Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Alice Franco

Alice Franco é Psicóloga, Animadora Cultural e formada em Administração de Empresas. Nasceu no Rio de Janeiro em 11 de abril de 1970.

Atualizada e informada sobre as questões sociais e ambientais do país, engajando-se como militante em movimentos sociais e na Igreja Santa Rita de Cássia em Campo Grande - RJ, participando da Pastoral do Meio Ambiente.









Faz parte do Coletivo Cultural Rio da Prata e do CEDICUN Centro de Estudos e Divulgação da Cultura Negra.
Foi homenageado com a moção de louvor e reconhecimento, em homenagem ao Dia da Mulher Negra e Caribenha, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro; recebeu o prêmio: “Construindo a Igualdade de Gênero” (A Mulher na Escola), do CNPq;
Recebeu o prêmio “Arte em Movimento”; 


Recebeu homenagem na ALERJ pelo Dia Nacional da Poesia e atua como primeira secretaria na Comunidade Remanescente Quilombola Dona Belina.





8 perguntas para Alice Franco
 
1 – Como é o seu processo criativo?
Resposta: Na maioria das vezes de forma inesperada, surge quando estou produzindo alguma escrita. E por vezes quando me encomendam. 

2 – Alguém influenciou você?
Resposta: Sim, as leituras, os amigos poetas e ...

3 - De onde vêm suas ideias criativas?
Resposta: “Vixe”, minhas ideias vêm de vários lugares. Às vezes elas não são tão propositais, mas tenho hábito de cultivar brincadeiras internas, como andar na direção contrária do fluxo, fechar os olhos brevemente ao andar de bicicleta, subir a rampa de costas, cantar, imitar vozes, dançar, escutar o mundo, isso me inspira...

4 - Quando tem uma ideia, você passa logo para o papel ou deixa encubada e vai criando aos poucos?
Resposta: Dificilmente escrevo na hora, as vezes gravo no celular, algumas vezes crio músicas, mas dificilmente consigo terminá-las.

5 - Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou?
Resposta: Tenho vários projetos! Gosto de atuar em várias áreas, mas um deles é o de plantar. Já pensei em plantar o maior número de árvores possíveis. Tenho um sonho também de fazer doutorado e etc.

6 – O que motiva você a fazer arte na Zona Oeste?
Resposta: Os amigos, a falta de eventos artísticos gratuitos para a comunidade, os olhares do público, ver a alegria das pessoas e isso me diverte demais.

7 - Você julga importante a divulgação de sua arte na Zona Oeste?
Resposta: Tanto da minha arte, como de tantos outros artistas valorosos da Zona Oeste.

8 - Qual a mensagem você gostaria de deixar para os amantes de arte?
Resposta: Ame, se solidarize, partilhe, a arte é vida, a arte cura.  É um grandioso dom, coloque-o a serviço. E que juntos lutemos pela dignidade da vida de cada artista e pelo desenvolvimento artístico de nossa comunidade, de nossa Zona Oeste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Júlio Corrêa - Poeta e escritor brasileiro, da Zona Oeste, brilhando em Portugal

  O poeta e escritor brasileiro, da nossa querida Zona Oeste, morador de Campo Grande, Júlio Corrêa, recebeu uma homenagem na Casa de Poesia de Setúbal - Azeitão – Portugal, no dia 28 de junho de 2025, pelo conjunto da sua obra literária. É com muito orgulho que recebemos esta noticia, vindo do além-mar, pois atualmente ele reside em Portugal e parabenizamos o grande poeta, escritor, ator, professor de teatro e um artista multifacetado, pelo seu belo legado cultural. Júlio Corrêa, já publicou 7 livros, ganhou inúmeros prêmios literários e de interpretação de poemas, representou inúmeras peças (inclusive no Teatro Arthur Azevedo), participou de feiras literárias no Brasil e em Portugal, pertence a algumas academias e associações literárias no Brasil e em Portugal, deu aulas de teatro em Lisboa e atualmente é encenador em Setúbal. É um artista que leva o nome de Campo Grande para além do Atlântico. Parabéns, Júlio Corrêa!

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Recital musical em homenagem a Dineyar Valente Plaza

  No dia 2 de julho de 2025, aconteceu um lindo Recital Musical em homenagem à querida, Dineyar Valente Plaza. O evento foi realizado na Cafeteria Cheirin Bão, no Parkshopping Campo Grande. Apesar do dia chuvoso e frio, o que prevaleceu foi o calor humano e a energia positiva que encheram o ambiente! Dineyar, que é professora, advogada, musicista, pedagoga, escritora e amiga, reuniu familiares, amigos e admiradores para celebrar seus 97 anos de vida. Com o apoio da AECCGA e da escritora Nancilia Pereira, ela proporcionou uma verdadeira explosão de sentimentos, uma homenagem mais do que merecida por sua história de vida que transformou muitos ao seu redor. Foi um momento de gratidão e emoção, especialmente ao ver Dineyar deslizar seus dedos pelas teclas do piano com tanta maestria, demonstrando seu talento único. Sua alegria e contagiante energia iluminam a todos, e sua trajetória é um exemplo de vida para todos nós. Recital musical - Dineyar Valente Plaza Que Deus continue abençoan...