Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Stella Santos


Maristela Santos, mas quando escreve usa o pseudônimo Stella Santos.
É funcionária pública da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com especialização em educação infantil pela Universidade UNIGRANRIO. 
Nasceu em 19 de fevereiro de 1979, em Sepetiba – RJ. Filha do cantor, compositor, colunista e pintor: Lula Oliveira e da costureira e artesã, Ilza Cunha; escreve poesias e contos desde criança. 
Autora do livro: “Pétalas em Palavras”, participou das antologias “Mulheres Reais - Encontro do Dom” e “Se tens um dom, seja!”, que foram lançadas na 19° Bienal do Livro Rio - 2019.







Atual integrante do: Coletivo Cultural Rio da Prata e participou de vários eventos culturais na Zona Oeste.















8 perguntas para Stella Santos

1 – Como é o seu processo criativo? 
Resposta: Eu comecei a escrever pequenos versos ainda na infância, aos poucos comecei a imaginar livros inteiros na minha mente, com o tempo e a correria cotidiana, eu acabei parando de escrever, mas depois que voltei a compor músicas e poesias não parei mais.

2 – Alguém influenciou você? 
Resposta: Sim, eu fui muito influenciada pelo meu pai Lula Oliveira que foi um grande cantor e compositor, dele eu herdei o dom artístico e também foi ele quem me apresentou a escrita, os primeiros poemas e a música popular brasileira.

3 - De onde vêm sua inspiração? Você cultiva algum hábito para criar?
Resposta: A inspiração vem de tudo, da vida, do cotidiano, da natureza, enfim tudo me inspira. Se estou triste eu quero escrever, se estou alegre também e quando estou em frente ao mar aí surge um turbilhão de ideias.
Não cultivo hábitos, até gostaria, porém sou muito indisciplinada para isso.

4 - Quando seu lado poético surge, você passa logo para o papel? 
Resposta: Na maioria das vezes eu passo para o papel e tento desenvolver até o fim, mas nem sempre consigo terminar, mas quando eu tento deixar encubada, perco muitas ideias boas.

5 - Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? 
Resposta: Gostaria de ter um espaço cultural voltado para crianças carentes no bairro que moro, Santa Cruz, mas ainda parece um sonho muito distante.

6 – O que motiva você a fazer estes projetos na Zona Oeste? 
Resposta: Principalmente a carência de arte que temos na Zona Oeste, vemos que existem poucos projetos artísticos na Zona Oeste e quando tem, a população parece não se envolver muito, então sinto que é uma luta e um desafio que vale a pena lutar.
Não podemos simplesmente deixar a cultura morrer na Zona Oeste do Rio de Janeiro!

7 - Você julga importante a divulgação do seu trabalho na Zona Oeste? 
Resposta: Sim!
Não só a minha arte, mas a de todos os artistas que dia após dia, luta para manter essa chama cultural acesa.

8 - Qual a mensagem você gostaria de deixar para os moradores da Zona Oeste?
Resposta: Primeiro eu gostaria de agradecer essas pessoas, pois esse amor é que nos dá motivação para continuar, e gostaria de pedir que participem mais dos encontros artísticos, das festas literárias, das exposições de arte que acontecem na Zona Oeste, que sigam as redes sociais dos artistas, que valorizem os artistas locais, os lançamentos de livros, os saraus, os encontros poéticos e mantenham a arte e a cultura viva sendo preparadores culturais.
Um grande beijo em todos vocês.
Stella Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.