O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, dia da morte de Zumbi, é uma data geralmente marcada por eventos que visam a refletir a respeito de toda a complexidade da escravidão no Brasil, procurando estabelecer ações para trabalhar sobre suas consequências socioculturais, políticas e econômicas.
A UEZO (Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste), este ano, pretende promover o evento “Dia da Consciência UEZO: periferia, liberdade e cidadania”. Será no dia 19 de novembro, com um perfil um pouco mais abrangente. A proposta é vivenciar o tema da CONSCIÊNCIA sob os mais variados aspectos/enfoques (com palestras, debates, dinâmicas e ações cidadãs), tendo como ponto de partida o despertar para formas dialógicas e pró-ativas de estar no mundo e de se relacionar com as diferenças e os desafios que se avolumam em tempos de crise.
A programação está se delineando com a participação do professor Evandro Vieira Ouriques (UFRJ), do professor Amauri Pereira (UFRRJ) e do advogado Cacau de Brito (Presidente do Movimento “O Rio pede Paz” e Coordenador do Fórum da Cidadania), além de Feira de Troca de Livros, oficina de artesanato, contação de histórias, plantio de mudas e mutirão para revitalização de espaços da universidade (grafiti, remoção de entulho e acondicionamento de mobiliário).
Para ver a programação acesse:
Comentários