Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Cida Mansur


CIDA MANSUR

      Carioca, artista plástica, autodidata, iniciou seus primeiros desenhos na adolescência.

Em 2003, ansiosa experimentou técnicas de pintura nas artes plásticas.

Alegre e ousada se aventurou em trabalhos realizados em empresas e grandes instituições, além dos diversos eventos culturais da Zona Oeste. 

Hoje ministra aulas de arteterapia na Fio Cruz, e pela superintendência da Saúde Mental.


Projeto com Sustentabilidade é seu objetivo, foco na diversidade de materiais e atividades com o público.

Realiza projetos sócio culturais, exposições individuais e coletivas sempre interativas e inovadoras.

 





6 perguntas para Cida Mansur

1 – Você é uma empreendedora cultural?

R. Sim, nos projetos de oficinas com sustentabilidade, estamos multiplicando e trocando saberes, dando oportunidade a vários artistas de compartilhar suas técnicas com todo tipo de público e demanda local.

2 - Diante de tantos projetos que você já fez, qual foi o que mais de trouxe alegria? 

R. Penso que o projeto de oficinas com sustentabilidade nos shoppings obteve uma alegria contagiante de todos os envolvidos participantes e da diversidade de artesanato sustentável.

 A enorme demanda do público, artistas e artesões geraram grande troca de oportunidades, técnicas, aulas e exposições de obras de arte e artesanato. Promoveu a capacitação, melhorou a renda familiar e trabalhou o terapêutico criando laços entre todos os envolvidos. 

3 - De onde vem o seu lado criativo?

R. É difícil dizer de onde vem o lado criativo. Mas o desejo de criar um diferencial nas obras, já me incomodava desde o início. Um estilo com arte conceitual, polêmico e moderno sempre com uma mensagem a ser refletida e que fez parte das criações.

A sustentabilidade se uniu ao social e a educação. O sair da tela foi um desafio, aí vieram convites, propostas, desafios, pesquisar e experimentar as oportunidades.

4 - O que te motiva a fazer arte na Zona Oeste?

R. Nasci e aprendi tudo que sei em Campo Grande RJ, as oportunidades foram também pelo território. Portanto sempre bem recebida e prestigiada, gerou motivação para continuar.

O reconhecimento consequentemente me levou mais longe, ampliando a arte, que é de todos para todos seja onde for.

5 - Qual é a importância da divulgação de seus projetos na Z.O.?

R. A importância da divulgação de um projeto é sempre de grande relevância para multiplicar profissionalmente novos artistas, novos talentos e para um novo pensar.

A divulgação promove arte, cultura e educação a um nível maior para todos no território onde se vive. Abrem portas para geração de renda, profissionalismo, socialismo e futuro melhor de uma população local e ampliada. 

6 - Você gostaria de deixar alguma mensagem para os artistas Z.O.?

R. Sonhar e se dedicar, é acreditar no poder da arte que transforma, se realize com ela, não importa o que falem. 

Nunca desista de seus sonhos.... e se não puder plantar uma arvore, deixe sua semente. 


Comentários

Unknown disse…
Linda, talentosa e iluminada!!!!!Parabéns pelo seu trabalho!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.