Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

"Amigos na praça" ocupa lonas culturais e arenas cariocas com atividades culturais gratuitas

Prefeitura e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam:

“AMIGOS NA PRAÇA”  OCUPA LONAS CULTURAIS E ARENAS CARIOCAS COM ATIVIDADES CULTURAIS GRATUITAS 

Projeto que promove troca de livros e contação de histórias -  circula pelos bairros de Campo Grande, Madureira, Realengo e Anchieta

​Sebinho - crédito Guilherme Durão

Depois de estrear, com sucesso de público, na Praça do Pomar, na Barra da Tijuca, chega a vez das Lonas Culturais e  Arenas Cariocas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro receberem o projeto “Amigos na Praça”. Durante o mês de novembro o evento, que conta com troca de livros infantis e contação de histórias, vai circular nas seguintes datas e espaços:  dia 9/11 na Lona Cultural Elza Osborne, em Campo Grande, dia 11/11 na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, dia 17/11 pela Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo, encerrando o circuito no dia 18/11 na Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta. O projeto tem o patrocínio  da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura e do Colégio Mopi, por meio de Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

O projeto acontece das 10h às 12h, ocupando assim a manhã de crianças e promovendo o gosto pela leitura e atividades recreativas. No Sebinho, por exemplo, um livro em bom estado vale uma ficha que dá direito a um novo livro, a ser retirado da banca, por crianças entre 0 e 10 anos. 

"Amigos na Praça" foi criado por Christina Martins, a partir da sua experiência à frente do Sebinho nas Canelas, troca-troca de livros infantis, que marcou seu território na Praça Pio XI, no Jardim Botânico por doze anos. Junto com a jornalista Angela Tostes ela promoveu troca de livros e recreação infantil como forma de levar as crianças de volta ao seu primeiro espaço de sociabilização, as praças, que andavam abandonadas e ocupadas por moradores de rua. Através do Amigos da Pracinha, são apresentadas alternativas de lazer para os infantes e seus familiares.  Além do Sebinho e do Amigas, Christina é responsável também pelo Bloco da Pracinha que “concentra, mas não sai” há mais de dez anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico e já entrou para o calendário oficial da cidade como um dos melhores blocos voltados para o público infantil. 

“A proposta do Amigos na Praça é criar o gosto pela leitura, não só o hábito, nas crianças desde cedo. Nós vamos fechar esse projeto com chave de ouro, circulando pelas lonas e arenas  da prefeitura” – afirma Christina.


SERVIÇO

Programação Amigos na Praça 
Dia 9 de novembro -  quarta-feira, das 10 às 12h
Lona Cultural Municipal Elza Osborne
Estrada Rio do A, 220 - Campo Grande
Troca de livros e contação de histórias
Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado 
Faixa etária – A partir de 5 anos
Entrada Franca

Dia 11 de novembro – Sexta-feira, das 10 às 12h
Arena Carioca Fernando Torres
Rua Bernardino de Andrade, 200 - Madureira
Troca de livros e contação de histórias
Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado 
Faixa etária – A partir de 5 anos
Entrada Franca

Dia 17 de novembro- quinta-feira, das 10 às 12h
Areninha Carioca Gilberto Gil 
Avenida Marechal Fontenelle, 5000 - Realengo
Troca de livros e contação de histórias
Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado 
Faixa etária – A partir de 5 anos
Entrada Franca

Dia 18 de novembro, sexta-feira, das 10 às 12h
Lona Cultural Municipal Carlos Zéfiro
Estrada Marechal Alencastro, s/n - Anchieta
Troca de livros e contação de histórias
Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado 
Faixa etária – A partir de 5 anos
Entrada Franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.

Cinema na Praia: Edição Sepetiba

No dia 31 de agosto, a praia de Sepetiba irá receber o projeto Cinema na Praia, uma mostra cinematográfica ao ar livre. Venha e traga a família! Sessão Única, às 19:00 hs!  Local: Em frente ao Bar do Bill!  Censura Livre, com a presença dos atores e diretores do filme! Ficha técnica: Nome: Cada vez mais longe Cor filmagem: Colorida Origem: Brasil Gênero: Drama Duração: 70 min Classificação: 10 anos Direção:Oswaldo Eduardo Lioi e Eveline Costa Elenco: Fernando Alves Pinto, Branca Messina, Neila Tavares País: Brasil Sessão: Única, dia 31/08/2019 às 19:00 hs Local: Praia de Sepetiba 2004 Sinopse Em Baía de Sepetiba (RJ), o pescador João enfrenta dificuldades com a redução do peixe que precisa para sobreviver, junto com sua mulher, Isaura. A degradação ambiental está assoreando a praia e ele precisa navegar cada vez mais mar adentro para conseguir pescar.