Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Pituka Nirobe



Pituka Nirobe - Quilombola, nascida na Ilha de Marambaia; Animadora Cultural, Gestora de projetos culturais, bibliotecária, escritora, atriz, Contadora de Histórias, Técnica de Espetáculos, Diretora artística e arte educadora.


Funcionária Pública da Secretaria Municipal de Cultura do RJ, lotada na Gerência da Biblioteca de Campo Grande “Manuel Ignácio da Silva Alvarenga”. Gestora da Biblioteca Popular de Campo Grande - SMC/RJ



Ativista do movimento negro, fundadora e Gestora de projetos do INEAC Instituto Núcleo de Estudos Afro Comunitários, micro empreendedora Individual na Akipalô Empreendimentos Culturais, escritora de literatura Infantil e infanto Afro brasileira.


8 perguntas para Pituka Nirobe

1 – Você é uma empreendedora cultural?
Resposta: Sim. Empreendedora, gestora cultural e produtora artística

2 – Diante de tantos projetos que você já fez, qual foi o que mais te trouxe alegria?
Resposta: Contar histórias, trouxe e ainda trás. Amo ser contadora de histórias afro brasileira.

3 – De onde vêm seu lado criativo?
Resposta: Herdei de família, sou uma Akipalô (Contadora de História na língua Kimbundo) minha avó e minha mãe me passaram este dom. Sou um quilombola e herdei as tradições de meus ancestrais.

4 – Suas ideias surgem facilmente ou é um trabalho de pesquisa?
Resposta: Minhas histórias eu reconto dos meus ancestrais, da minha vivência e experiência.

5 - Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não fez?
Resposta: Editar livro de histórias com as crianças de meu quilombo

6 – O que te motiva a fazer arte na Zona Oeste?
Resposta: Depois que sai do meu quilombo, na Ilha de Marambaia, vim morar em Bangu e aprendi a amar e lutar pela região.

7 – Qual é a importância da divulgação de seus projetos na Zona Oeste?
Resposta: Hoje sou gestora da biblioteca popular Municipal de Campo Grande e pretendo desenvolver muitos projetos de incentivo à leitura com toda classe artística da região e a divulgação será a alma do bom retorno dos projetos.

8 – Você gostaria de deixar alguma mensagem para os artistas da Zona Oeste?
Resposta: Acho de suma importância pensar, agir e trabalhar com um espirito de coletivamente, poque juntos somos mais fortes. UBUNTU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.

Cinema na Praia: Edição Sepetiba

No dia 31 de agosto, a praia de Sepetiba irá receber o projeto Cinema na Praia, uma mostra cinematográfica ao ar livre. Venha e traga a família! Sessão Única, às 19:00 hs!  Local: Em frente ao Bar do Bill!  Censura Livre, com a presença dos atores e diretores do filme! Ficha técnica: Nome: Cada vez mais longe Cor filmagem: Colorida Origem: Brasil Gênero: Drama Duração: 70 min Classificação: 10 anos Direção:Oswaldo Eduardo Lioi e Eveline Costa Elenco: Fernando Alves Pinto, Branca Messina, Neila Tavares País: Brasil Sessão: Única, dia 31/08/2019 às 19:00 hs Local: Praia de Sepetiba 2004 Sinopse Em Baía de Sepetiba (RJ), o pescador João enfrenta dificuldades com a redução do peixe que precisa para sobreviver, junto com sua mulher, Isaura. A degradação ambiental está assoreando a praia e ele precisa navegar cada vez mais mar adentro para conseguir pescar.