Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Fátima TêTavares

Fátima Tê Tavares

        Carioca, Cantora, Compositora, Escritora, Animadora Cultural, Apresentadora de Rádio e TV e Professora de História Pela Faculdade Simonsen. 

Embalou as noites da Zona Oeste com seu violão e Voz nos bares de Bangu, Realengo e Padre Miguel. Foi Crooner da “Orquestra José Carlos Ligeiro” viajando pelo Brasil. 

Em 1982 Ganhou o 1° Lugar no Festival de Música Da Universidade Castelo Branco com a canção “Trilha” das Compositoras: Cláudia Ferrari e Cleuma Goulart 

Em 1988 Gravou o vinil, “Antologia Musical”, pela Brillos Rio (Independente) e o CD, “Trago Em Mim”, em 2001 (Independente). 

Lançou o livro, “Ventura Errante”, poesias (edição do autor), vendido nos bares das noites do Rio, de Campo Grande a Ipanema. 

Em 2018 se profissionalizou Na Escola de Rádio TV Web como Apresentadora de Rádio e TV e neste mesmo ano estreou o seu programa, “Cardápio Cultural”, Pela Rádio Web Otra Vibe. 

Atualmente conduz o “Cardápio Cultural”, pelo Instagram em Forma de Lives, onde vários artistas da Zona Oeste já foram entrevistados: Sérgio Alves, Luiz Vaz, Silmo Prata, Bruno Black, Leandra Nel entre outros.

Seis perguntas para Fátima Tê Tavares


 1 – Você é uma empreendedora cultural?

R: Sim, com toda certeza, desde os tempos do colégio. Há mais de 40 anos produzindo arte por conta própria ou coletivamente sempre focando a divulgação limpa sem estereótipos com resistência por uma cultura diversa e autêntica. 

 

2 – Diante de tantos projetos que você já fez, qual foi o que mais te trouxe alegria?

R: Difícil de definir porque cada projeto me fala diretamente na alma.

 

3 – De onde vêm seu lado criativo?

R: Sou Intuitiva...não tenho uma estratégia criativa. Às vezes estou no carro e me vem uma canção...outras vezes, no banho, na condução.... acho que é uma conexão transcendente. 

 

4 – O que te motiva a fazer arte na Zona Oeste?

R: Moro aqui desde de menina e sinto há anos que a Zona Oeste é um celeiro de talentos desprovidos de atenção do poder público que só focaliza a parte mais rica da cidade o que é lastimável. Outra observação, é que a Zona Oeste é dotada de Pontos Culturais que perpassam do Eco Turismo a Patrimônios Imateriais como Históricos incríveis, que ainda não foram divulgados de forma ampla. Fazer arte na ZO é marcar território de resistência.

 

5 – Qual é a importância da divulgação de seus projetos na Zona Oeste?

R: Muitos motivos me levam a divulgar. Destaco entre tantos: a extrema vontade de me aliar ao corpo artístico de nossa região contribuindo, talvez modestamente, para amplitude do mercado criativo de nossos espaços. Um mais um são dois e na preservação da Cultura somos centenas e mais centenas.

 

6 – Você gostaria de deixar alguma mensagem para os artistas da Zona Oeste?

R:  Não desanimem dos sonhos...persistam...estudem, se aprimorem, se capacitem porque só através dos estudos, das pesquisas sérias poderão ser produtores de seus próprios conteúdos e desenvolverão estratégias dentro da economia criativa autossustentável na região e fora dela com alto padrão de qualidade.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.