Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Coletivo Cultural Rio da Prata recebe o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro

Sarau no Coreto do Rio da Prata

Foi aprovado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o título de: Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro, conferido ao Coletivo Cultural Rio da Prata, projeto de autoria do Vereador Rogerio Rocal.

 

LEI ORDINÁRIA Nº 6.723, DE 26 DE MARÇO DE 2020.

Art. 1º Considera como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro o Coletivo Cultural Rio da Prata.

Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, o Poder Executivo procederá aos registros necessários nos livros próprios do órgão competente.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal do Rio de Janeiro, 26 de março de 2020.

Vereador JORGE FELIPPE

Presidente

Autor: Vereador Rocal.

 

O Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro é o conjunto de bens culturais da cidade que estão na memória afetiva de moradores, uma categoria de patrimônio cultural definida pela Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e adotada pela UNESCO. 

O patrimônio imaterial é aquele que se relaciona com o modo de diferentes grupos sociais se expressarem por meio de suas festas, saberes, fazeres, ofícios, celebrações, encontros e rituais.

As formas tradicionais e artesanais de expressão são classificadas, por serem importantes formadoras da memória e da identidade dos grupos sociais brasileiros, contendo em si, os múltiplos aspectos da cultura cotidiana de uma comunidade, bem como o caráter não formal de transmissão dos saberes, ou seja: a oralidade.

O Coletivo Cultural Rio da Prata, na busca da socialização, conscientização e reconhecimento da comunidade do Rio da Prata, com o proposito de fomentar uma reflexão sobre a importância das suas raízes culturais no sentido da afirmação de sua identidade histórica, vem promovendo encontros culturais, saraus, lançamento de livros, exposições, no largo do Rio da Prata e locais adjacentes, valorizando esta comunidade e suas belezas naturais.

Sarau no Café da Roça e Feira Orgânica

Hoje o reconhecimento é fruto do trabalho deste coletivo que busca resgatar as raízes de uma comunidade que tem um potencial histórico muito grande.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instituto Estadual de Olhos, será inaugurado em Campo Grande - RJ

  O Instituto Estadual de Olhos, será inaugurado dia 07 de abril, às 9h da manhã,  com a presença do Governador Cláudio Castro, Dr. Luizinho, Dep.Estadual Jorge Felipe Neto entre outras autoridades competentes. O Instituto está localizado dentro do Hospital Estadual Eduardo Rabello, e já está funcionando com consultas oftalmológicas e procedimentos cirúrgicos. De acordo com o Dr. Luizinho, o objetivo é eliminar a fila de espera de idosos por procedimentos oftalmológicos particularmente em cirurgias de catarata.  Está é uma grande conquista para toda a Zona Oeste e regiões adjacentes.

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.

Diretora Cultural da AECCGA, faz reuniao com a classe artística da Zona Oeste.

       A diretora cultural da AECCGA (Associação Empresarial Comunitária  de Campo Grande e Adjacências), Nancilia Pereira, realizou nesta sexta-feira, 04/04, uma reunião com a classe artística da Zona Oeste para tratar de ações que serão realizadas nos meses de maio, junho e julho, em Campo Grande, Rio de Janeiro.    A diretoria cultural da AECCGA está empenhada em promover atividades culturais, como: exposições, palestras, concursos e conferências, mantendo relações com todas as entidades culturais da Zona Oeste.