Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Silmo Prata

                                                                 

Escritor, jornalista, poeta, professor. Nasceu em 28 de fevereiro de 1960, no Rio de Janeiro. Começou a escrever para jornais aos 10 anos para o jornal “O Jotinha”. Escreveu para vários jornais e revistas da Zona Oeste e foi colaborador de revistas e Jornais do Rio. Atualmente escreve para os jornais O Amarelinho Notícias, o Guarazão de Guaratiba e Jornal Eu Vi de Itaguaí.


Participou de várias coletâneas, foi premiado em concursos de crônicas e poesias, lançou três livros de poesias “Perfis”, “Tempo que Segue” e “Poesias Adolescentes” e lançou na Bienal do Livro Rio 2019 e em Manaus na Mega Sorveteria Glacial, o livro de crônicas, “Crônicas de um Carioca Manauara”.
      Recebeu homenagem da ALERJ através do Deputado André Ceciliano pelo Dia Nacional da Poesia; Recebeu Moção de Congratulação e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, através do Vereador Paulo Messina, pelo trabalho desenvolvido na Educação, no Projeto Mais Educação; Recebeu Moção de Congratulação e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, através do Vereador Rogério Rocal, pelo trabalho de divulgação cultural na Zona Oeste; Recebeu a Comenda “Barão de Lucena”, da Sereníssima Casa Real Sefarad y Ducal de Lucena, pelo trabalho jornalístico na Zona Oeste. Faz parte do Coletivo Cultural Rio da Prata e do ICC Instituto Campograndense de Cultuar e é Embaixador Imortal da Embaixada da Poesia de Casimiro de Abreu.

8 Perguntas para Silmo Prata

1 – Como é o seu processo artístico?
      Resposta: As ideias surgem na minha mente e eu vou desenvolvendo aos poucos, as vezes reluto em fazer, paro, penso e quando finalmente acho que é aquilo, coloco em prática, mas sempre procuro fazer o melhor possível.

2 – Alguém influenciou você?
     Resposta: Sempre gostei de ler e escrever. Minha influencia vem das revistas em quadrinhos; bons professores; frequentei muito a biblioteca de Bangu e era sócio do clube do livro.

3 - De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativo?
     Resposta: Muitas vezes penso em um assunto e vou pesquisando para conhecer melhor. Leio e releio o que acho interessante, tento formar uma opinião e as vezes até contradizê-la para simular como outra pessoa iria reagir. 
      Me lembro que uma vez participei de um curso de liderança em que tinha que defender uma tese como certa e no dia da apresentação a professora pegou meu papel e falou: Agora você vai ter que defender como se estivesse errada. 

4 - Quando tem uma ideia, você passa logo para o papel ou deixa encubada e vai criando aos poucos?
      Resposta: Como disse anteriormente, muitas vezes a ideia vem, mas eu acabo deixando-a de lado, depois volto ao inicio e vou finalizando aos poucos.

5 - Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou?
      Resposta: Escrever um romance, já tenho uma ideia, mas ainda não comecei.

6 – O que motiva você a fazer arte na Zona Oeste?
      Resposta: A vontade de valorizar o fazer artístico para as pessoas que estão a nossa volta, a nossa realidade, mostrando para eles que também são capazes de fazê-lo.

7 - Você julga importante a divulgação de sua arte na Zona Oeste?
      Resposta: Sim, é importante divulgar a nossa arte na nossa região, pois assim construiremos uma cultura de valorizar o que é nosso.

8 - Qual a mensagem você gostaria de deixar para os amantes de arte?
       Resposta: Acreditem no seu potencial artístico, mostre-se, e as pessoas valorizarão esse potencial cultural e assim venham a contribuir e melhorar a cultura em geral.


Comentários

Will Tom disse…
Gratidão infinita por nos proporcionar tanta Arte.
Raimundo disse…
Boa noite poeta, Silmo Prata! Muito me honra saber um pouco mais de voce, do seu trabalho e da sua trajetoria - também fui sócio do Ciclo do Livro - rica do ponto de vista cultural, com imensa contribuição à nossa Zona Oeste inde há um povo muito sofrido e sempre abandonado pelo poder público. A gente vai lutando pela vida na poesia, na musica, no teatro, na arte em geral. Tamos juntis amigo, conte comigo: pot enquanto você ai e eu aqui mesmo parados na luta pela vida.
Muito obrigado meu amigo Will Tom
Muito obrigado meu amigo Raimundo. Espero te ver por aqui também.

Postagens mais visitadas deste blog

Instituto Estadual de Olhos, será inaugurado em Campo Grande - RJ

  O Instituto Estadual de Olhos, será inaugurado dia 07 de abril, às 9h da manhã,  com a presença do Governador Cláudio Castro, Dr. Luizinho, Dep.Estadual Jorge Felipe Neto entre outras autoridades competentes. O Instituto está localizado dentro do Hospital Estadual Eduardo Rabello, e já está funcionando com consultas oftalmológicas e procedimentos cirúrgicos. De acordo com o Dr. Luizinho, o objetivo é eliminar a fila de espera de idosos por procedimentos oftalmológicos particularmente em cirurgias de catarata.  Está é uma grande conquista para toda a Zona Oeste e regiões adjacentes.

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.

Diretora Cultural da AECCGA, faz reuniao com a classe artística da Zona Oeste.

       A diretora cultural da AECCGA (Associação Empresarial Comunitária  de Campo Grande e Adjacências), Nancilia Pereira, realizou nesta sexta-feira, 04/04, uma reunião com a classe artística da Zona Oeste para tratar de ações que serão realizadas nos meses de maio, junho e julho, em Campo Grande, Rio de Janeiro.    A diretoria cultural da AECCGA está empenhada em promover atividades culturais, como: exposições, palestras, concursos e conferências, mantendo relações com todas as entidades culturais da Zona Oeste.