Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - CEDICUN



CEDICUN
Centro de Estudos e Divulgação das Culturas Negras 


O CEDICUN – Foi fundado no dia 09/05/1988, sob a liderança da professora Dulce Mendes Vasconcelos e do jornalista Irineu José Ferreira, tendo como patrono, o grande herói nacional João Cândido – O almirante Negro – líder da Revolta da Chibata. Nesses 32 anos de existência, o CEDICUN tem trazido para a Zona Oeste, através de vários projetos, a reflexão e a conscientização sobre a luta histórica dos afro-descendentes, por uma nação sem exploradores e explorados, sem racismo, machismo, fascismo, homofobia ou qualquer tipo de discriminação ou atitude que diferenciasse um ser humano de outro.
O CEDICUN é uma das entidades filiadas ao COMDEDINE – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro – Órgão representativo que agrega toda uma rede de entidades combativas e atuantes do chamado Movimento Negro, propondo e cobrando políticas públicas e ações que beneficiem a população afro-descendente do município do Rio de Janeiro; fundada em 28/05/1987, através do decreto do então prefeito Saturnino Braga, atendendo a uma justa reivindicação dessa aguerrida militância. 

Como entidade filiada ao COMDEDINE, o CEDICUN participa de várias atividades do Conselho, através de suas representantes, Dulce Vasconcellos, que atuou como sua presidente em dois mandatos, e a professora Nilza Lima, como o “Troféu Cultura Negra no Carnaval”, onde são homenageados, desde 1994, sambistas das escolas de samba do Rio de Janeiro; A Feira “Africanidades”, onde são expostos trabalhos de artesanato e artes plásticas com temática afro; e o “Prêmio COMDEDINE de Administração Escolar”, realizado em convênio com a Secretaria Municipal de Educação, onde eram estudados e homenageados escritores negros nas escolas municipais do Rio de Janeiro.
Atuando através de projetos culturais e pedagógicos, o CEDICUN busca sempre a parceria com entidades representativas da sociedade civil. Em 2005, após a conquista de sua sede, na Estrada do Monteiro, 1645, Jardim Nova Guaratiba, Campo Grande, iniciou um ciclo de oficinas, como teatro, dança afro, artes plásticas, lamba-aeróbica, capoeira, informática, reforço escolar, artesanato, violão, cavaquinho, reaproveitamento de PET e de jornais, confecção de móveis com materiais reciclados, etc. 

Na vanguarda do Movimento Negro e do Movimento Social da Zona Oeste, o CEDICUN realiza muitas atividades culturais, sempre trazendo a reflexão sobre o racismo e a desigualdade social em nosso país e no mundo; como o evento “Negro em Movimento – 13 de maio, Nada a declarar”, ocorrido em 13/05/2004, no Teatro Arthur Azevedo. Outro projeto nessa linha foi o “Fórum Permanente”, onde, em sua sede, uma vez por mês, reunia em sua sede, as várias entidades do movimento negro, para discutir seus projetos em comum. Outra atividade, que se tornou tradicional, é a “Feijoada do Almirante Negro” – realizada sempre entre os meses de abril e maio, todos os anos, com a participação de diversos artistas, exposição de artes plásticas, shows musicais, teatro, poesia, etc.
Sem abrir mão de seu perfil educador, o CEDICUN deu início, em 2008, ao projeto “a Voz do Aluno – Caravana da Cultura”, um projeto itinerante que, levava a Cultura Negra para escolas da Zona Oeste. O projeto visitou em 25/04/2008, o CE Professor Joel de Oliveira; em 03/07/2008, o CE Monsenhor Miguel de Santa Maria Monchón, com palestras e declamação de poesia, realizadas pela professora Dulce Vasconcellos e o poeta e jornalista Sérgio Alves.
O CEDICUN participa de atividades em parceria com várias entidades, como a “Manifestação Zumbi Vive”, idealizada pelo poeta Dalberto Gomes, com apoio do SEPE – Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Regional V), como a ocorrida no dia 21/11/2010, na quadra da GRES Delírio da Zona Oeste.
O CEDICUN sempre procurou realizar eventos que incentivem a reflexão sobre datas importantes, como o Dia Internacional da Mulher, o dia internacional de luta pela eliminação da discriminação racial, o dia da Consciência Negra, entre outros; para realizar esses eventos, sempre contou com o apoio de entidades como o Simpro-Rio – Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, o Sepe-Regional V, Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação; a FEUC – Fundação Educacional Unificada Campograndense, entre outros, como a Lona Cultural Elza Osborne, o Teatro Arthur Azevedo, além de coletivos como o Coletivo Cultural Rio da Prata, a Banda DSD – Direito, Sociedade e Democracia, o Coletivo Mulheres Reais, além de artistas como Weber Werneck e Tony Realce. 
O CEDICUN sempre atuou como aglutinador de diversos coletivos em grandes eventos, como a I Passeata da Consciência Negra da Zona Oeste, ocorrida em 17/11/2012 com concentração na Rodoviária de Campo Grande e culminância na Igreja N. Sra. do Desterro; e em 22/11/2013, realizou a II Passeata, com concentração na Rua Iaçu.

No dia 28/09/2019, o CEDICUN realizou mais uma Assembleia Geral Eleitoral, elegendo a atual diretoria, composta por Giceli Cândido como presidente, Nilza Lima como vice-presidente, Maria Otávia Magalhães como primeira secretária, Weber Werneck Soares como segundo secretário, Sérgio Alves como primeiro tesoureiro e Alice Alves Franco como segunda tesoureira. 
 
 No dia 12/03/2020, o CEDICUN realizou, em parceria com a FEUC, em seu auditório, o evento “CEDICUN Exalta a Mulher Negra”, refletindo o Dia Internacional da Mulher, homenageando cerca de 25 mulheres da Zona Oeste, que se destacam em suas áreas de atuação, na luta contra a desigualdade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.

Instituto Estadual de Olhos, será inaugurado em Campo Grande - RJ

  O Instituto Estadual de Olhos, será inaugurado dia 07 de abril, às 9h da manhã,  com a presença do Governador Cláudio Castro, Dr. Luizinho, Dep.Estadual Jorge Felipe Neto entre outras autoridades competentes. O Instituto está localizado dentro do Hospital Estadual Eduardo Rabello, e já está funcionando com consultas oftalmológicas e procedimentos cirúrgicos. De acordo com o Dr. Luizinho, o objetivo é eliminar a fila de espera de idosos por procedimentos oftalmológicos particularmente em cirurgias de catarata.  Está é uma grande conquista para toda a Zona Oeste e regiões adjacentes.

Diretora Cultural da AECCGA, faz reuniao com a classe artística da Zona Oeste.

       A diretora cultural da AECCGA (Associação Empresarial Comunitária  de Campo Grande e Adjacências), Nancilia Pereira, realizou nesta sexta-feira, 04/04, uma reunião com a classe artística da Zona Oeste para tratar de ações que serão realizadas nos meses de maio, junho e julho, em Campo Grande, Rio de Janeiro.    A diretoria cultural da AECCGA está empenhada em promover atividades culturais, como: exposições, palestras, concursos e conferências, mantendo relações com todas as entidades culturais da Zona Oeste.