Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Alice Franco

Alice Franco é Psicóloga, Animadora Cultural e formada em Administração de Empresas. Nasceu no Rio de Janeiro em 11 de abril de 1970.

Atualizada e informada sobre as questões sociais e ambientais do país, engajando-se como militante em movimentos sociais e na Igreja Santa Rita de Cássia em Campo Grande - RJ, participando da Pastoral do Meio Ambiente.









Faz parte do Coletivo Cultural Rio da Prata e do CEDICUN Centro de Estudos e Divulgação da Cultura Negra.
Foi homenageado com a moção de louvor e reconhecimento, em homenagem ao Dia da Mulher Negra e Caribenha, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro; recebeu o prêmio: “Construindo a Igualdade de Gênero” (A Mulher na Escola), do CNPq;
Recebeu o prêmio “Arte em Movimento”; 


Recebeu homenagem na ALERJ pelo Dia Nacional da Poesia e atua como primeira secretaria na Comunidade Remanescente Quilombola Dona Belina.





8 perguntas para Alice Franco
 
1 – Como é o seu processo criativo?
Resposta: Na maioria das vezes de forma inesperada, surge quando estou produzindo alguma escrita. E por vezes quando me encomendam. 

2 – Alguém influenciou você?
Resposta: Sim, as leituras, os amigos poetas e ...

3 - De onde vêm suas ideias criativas?
Resposta: “Vixe”, minhas ideias vêm de vários lugares. Às vezes elas não são tão propositais, mas tenho hábito de cultivar brincadeiras internas, como andar na direção contrária do fluxo, fechar os olhos brevemente ao andar de bicicleta, subir a rampa de costas, cantar, imitar vozes, dançar, escutar o mundo, isso me inspira...

4 - Quando tem uma ideia, você passa logo para o papel ou deixa encubada e vai criando aos poucos?
Resposta: Dificilmente escrevo na hora, as vezes gravo no celular, algumas vezes crio músicas, mas dificilmente consigo terminá-las.

5 - Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou?
Resposta: Tenho vários projetos! Gosto de atuar em várias áreas, mas um deles é o de plantar. Já pensei em plantar o maior número de árvores possíveis. Tenho um sonho também de fazer doutorado e etc.

6 – O que motiva você a fazer arte na Zona Oeste?
Resposta: Os amigos, a falta de eventos artísticos gratuitos para a comunidade, os olhares do público, ver a alegria das pessoas e isso me diverte demais.

7 - Você julga importante a divulgação de sua arte na Zona Oeste?
Resposta: Tanto da minha arte, como de tantos outros artistas valorosos da Zona Oeste.

8 - Qual a mensagem você gostaria de deixar para os amantes de arte?
Resposta: Ame, se solidarize, partilhe, a arte é vida, a arte cura.  É um grandioso dom, coloque-o a serviço. E que juntos lutemos pela dignidade da vida de cada artista e pelo desenvolvimento artístico de nossa comunidade, de nossa Zona Oeste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.