Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Costa Verde, Engarrafamentos, Praia e Carnaval.


Todo ano o enredo é sempre o mesmo; praia, carnaval e engarrafamentos.
Este ano não foi diferente! Quem optou em ir para as praias da Costa Verde (RJ), porque na televisão não diz que tem engarrafamento , botou seu bloco na rua, atravessou o samba e não conseguir terminar o desfile no tempo previsto.
A Costa Verde é uma região onde a serra e o mar se completam mostrando uma beleza singular, com lugares tranquilos e acolhedores; destacam-se no Rio de Janeiro: Itacuruça, Muriqui, Praia Grande, Sahy, Mangaratiba, Ibicuí, Serra do Piloto,  Conceição de Jacareí, Angra dos Reis, Paraty e Trindade.
De Itacuruça até Trindade, percorre-se cerco de 250 km e esses, em dias normais, são percorridos tranquilamente, já nas épocas festivas como Carnaval são longos os engarrafamentos principalmente na entrada do túnel de Muriqui, a TV não mostra, mas eles existem e apesar da Rio Santos estar duplicada desde 2009 um problema existe e ele está na boca do túnel de Muriqui.
O Plano logístico de 2015, assinado pela Presidente da República e o Ministro dos Transportes está previsto a duplicação de mais 20 km entre Itacuruça e Mangaratiba com a construção de novos túneis, vamos ver quando vai sair do papel.
A situação também se complica porque o Arco Metropolitano facilitou a ida para a Costa Verde e as praias desta região estão cada vez mais cheias. Neste carnaval, por exemplo, os engarrafamentos chegaram a 15 km de Itaguaí até Muriqui, percorridos em quase duas horas.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) os engarrafamentos na maioria das vezes são causados pelo comportamento dos motoristas e a falta de planejamento das viagens.
Chegamos então às praias, que ficaram lotadas durante todo carnaval e ninguém se importou em dividir um espaço na areia.
A cidade estava cheia de veranistas ou aqueles “diaristas” que vão e voltam no mesmo dia; alguns não se importam com a cidade e seus reais moradores e  colocam som alto até de madrugada, ouvem  músicas de funk com letras proibidas e obscenas, jogam lixo na rua, estacionam em qualquer lugar, levam cachorro para praia e outras coisas mais. No final, tudo correu bem.
Em Itacuruça, a praia ficou cheia, houve nó na transito e algumas vias ficaram bloqueadas; Em Muriqui, praia cheia, muitos carros estacionados nas ruas que foram designadas para a passagem dos blocos e o bloqueio de ruas próximo ao posto de saúde onde ficava difícil até para a ambulância circular; Praia Grande e Sahy, praia cheia e restrição para carros, Em Mangaratiba o fervo foi na Praia do Saco,  praia cheia e estacionamento irregular; IbicuíConceição de Jacareí, Angra dos Reis, Paraty e Trindade, praias cheias.
Quanto ao Carnaval, a festa foi muito animada e foram poucos os incidentes.
Em Itacuruça, o bloco do carvão levou as ruas, segundo os organizadores, 30 mil pessoas; Em Muriqui a festa foi do Unidos pelo Chifre; Em Ibicuí, os blocos: Vira Copo e Bigode, animaram o carnaval; na Praia Grande foi o Grilo da Praia Grande; Em Sahy, o Bofe de Elite e na Praia do Saco, o Bloco Toca do Siri movimentou toda orla.
Passado a folia de momo, os moradores voltam à paz e a tranquilidade, sacodem a poeira, dão a volta por cima e esperam ansiosos por mais um verão onde possam de novo mostrar que estão ali.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.