Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

IV Encontro Internacional de Acordeons do Rio de Janeiro

Será realizado no dia 20 de outubro de 2018, o IV Encontro Internacional de Acordeons do Rio de Janeiro, organizado pela VIDA Feliz, no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, à Rua Conde de Bonfim, 824, na Tijuca.
Teremos acordeonistas de vários países, dentre eles: República Tcheca, Argentina, Uruguai, Colômbia e Chile. Renomados acordeonistas do Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais e do Rio Janeiro também estarão abrilhantando o evento com suas vaneiras, seus xotes, baião, marcha e toada.
O evento será realizado em duas sessões, sendo a primeira às 16 horas e a segunda às 19 horas. Os convites, a R$ 20,00 cada, já podem ser reservados através do telefone 3427-3487 ou, através do e-mail: contato@vidafelizrj.org Produtor e Diretor: Morais do Acordeon; Direção Musical: Cris Morais; Coordenação Geral: Ieda Thomé; Organização: VIDA FELIZ Av. Gaspar de Lemos, 12 fundos, Ilha de Guaratiba, Rio de Janeiro, RJ CEP 23.020-110 E-mail: contato@vidafelizrj.org Site: www.vidafelizrj.org Tel: (21) 3427-3487
O projeto visa convidar acordeonistas de vários países a comparecer em data pré- determinada para uma única apresentação com o objetivo de oferecer um intercâmbio cultural com os vários ritmos e contextos musicais, cada um com sua performance específica. A apresentação dos 25 acordeonistas será realizada, de preferência, no Centro Municipal de Referência da Musica Carioca Artur da Távola, na Tijuca, com capacidade para 200 pessoas, em 2 sessões. Como produtos culturais derivados serão editados workshop, revista com biografia dos acordeonistas, programação e roteiro de apresentação; e documentário da tradição do uso do acordeom. O público alvo são os idosos das diversas instituições do Rio de Janeiro e seus familiares.
O acordeom no Brasil foi muito difundido, na década de 1950 era comum encontrar até 2 acordeons na mesma casa. Esse instrumento com várias configurações se adaptou com a cultura de todos os povos, quer seja em sua música popular folclórica ou erudita. Nos anos 60 com o advento do rock o acordeom perdeu muito de sua força. Hoje o instrumento está difundido e apreciado em todas classes sociais sendo apreciado em festas populares e em teatros com orquestras, executando belíssimas peças de concerto por exímios acordeonistas amadores e profissionais. Assim sendo se quer com esse evento a preservação cultural do acordeom. Vida Feliz - associação de atendimento, apoio, valorização e orientação à terceira idade, dedicada a atenção de idosos, sem fins lucrativos, administrada por um Conselho Diretor integrado por voluntários, tem a missão de reunir pessoas acima de 60 anos de idade, sem qualquer discriminação, para convivência, realizações, criações, aprendizado com pessoas de mesmos interesses, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, em que desenvolvem as atividades físicas, culturais, lúdico-recreativas e educacionais.
As atividades, além de proporcionar momentos prazerosos e retirar o idoso da ociosidade, envolvem questões importantes como estímulo dos mecanismos cognitivos (memória, atenção, percepção, raciocínio, julgamento, criatividade), integração intra e interpessoal, e possibilita, dependendo da atividade proposta, o estímulo dos movimentos motores.
Os idosos têm a necessidade e o direito de sentirem-se bem e importantes no meio em que vivem. Para isso as ações devem ter como objetivo maior a integração do idoso ao seu meio, procurando mantê-lo com o máximo de capacidade funcional e independência física e mental, na tentativa de evitar ou minimizar as consequências das doenças crônicas sobre o organismo. Desta forma que a organização do Encontro Internacional de Acordeons está plenamente justificada com nossa missão, na perspectiva de garantia de acesso a atividades que propiciem qualidade de vida, disponibilizando atividades socializadoras, informativas e recreativas, através de sua inclusão em programas e projetos sociais. Portanto, a proposta de realização deste evento vem de encontro à necessidade desta demanda, bem como das expectativas levantadas com diagnostico da realidade, enquanto instrumento de relevância para a melhoria dos serviços prestados e consequentemente melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos e à construção de políticas públicas de inclusão direcionada a terceira idade, na qual se justifica o projeto.
VIDA FELIZ - Associação de Atendimento, Apoio, Valorização e Orientação à Terceira Idade
CNPJ 07.027.476/0001-65
www.vidafelizrj.org
Av. Gaspar de Lemos, 12 fundos, Ilha de Guaratiba, CEP 23.020-110, Rio de Janeiro, RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.