Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Sensação de Insegurança em Campo Grande



O aumento da violência no Rio de Janeiro já está gerando insegurança em um bairro que até pouco tempo podia se dizer tranquilo.

Mas será só sensação de insegurança? 

A violência está cada dia mais presente em nossa região e os reflexos disso está estampado neste apelo solitário de um morador que impactou de certa forma aqueles que ainda não sentiram a insegurança vivida aqui atualmente.

Realmente temos que nos preocupar com os assaltos no centro de Campo Grande; com os roubos de carros nas ruas principais; com o desrespeito no transito, principalmente daqueles que se dizem profissionais do transito; com os menores de rua; com os moradores de rua que se proliferam a cada dia e outras mazelas sociais, mas chegar ao ponto de colocar uma faixa alertando aos moradores que o bairro está inseguro é porque a coisa não está muito bem mesmo. 

Muito se tem discutido sobre esses problemas relacionados à segurança pública na região; o 40º Batalhão da Policia, a Guarda Municipal, a Rio Luz, a Coordenação de Saúde, CEDAE, COMLURB, SEGOV, Subprefeitura e a Coordenadoria de Educação, já estiveram presente em várias reuniões do Conselho de Segurança de Campo Grande, mas até agora não se viu muitos resultados positivos, muito pouco tem sido feito e essa “sensação de insegurança” vem aumentando a cada dia e os motivos são muitos:

Campo Grande, “Cidade Bairro”, como muitos querem chamar já está sentindo as consequências das transformações vividas sem ter sido feitas as infraestruturas necessárias, as casas simples deram lugares a prédios os sítios estão virando condomínios, a frota de veiculo circulante aumentou e as vias de acesso são as mesmas por onde passavam os bondes; os espaços públicos foram deixados de lado (praças, jardins, natureza, monumentos, história de um bairro); poluição sonora, poluição visual (postes, muros, orelhões).

Na cultura, pouco se fez por Campo Grande. O bairro não tem um Centro Cultural, não tem uma Biblioteca mais acolhedora e centralizada; tem dois teatros, mais um deles muito pouco divulgado e o outro precisando de uma reforma urgente. Se não fossem os grupos alternativos e movimentos culturais e artísticos que se desdobram para levar um pouco de cultura, arte e lazer a nossa região correndo atrás de patrocínios e incentivos, que muitas das vezes nem conseguem, quase nada estaria acontecendo por aqui.

O sistema de transporte é ineficiente faltam várias linhas de ônibus e ônibus nas linhas; Um exemplo seria uma linha de ônibus saindo da rodoviária fazendo integração com o BRT x Metrô Coelho Neto; cadê efetivação da estação Maria Tereza com a ligação Campo Grande x Alvorada? Falta uma rodoviária no lado norte do bairro para que os passageiros não tenham que ficar no sol e na chuva a espera de um ônibus. 

Quanto à acessibilidade, falta acessibilidade nas ruas e nas calçadas, foi cobrado dos lojistas que colocassem rampas em suas lojas, mas não foram feitas rampas nas ruas para que se cheguem às lojas; existem várias calçadas com buracos e ainda temos que nos desviar dos ambulantes com o famoso (shopping chão).

Como vemos, podemos ter certeza que o centro de Campo Grande está muito perigoso mesmo, são muitos os assaltos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.