIT estão em estudo as melhorias dos trevos de acesso e travessias urbanas no Trevo de Muriqui e Mangaratiba: duplicação e necessidade de melhorias na geometria atual com execução da elevação do greide da pista de rolamento e construção de passagens subterrâneas para pedestres e transposição de veículos oriundos do tráfego local. Quanto ao acesso aos Condomínios Sahy Norte e Sahy Sul, devido o grande fluxo de pedestres entre as margens da rodovia, torna-se necessário realizar estudos para uma melhoria da geometria do trevo de acesso, visando garantir a melhoria da segurança para os pedestres que transitam naquele local.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.