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Sociedade

IV Seminário de Avaliação Socioambiental Global da Baía de Sepetiba

Programa de Agenda 2030 da Baía de Sepetiba: governança e participação

Prezadas(os) professores, estudantes, pescadores(as), militantes, gestores e técnicos que atuam e/ou residem e se preocupam com as condições sociais e ambientais da Baía de Sepetiba.

Nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2023, mês do Meio Ambiente, acontecerá o IV Seminário de Avaliação Socioambiental Global da Baía de Sepetiba, referente à Promoção do Programa de Agenda 2030 da Baía de Sepetiba: governança e participação, na UERJ – campus Maracanã. Participem!

junho / 2023

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Ecomuseu de Sepetiba convida para um passeio de reconhecimento



Fotos de: Paulo Mello

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Debate pela internet sobre Mobilidade Urbana 
Eu Silmo Prata, participei deste desafio e depois de todas as etapas, queriam saber o que eu achei deste Desafio e a minha resposta foi: 

“Eu gostaria que houvesse um debate mais abrangente com cada região do Rio, para que as propostas e as soluções fossem mais amplas e contemplassem um pouco de cada região.”

É muito bom que se façam essas propostas de debates populares. Gostei muito de ter participado deste desfio e acho muito importante que outros aconteçam, mas em minha opinião muitos dos projetos apresentados deveriam ser aproveitados, pois são bons para a população.

Eu continuarei lutando para que os projetos que apresentei neste desafio sejam concretizados e conto com o apoio de vocês para divulga-los para que as autoridades competentes possam olhar com mais atenção para os nossos problemas.


As minhas propostas foram:

Duplicação da antiga Estrada Rio São Paulo

Duplicação da antiga Estrada Rio São Paulo no trecho da Estrada Rio do "A" até o Viaduto Oscar Brito com faixa segregada para um futuro BRT.  O trânsito nesta estrada se tornou caótico, um enorme contingente de carros de passeio, ônibus e caminhões em uma estrada estreita de mão dupla, mal conservada, em alguns trechos não existem calçada, curvas sinuosas e sem sinalização adequada.

Resposta: Atribuição do Governo Estadual
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Terminais Rodoviários no bairro de Campo Grande

Construção de um Terminal Rodoviário Intermunicipal próximo ao Viaduto Oscar Brito em Campo Grande na Av. Brasil; Construção de um terminal Rodoviário na Rua Campo Grande para melhorar a circulação viária deste lado do bairro de Campo Grande, retirando os pontos de ônibus ao longo da linha férrea e ruas adjacentes. Além de melhorar o trânsito, os passageiros estariam protegidos das intempéries do tempo.

Resposta: Atribuição do Governo Estadual
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Estação do BRT Maria Tereza

Efetivação da Estação Maria Tereza que está pronta há um ano e ainda não foi inaugurada, fazendo a ligação Campo Grande x Mato Alto.  A sugestão é construir estações na Iaraquã, Park Shopping, Lgo do Correa e Morro Cavado e a extensão deste ramal até um futuro terminal próximo ao viaduto Oscar Brito na Av. Brasil.

Resposta: Competência do Município, mas não foi contemplado.
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Integração BRT Rodoviária de Campo Grande x METRÔ

Criação de uma linha alimentadora ligando o BRT Rodoviária de Campo Grande a Estação do Metrô de Coelho Neto, que contemplasse os moradores do lado norte de Campo Grande (Arthur Rios, Av. Santa Cruz, Rua Cel. Tamarindo, Av Brasil. Uma variante da linha 397 até Coelho Neto).

Resposta: Competência do Município, mas não foi contemplado.
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Expansão dos Brts formando um grande anel viário


Um dos principais desafios da mobilidade urbana é lidar com os padrões de deslocamento diário, permitindo que as pessoas cheguem aos destinos desejados de uma forma rápida, segura e agradável. Desta forma sugiro a expansão do BRT Transoeste para que ele chegue até a Av. Brasil em Santa Cruz em um terminal de integração com os ônibus do município de Itaguaí e a extensão do BRT Transbrasil de Deodoro até este terminal (Santa Cruz) com dois terminais de integração; um em Campo Grande próximo ao viaduto Oscar Brito que teria integração com os ônibus vindos pela BR 465 e outro terminal em Bangu próximo a Av. Doutra Maria Estrela. Completando assim um grande anel viário em torno do Rio de Janeiro. 
Outro ponto seria a efetivação da Estação Maria Tereza fazendo a ligação Campo Grande x Mato Alto com estações na Iaraquã, Park Shoping, Lgo do Correa e Morro Cavado e a extensão deste ramal até o terminal (Campo Grande) na Av Brasil.

Ideias complementares: 

1. BRT Transnorte ligando Terminal Fundão a Tijuca e a Gávea fazendo integração Transbrasil, Transcarioca e Supervia (Sr. Bolonhos)

2. VLT Santa Cruz- Itaguaí (Sr. André Ribeiro)

Resposta: Para melhorar a articulação de transportes na cidade, o eixo oeste, norte com a zona sul tem que ser melhorado, fazendo-se a integração com o metrô, Com esta ideia, os pontos de inserção serão menos conflituosos em termos de lotação, fecha-se o arco de transporte público na cidade. Competência do Município, mas não foi contemplado.
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As 10 propostas que ganharam foram:
Reordenar o sistema de ônibus da cidade
Executar projetos de transporte aquáticos na cidade
Melhorar a infraestrutura para ciclistas
Melhorar a frota de ônibus em circulação
Melhorar as calçadas
Criar padrões de qualidade para os pontos e estações de transporte
Expandir o sistema cicloviário
Revisar e unificar os sistemas de Bilhete Único
Criar um sistema integrado de informações sobre mobilidade urbana
Aumentar a segurança dos deslocamentos a pé e de bicicleta·
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Programa Municipal de Educação Ambiental.

Hoje no bairro de Campo Grande RJ aconteceu a Pré Conferência Municipal de Meio Ambiente realizado pela ONG Defensores do Planeta, Senge e Fam Rio,

Convidado pelo Sr. Mauro Pereira ( Coordenador da agenda 21 da UNESCO), participei representando o Movimento Cultural Rio da Prata de Campo Grande RJ, falando sobre a cultura e a biodiversidade da Região do Rio da Prata.





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