sexta-feira, 1 de julho de 2016

*Crônica - Os Delta do Brasil

               
      Delta é a foz de um rio formada por vários canais que percorrem vários caminhos até chegar no mar.

       No Brasil temos o delta do Jacuí e o delta do rio Parnaíba que são bastante famosos. 

     Ao percorrer os rios, passamos por pequenos declives que formam bacias favorecendo o acúmulo de areias, cascalhos e lamas. 

     Alguns deltas tem a forma de um leque que se ramifica por todos os lugares, outros se fecha em triângulos, por esta razão o símbolo (Δ) que representa a letra grega Delta.

    Toda essa informação foi para dizer que no Brasil um de nossos deltas também corria tranquilo por planícies e pequenos declives acumulando os “cascalhos” e a “lama”, mas a concentração de água era muito grande em torno de um triângulo e por esta razão começou a se ramificar por todo Brasil até chegar ao planalto central (uma superfície elevada) era um delta interior, como o delta do rio Okavango - Botswana na África. 

   No planalto, a superfície topográfica pode ser regular ou não, depende muito das correntes de ar, às vezes o vento que sopra aqui, pode não soprar lá.

    Começava então um processo erosivo da terra, a destruição do solo era eminente, ele já não era tão rico e firme como antes e ao tentar fazer uma barragem para que a fonte não secasse aquele líquido precioso, gotículas de água foram lançadas para várias partes forçando uma eclosão do delta que acabou desaguando em uma grande cachoeira.

    O mar de lama estava formado, manobras para conter o delta foram orquestradas, mas o mar já não estava mais para peixe e o caldo havia entornado de vez. 

    Esperamos que agora, com as terras alagadas, possamos observar melhor os cursos dos rios para que o ecossistema em que vivemos não seja mais uma vez ameaçado. 

     Como diz o ditado popular: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!”.

Silmo Prata: colunista, professor e poeta.

* Esta crônica foi escrita em 2012, mas hoje veio a tona das profundezas do mar, tão atual como antes. 

A Zona Oeste ganhará o Parque Campo Grande

Nos mesmos moldes do Parque Madureira, o Parque Campo Grande terá 122 mil metros quadrados de área verde às margens do rio Campinho, pró...