Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Coletivo Cultural Rio da Prata



O Coletivo Cultural Rio da Prata surgiu a partir de uma reunião que aconteceu no dia 12/6/2015 com o então chamado Movimento Cultural Rio da Prata (União Regional dos Artistas), formado por: Graciano Caseiro, Rita Caseiro, Sérgio Alves, Silmo Prata, Alice Franco, e Bianca Povoleri; logo depois entrou Caroline Rodrigues; outras pessoas foram se juntando ao grupo ficavam um pouco e depois saiam como é normal em qualquer coletividade. 

Foram realizados vários eventos como: Sarau do Coreto do Rio da Prata; Poesia na Praça; Sarau do Coreto em homenagem ao aniversário de Campo Grande e Poesia na escola

Em 2016 o grupo passou a ter uma nova formação e mudou o nome para Coletivo Cultural Rio da Prata (Uma fusão de várias culturas), realizando eventos como: Sarau do Coletivo; Papo Coletivo; participação no evento LER; participação no evento Sarau de Ideias no Quiosque da Globo; participação no evento Retiro Cultural da Zona Oeste e muitos outros.
Atualmente o grupo é formado por: Silmo Prata, Sérgio Alves, Alice Franco e Eduardo Ribeiro, Marta Rodrigues, Maristela Santos (Stella santos), Sandra Serodio, que juntos levam a cultura para a Zona Oeste.

O grupo tem um canal de comunicação pelo Facebook www.facebook.com/Coletivo-Cultural-Rio-da-Prata, um folder trimestral e estão sempre prontos a participarem de eventos, como foram às participações dos eventos: Dia da Luta Antimanicomial, lançamento do Pré-Vest da Rede Carioca e da Festa do Caqui.
O Coletivo Cultural Rio da Prata, nesses quase cinco anos de atividades, tem comprovado que, atuando através de uma rede de agentes de cultura, podemos conseguir muitos resultados positivos. 

O Coletivo Cultural Rio da Prata, vem atuando ao lado dos mais variados grupos, como Feiras de Artesanato, grupos de poetas, grupos de dança, bandas de músicas, Ateliart, ICC, Vida Feliz, além dos grupos que atuam no movimento social, como o CEDICUN – Centro de Estudos e Divulgação das Culturas Negras, AGROPRATA e os CAPs (membros do movimento Antimanicomial), Campanha do Autismo, entre  outros, mostrando o poder da arte como instrumento de socialização e de conscientização, consolidando-se como referência de cultura na Zona Oeste. 
Apesar do abandono do poder público, a Zona Oeste continua sendo um celeiro de artistas, de movimentos culturais, sociais e políticos; que não desistem de ocupar espaços disponíveis e de cobrar os seus direitos como manifestação popular e autêntica. 
Sabemos da nossa importância como vanguarda de um movimento que só tem a crescer, que vem formando jovens pensadores e incentivando esses jovens a criar e a mostrar a sua criação para a comunidade. 
O Coletivo Cultural Rio da Prata, recebeu várias homenagens, entre elas o Premio Arte em Movimento, uma premiação nacional para todos que se destacam na cultura do Brasil.
Como diz o poeta: “Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois. Pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão; recriar o paraíso agora, para merecer quem vem depois”. 
Estamos juntos! 
Com a união dos coletivos culturais, ainda é possível sonhar! 

Este é o Coletivo Cultural Rio da Prata!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.