Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

BR 101 Sul (Rio – Santos) no trecho entre Itacuruça e Mangaratiba necessita de obras urgentes para eliminar gargalos.



Quem passa pela Rio Santos vindo da Zona Oeste tem a impressão de que terá uma viagem tranquila até Mangaratiba, ledo engano, após a entrada de Itacuruça começam os problemas: 

O primeiro gargalo é encontrado na subida para Muriqui onde termina a duplicação da via e o leito da pista está com fissuras, buracos e depressões; não tem acostamento e ao chegar ao túnel de Muriqui, os veículos só podem trafegar em fila única, enfrentando uma iluminação deficiente com muitas lâmpadas queimadas e uma pista cheia de buracos. 

Passado este problema, encontramos uma pista de mão dupla e sem acostamento.

Em alguns pontos como as entradas para as praias ou para permitir ultrapassagens, existem alguns pequenos alargamentos com duplicações e ou recuos que às vezes tornam-se armadilhas perigosas.

O segundo gargalo é encontrado na entrada do túnel de Mangaratiba, onde o afunilamento do tráfego acontece mais nos finais de semana e nos feriadões, mas também enfrentando uma iluminação deficiente e uma pista cheia de buracos. 

Durante todo percurso, a sinalização é precária, não existem placas indicando a quilometragem da via ou a velocidade permitida, nem mesmo a indicação da localidade ou quanto falta para chegar; em alguns pontos o acostamento é tão pequeno que mal cabe o carro; faltam passarelas para os pedestres, recuos e pontos de ônibus. 

Diante todo esse problema é de suma importância que sejam feitas obras urgentes para eliminar esses gargalos.

______________________


Segundo a DNIT, existem indicações para construção de outro túnel, não paralelo ao existente, devido às condições geométricas e de relevo, com emboque e ligação no trevo de acesso a Muriqui no km 418 e para construção de outro túnel, não paralelo ao existente, devido às condições de geometria das encostas, sendo ligando aos Trevos de Acesso Principal e Secundário a Mangaratiba no Km 430 e a duplicação desta via até Angra. Ainda segundo a DNIT estão em estudo as melhorias dos trevos de acesso e travessias urbanas no Trevo de Muriqui e Mangaratiba: duplicação e necessidade de melhorias na geometria atual com execução da elevação do greide da pista de rolamento e construção de passagens subterrâneas para pedestres e transposição de veículos oriundos do tráfego local. Quanto ao acesso aos Condomínios Sahy Norte e Sahy Sul, devido o grande fluxo de pedestres entre as margens da rodovia, torna-se necessário realizar estudos para uma melhoria da geometria do trevo de acesso, visando garantir a melhoria da segurança para os pedestres que transitam naquele local.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prepare-se! Vem aí a próxima edição do Troféu Arte em Movimento Rio

  A 11° Edição do Troféu Arte em Movimento, promete ser grandiosa. Pela primeira vez na história desse país:"  foi  lançado o maior,  dos maiores, de todos os desafios,  talvez nunca visto na história mundial:" PREMIAR 1.001 ARTISTAS em um só ESTADO ". O desafio será entregar 1.001 troféus ARTE EM MOVIMENTO só no Estado do Rio de Janeiro.  Ufa! Ufa. Será inédito e contamos com o apoio de cada artista, cidades, entidades do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.  O Coletivo Cultural Rio da Prata,  será um dos grupos, no Rio de Janeiro, que fará a seleção e indicação ao Troféu Arte em Movimento. Fiquem atentos, porque será uma grande Festa! *Zép (José Pereira) é  o artista plástico de Diadema SP, responsável  e criador do Troféu Arte em Movimento .

26 Anos do Circuito Literário Conversa Com Verso

  No dia 15 de março, serão comemorados os 26 anos de fundação do Circuito Literário Conversa com Verso, junto com o Dia da Poesia. O Circuito Literário Conversa com Verso começou em 1999 com as escritoras Maria Mazza e Marly Monte, idealizaradoras do projeto cujo objetivo principal era reunir poetas e escritores a fim de promover a arte literária, resgatando grandes nomes do panorama nacional e valorizando os da atualidade. Inicialmente o projeto era chamado de “Nosso Café Literário”, mas por uma sugestão do poeta Américo Mano e aprovado pelos integrantes, o projeto passou a se chamar: “Circuito Literário Conversa Com Verso”. Convidamos todos os membros do Circuito a participar deste grande evento! Dia 15 de março de 2025, sábado, às 17:00.  Rua São Germano, 75, Campo Grande, próximo à Pista de Skate. 

Chuva forte na Zona Oeste

  Uma forte chuva atingiu a cidade do Rio na noite de ontem (24). A Zona Oeste foi a que mais sofreu com as chuvas. No bairro de Campo Grande, a chuva provocou pontos de alagamentos, principalmente na Estrada do Campinho. Próximo a Rua Frei Timóteo, às ruas ficaram alagadas e crianças aproveitaram o momento para se divertir e tomar banho. Essa é uma cena comum nos dias chuvosos. No entanto, em meio a essa brincadeira, o contato com a água suja pode causar diversos riscos à saúde, como alertam especialistas. De acordo com o Alerta Rio, entre 19h15 e 19h30, foram registrados índices de chuva moderada nas seguintes estações meteorológicas: Campo Grande: 2,0 mm Av. Brasil/Mendanha: 1,6 mm A previsão é de que as chuvas sigam acompanhadas de raios durante a noite. Apesar disso, a cidade segue em Estágio 1.