Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

A Zona Oeste está entrando no mapa cultural da cidade


       Há muito esquecida pelo poder público com relação a cultura, a Zona Oeste, hoje, está se consolidando como um polo cultural.

     Instigada pela própria carência, grupos culturais lutam para que a Zona Oeste entre definitivamente no mapa cultural da cidade, fruto de muito esforço em prol deste objetivo.
Grupos como: Coletivo Cultural Rio da Prata; Instituto Campograndense de Cultura ICC; Coletivo Idéias; Identidade Cultural; Conversa com Verso; Maria Realernga; Cultura na Cesta; A Era do Rádio; Cia da Hora; Vida de Papel; Cia Du’arthe; Vida Feliz; Os Descabelados, entre outros, estão fazendo a diferença na região.
O fato chamou a atenção até mesmo da Rede Globo que voltou seu olhar para esta região promovendo reuniões e organizando encontros onde os artistas da região puderam mostrar o seu valor, como foi o “Sarau de Ideias”, realizado no Quiosque da Globo, com o objetivo de valorizar e mostrar para outras regiões a cultura da Zona Oeste; O “Programão Carioca”, realizado em Santa Cruz, comemorando os 450 anos do bairro com artistas do bairro.
Essa eferverscência está dando um novo ânimo à cultura e aos produtores culturais que estão realizando vários eventos, ocupando espaços como: praças; coretos; bibliotecas; shoppings e lonas culturais e até casas de festas, criando opções culturais para todos.

     Falta agora a gestão pública e os políticos eleitos por aqui, olharem para esta região e elaborarem políticas públicas consistentes e que respondam as expectativas da Zona Oeste.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.

Cinema na Praia: Edição Sepetiba

No dia 31 de agosto, a praia de Sepetiba irá receber o projeto Cinema na Praia, uma mostra cinematográfica ao ar livre. Venha e traga a família! Sessão Única, às 19:00 hs!  Local: Em frente ao Bar do Bill!  Censura Livre, com a presença dos atores e diretores do filme! Ficha técnica: Nome: Cada vez mais longe Cor filmagem: Colorida Origem: Brasil Gênero: Drama Duração: 70 min Classificação: 10 anos Direção:Oswaldo Eduardo Lioi e Eveline Costa Elenco: Fernando Alves Pinto, Branca Messina, Neila Tavares País: Brasil Sessão: Única, dia 31/08/2019 às 19:00 hs Local: Praia de Sepetiba 2004 Sinopse Em Baía de Sepetiba (RJ), o pescador João enfrenta dificuldades com a redução do peixe que precisa para sobreviver, junto com sua mulher, Isaura. A degradação ambiental está assoreando a praia e ele precisa navegar cada vez mais mar adentro para conseguir pescar.