Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Coletivo Cultural Rio da Prata



O Coletivo Cultural Rio da Prata surgiu a partir de uma reunião que aconteceu no dia 12/6/2015 com o então chamado Movimento Cultural Rio da Prata (União Regional dos Artistas), formado por: Graciano Caseiro, Rita Caseiro, Sérgio Alves, Silmo Prata, Alice Franco, e Bianca Povoleri; logo depois entrou Caroline Rodrigues; outras pessoas foram se juntando ao grupo ficavam um pouco e depois saiam como é normal em qualquer coletividade. 

Foram realizados vários eventos como: Sarau do Coreto do Rio da Prata; Poesia na Praça; Sarau do Coreto em homenagem ao aniversário de Campo Grande e Poesia na escola

Em 2016 o grupo passou a ter uma nova formação e mudou o nome para Coletivo Cultural Rio da Prata (Uma fusão de várias culturas), realizando eventos como: Sarau do Coletivo; Papo Coletivo; participação no evento LER; participação no evento Sarau de Ideias no Quiosque da Globo; participação no evento Retiro Cultural da Zona Oeste e muitos outros.
Atualmente o grupo é formado por: Silmo Prata, Sérgio Alves, Alice Franco e Eduardo Ribeiro, Marta Rodrigues, Maristela Santos (Stella santos), Sandra Serodio, que juntos levam a cultura para a Zona Oeste.

O grupo tem um canal de comunicação pelo Facebook www.facebook.com/Coletivo-Cultural-Rio-da-Prata, um folder trimestral e estão sempre prontos a participarem de eventos, como foram às participações dos eventos: Dia da Luta Antimanicomial, lançamento do Pré-Vest da Rede Carioca e da Festa do Caqui.
O Coletivo Cultural Rio da Prata, nesses quase cinco anos de atividades, tem comprovado que, atuando através de uma rede de agentes de cultura, podemos conseguir muitos resultados positivos. 

O Coletivo Cultural Rio da Prata, vem atuando ao lado dos mais variados grupos, como Feiras de Artesanato, grupos de poetas, grupos de dança, bandas de músicas, Ateliart, ICC, Vida Feliz, além dos grupos que atuam no movimento social, como o CEDICUN – Centro de Estudos e Divulgação das Culturas Negras, AGROPRATA e os CAPs (membros do movimento Antimanicomial), Campanha do Autismo, entre  outros, mostrando o poder da arte como instrumento de socialização e de conscientização, consolidando-se como referência de cultura na Zona Oeste. 
Apesar do abandono do poder público, a Zona Oeste continua sendo um celeiro de artistas, de movimentos culturais, sociais e políticos; que não desistem de ocupar espaços disponíveis e de cobrar os seus direitos como manifestação popular e autêntica. 
Sabemos da nossa importância como vanguarda de um movimento que só tem a crescer, que vem formando jovens pensadores e incentivando esses jovens a criar e a mostrar a sua criação para a comunidade. 
O Coletivo Cultural Rio da Prata, recebeu várias homenagens, entre elas o Premio Arte em Movimento, uma premiação nacional para todos que se destacam na cultura do Brasil.
Como diz o poeta: “Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois. Pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão; recriar o paraíso agora, para merecer quem vem depois”. 
Estamos juntos! 
Com a união dos coletivos culturais, ainda é possível sonhar! 

Este é o Coletivo Cultural Rio da Prata!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.