Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

*Crônica - Os Delta do Brasil

               
      Delta é a foz de um rio formada por vários canais que percorrem vários caminhos até chegar no mar.

       No Brasil temos o delta do Jacuí e o delta do rio Parnaíba que são bastante famosos. 

     Ao percorrer os rios, passamos por pequenos declives que formam bacias favorecendo o acúmulo de areias, cascalhos e lamas. 

     Alguns deltas tem a forma de um leque que se ramifica por todos os lugares, outros se fecha em triângulos, por esta razão o símbolo (Δ) que representa a letra grega Delta.

    Toda essa informação foi para dizer que no Brasil um de nossos deltas também corria tranquilo por planícies e pequenos declives acumulando os “cascalhos” e a “lama”, mas a concentração de água era muito grande em torno de um triângulo e por esta razão começou a se ramificar por todo Brasil até chegar ao planalto central (uma superfície elevada) era um delta interior, como o delta do rio Okavango - Botswana na África. 

   No planalto, a superfície topográfica pode ser regular ou não, depende muito das correntes de ar, às vezes o vento que sopra aqui, pode não soprar lá.

    Começava então um processo erosivo da terra, a destruição do solo era eminente, ele já não era tão rico e firme como antes e ao tentar fazer uma barragem para que a fonte não secasse aquele líquido precioso, gotículas de água foram lançadas para várias partes forçando uma eclosão do delta que acabou desaguando em uma grande cachoeira.

    O mar de lama estava formado, manobras para conter o delta foram orquestradas, mas o mar já não estava mais para peixe e o caldo havia entornado de vez. 

    Esperamos que agora, com as terras alagadas, possamos observar melhor os cursos dos rios para que o ecossistema em que vivemos não seja mais uma vez ameaçado. 

     Como diz o ditado popular: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!”.

Silmo Prata: colunista, professor e poeta.

* Esta crônica foi escrita em 2012, mas hoje veio a tona das profundezas do mar, tão atual como antes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Júlio Corrêa - Poeta e escritor brasileiro, da Zona Oeste, brilhando em Portugal

  O poeta e escritor brasileiro, da nossa querida Zona Oeste, morador de Campo Grande, Júlio Corrêa, recebeu uma homenagem na Casa de Poesia de Setúbal - Azeitão – Portugal, no dia 28 de junho de 2025, pelo conjunto da sua obra literária. É com muito orgulho que recebemos esta noticia, vindo do além-mar, pois atualmente ele reside em Portugal e parabenizamos o grande poeta, escritor, ator, professor de teatro e um artista multifacetado, pelo seu belo legado cultural. Júlio Corrêa, já publicou 7 livros, ganhou inúmeros prêmios literários e de interpretação de poemas, representou inúmeras peças (inclusive no Teatro Arthur Azevedo), participou de feiras literárias no Brasil e em Portugal, pertence a algumas academias e associações literárias no Brasil e em Portugal, deu aulas de teatro em Lisboa e atualmente é encenador em Setúbal. É um artista que leva o nome de Campo Grande para além do Atlântico. Parabéns, Júlio Corrêa!

Recital musical em homenagem a Dineyar Valente Plaza

  No dia 2 de julho de 2025, aconteceu um lindo Recital Musical em homenagem à querida, Dineyar Valente Plaza. O evento foi realizado na Cafeteria Cheirin Bão, no Parkshopping Campo Grande. Apesar do dia chuvoso e frio, o que prevaleceu foi o calor humano e a energia positiva que encheram o ambiente! Dineyar, que é professora, advogada, musicista, pedagoga, escritora e amiga, reuniu familiares, amigos e admiradores para celebrar seus 97 anos de vida. Com o apoio da AECCGA e da escritora Nancilia Pereira, ela proporcionou uma verdadeira explosão de sentimentos, uma homenagem mais do que merecida por sua história de vida que transformou muitos ao seu redor. Foi um momento de gratidão e emoção, especialmente ao ver Dineyar deslizar seus dedos pelas teclas do piano com tanta maestria, demonstrando seu talento único. Sua alegria e contagiante energia iluminam a todos, e sua trajetória é um exemplo de vida para todos nós. Recital musical - Dineyar Valente Plaza Que Deus continue abençoan...