Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

*Crônica - Os Delta do Brasil

               
      Delta é a foz de um rio formada por vários canais que percorrem vários caminhos até chegar no mar.

       No Brasil temos o delta do Jacuí e o delta do rio Parnaíba que são bastante famosos. 

     Ao percorrer os rios, passamos por pequenos declives que formam bacias favorecendo o acúmulo de areias, cascalhos e lamas. 

     Alguns deltas tem a forma de um leque que se ramifica por todos os lugares, outros se fecha em triângulos, por esta razão o símbolo (Δ) que representa a letra grega Delta.

    Toda essa informação foi para dizer que no Brasil um de nossos deltas também corria tranquilo por planícies e pequenos declives acumulando os “cascalhos” e a “lama”, mas a concentração de água era muito grande em torno de um triângulo e por esta razão começou a se ramificar por todo Brasil até chegar ao planalto central (uma superfície elevada) era um delta interior, como o delta do rio Okavango - Botswana na África. 

   No planalto, a superfície topográfica pode ser regular ou não, depende muito das correntes de ar, às vezes o vento que sopra aqui, pode não soprar lá.

    Começava então um processo erosivo da terra, a destruição do solo era eminente, ele já não era tão rico e firme como antes e ao tentar fazer uma barragem para que a fonte não secasse aquele líquido precioso, gotículas de água foram lançadas para várias partes forçando uma eclosão do delta que acabou desaguando em uma grande cachoeira.

    O mar de lama estava formado, manobras para conter o delta foram orquestradas, mas o mar já não estava mais para peixe e o caldo havia entornado de vez. 

    Esperamos que agora, com as terras alagadas, possamos observar melhor os cursos dos rios para que o ecossistema em que vivemos não seja mais uma vez ameaçado. 

     Como diz o ditado popular: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!”.

Silmo Prata: colunista, professor e poeta.

* Esta crônica foi escrita em 2012, mas hoje veio a tona das profundezas do mar, tão atual como antes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.