Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Costa Verde, Engarrafamentos, Praia e Carnaval.


Todo ano o enredo é sempre o mesmo; praia, carnaval e engarrafamentos.
Este ano não foi diferente! Quem optou em ir para as praias da Costa Verde (RJ), porque na televisão não diz que tem engarrafamento , botou seu bloco na rua, atravessou o samba e não conseguir terminar o desfile no tempo previsto.
A Costa Verde é uma região onde a serra e o mar se completam mostrando uma beleza singular, com lugares tranquilos e acolhedores; destacam-se no Rio de Janeiro: Itacuruça, Muriqui, Praia Grande, Sahy, Mangaratiba, Ibicuí, Serra do Piloto,  Conceição de Jacareí, Angra dos Reis, Paraty e Trindade.
De Itacuruça até Trindade, percorre-se cerco de 250 km e esses, em dias normais, são percorridos tranquilamente, já nas épocas festivas como Carnaval são longos os engarrafamentos principalmente na entrada do túnel de Muriqui, a TV não mostra, mas eles existem e apesar da Rio Santos estar duplicada desde 2009 um problema existe e ele está na boca do túnel de Muriqui.
O Plano logístico de 2015, assinado pela Presidente da República e o Ministro dos Transportes está previsto a duplicação de mais 20 km entre Itacuruça e Mangaratiba com a construção de novos túneis, vamos ver quando vai sair do papel.
A situação também se complica porque o Arco Metropolitano facilitou a ida para a Costa Verde e as praias desta região estão cada vez mais cheias. Neste carnaval, por exemplo, os engarrafamentos chegaram a 15 km de Itaguaí até Muriqui, percorridos em quase duas horas.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) os engarrafamentos na maioria das vezes são causados pelo comportamento dos motoristas e a falta de planejamento das viagens.
Chegamos então às praias, que ficaram lotadas durante todo carnaval e ninguém se importou em dividir um espaço na areia.
A cidade estava cheia de veranistas ou aqueles “diaristas” que vão e voltam no mesmo dia; alguns não se importam com a cidade e seus reais moradores e  colocam som alto até de madrugada, ouvem  músicas de funk com letras proibidas e obscenas, jogam lixo na rua, estacionam em qualquer lugar, levam cachorro para praia e outras coisas mais. No final, tudo correu bem.
Em Itacuruça, a praia ficou cheia, houve nó na transito e algumas vias ficaram bloqueadas; Em Muriqui, praia cheia, muitos carros estacionados nas ruas que foram designadas para a passagem dos blocos e o bloqueio de ruas próximo ao posto de saúde onde ficava difícil até para a ambulância circular; Praia Grande e Sahy, praia cheia e restrição para carros, Em Mangaratiba o fervo foi na Praia do Saco,  praia cheia e estacionamento irregular; IbicuíConceição de Jacareí, Angra dos Reis, Paraty e Trindade, praias cheias.
Quanto ao Carnaval, a festa foi muito animada e foram poucos os incidentes.
Em Itacuruça, o bloco do carvão levou as ruas, segundo os organizadores, 30 mil pessoas; Em Muriqui a festa foi do Unidos pelo Chifre; Em Ibicuí, os blocos: Vira Copo e Bigode, animaram o carnaval; na Praia Grande foi o Grilo da Praia Grande; Em Sahy, o Bofe de Elite e na Praia do Saco, o Bloco Toca do Siri movimentou toda orla.
Passado a folia de momo, os moradores voltam à paz e a tranquilidade, sacodem a poeira, dão a volta por cima e esperam ansiosos por mais um verão onde possam de novo mostrar que estão ali.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.