Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Coletivo Cultural Rio da Prata recebe o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro

Sarau no Coreto do Rio da Prata

Foi aprovado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o título de: Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro, conferido ao Coletivo Cultural Rio da Prata, projeto de autoria do Vereador Rogerio Rocal.

 

LEI ORDINÁRIA Nº 6.723, DE 26 DE MARÇO DE 2020.

Art. 1º Considera como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro o Coletivo Cultural Rio da Prata.

Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, o Poder Executivo procederá aos registros necessários nos livros próprios do órgão competente.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal do Rio de Janeiro, 26 de março de 2020.

Vereador JORGE FELIPPE

Presidente

Autor: Vereador Rocal.

 

O Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro é o conjunto de bens culturais da cidade que estão na memória afetiva de moradores, uma categoria de patrimônio cultural definida pela Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e adotada pela UNESCO. 

O patrimônio imaterial é aquele que se relaciona com o modo de diferentes grupos sociais se expressarem por meio de suas festas, saberes, fazeres, ofícios, celebrações, encontros e rituais.

As formas tradicionais e artesanais de expressão são classificadas, por serem importantes formadoras da memória e da identidade dos grupos sociais brasileiros, contendo em si, os múltiplos aspectos da cultura cotidiana de uma comunidade, bem como o caráter não formal de transmissão dos saberes, ou seja: a oralidade.

O Coletivo Cultural Rio da Prata, na busca da socialização, conscientização e reconhecimento da comunidade do Rio da Prata, com o proposito de fomentar uma reflexão sobre a importância das suas raízes culturais no sentido da afirmação de sua identidade histórica, vem promovendo encontros culturais, saraus, lançamento de livros, exposições, no largo do Rio da Prata e locais adjacentes, valorizando esta comunidade e suas belezas naturais.

Sarau no Café da Roça e Feira Orgânica

Hoje o reconhecimento é fruto do trabalho deste coletivo que busca resgatar as raízes de uma comunidade que tem um potencial histórico muito grande.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.