Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Marta Rodrigues


       Marta Rodrigues é professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, trabalha nas escolas Municipal e Estadual do Rio de Janeiro.
Nasceu em 16 de agosto de 1974, em Recife, Pernambuco.
A cultura e arte sempre fizeram parte de sua vida, pois, desde muito pequena, era levada com frequência ao cinema, teatro e festivais por seus pais, tios e irmãos.
Em 2003, mudou-se para Campo Grande em busca de uma melhor qualidade de vida e encantou-se pela Zona Oeste, sua história e sua cultura.
É integrante do Coletivo Cultural Rio da Prata, grupo pelo qual tem grande carinho, admiração e gratidão. Junto com eles leva cultura, arte e poesia às pessoas.
Participou da antologia Mulheres Reais – A Evolução do Belo, em 2017 e vai participar do próximo livro do Coletivo Cultural, “Asas da Poesia”. 
Recebeu uma homenagem pela participação no "Bom Dia Poesia", no Vida Feliz, em Guaratiba.






8 Perguntas para Marta Rodrigues 

1 – Como é o seu processo criativo?
Resposta: As ideias vão surgindo e então eu vou colocando no papel, sob pressão não consigo escrever nada.
Às vezes um acontecimento, uma conversa, uma música são suficientes para me inspirar a escrever.

2 – Alguém influenciou você?
Resposta: Sim, minha mãe, que sempre foi apaixonada por poesias, meus tios Luiz (professor de História), José (jornalista) e Antenor (jornalista, escritor e Presidente da Academia de Letras do Vale do Longá, no Piauí). Eles são minhas maiores influências.

3 - De onde vêm suas ideias criativas?
Resposta: Minhas ideias vêm de toda parte, depende do que vai me tocar naquele momento. Gosto muito de ler, não só poesias, mas também romances, contos, crônicas. Tudo isso me ajuda muito na hora de escrever minhas poesias.

4 - Quando tem uma ideia, você passa logo para o papel ou deixa encubada e vai criando aos poucos?
Resposta: Geralmente, quando a ideia vem, eu paro e anoto, para depois organizar e melhorar. E algumas vezes vem uma sequência na minha cabeça e a poesia já está pronta, como aconteceu com “Ninguém vai abafar a minha voz”, que eu escrevi dez minutos antes de começar a apresentação do Bom Dia Poesia com meu grupo Coletivo Cultural Rio da Prata em 2018.

5 - Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou?
Resposta: Escrever um livro infantil.

6 – O que motiva você a fazer arte na Zona Oeste?
Resposta: A Zona Oeste tem vários artistas muito bons e talentosos, mas não há uma valorização da nossa cultura, então, fazer parte dessa resistência e lutar para que todos possam ver e ouvir a Zona Oeste, é algo que me motiva cada vez mais a fazer arte por aqui.

7 - Você julga importante a divulgação de sua arte na Zona Oeste?
Resposta: Sim, não só a minha arte como a de todos os outros artistas maravilhosos que vejo por aqui. Verdadeiros vencedores que, apesar de muitas vezes desvalorizados, não desistem de lutar para que a cultura e a arte permaneçam presentes entre nós.

8 - Qual a mensagem você gostaria de deixar para os amantes de arte?
Resposta: Gostaria deixar a minha gratidão por eles também fazerem parte desta resistência e pedir que prestigiem seus artistas locais, seja assistindo um show, comprando um livro, participando de um sarau, adquirindo um artesanato e, também,  que jamais deixem de disseminar a importância de se conhecer e preservar na memória as raízes culturais da nossa região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.