Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Fátima TêTavares

Fátima Tê Tavares

        Carioca, Cantora, Compositora, Escritora, Animadora Cultural, Apresentadora de Rádio e TV e Professora de História Pela Faculdade Simonsen. 

Embalou as noites da Zona Oeste com seu violão e Voz nos bares de Bangu, Realengo e Padre Miguel. Foi Crooner da “Orquestra José Carlos Ligeiro” viajando pelo Brasil. 

Em 1982 Ganhou o 1° Lugar no Festival de Música Da Universidade Castelo Branco com a canção “Trilha” das Compositoras: Cláudia Ferrari e Cleuma Goulart 

Em 1988 Gravou o vinil, “Antologia Musical”, pela Brillos Rio (Independente) e o CD, “Trago Em Mim”, em 2001 (Independente). 

Lançou o livro, “Ventura Errante”, poesias (edição do autor), vendido nos bares das noites do Rio, de Campo Grande a Ipanema. 

Em 2018 se profissionalizou Na Escola de Rádio TV Web como Apresentadora de Rádio e TV e neste mesmo ano estreou o seu programa, “Cardápio Cultural”, Pela Rádio Web Otra Vibe. 

Atualmente conduz o “Cardápio Cultural”, pelo Instagram em Forma de Lives, onde vários artistas da Zona Oeste já foram entrevistados: Sérgio Alves, Luiz Vaz, Silmo Prata, Bruno Black, Leandra Nel entre outros.

Seis perguntas para Fátima Tê Tavares


 1 – Você é uma empreendedora cultural?

R: Sim, com toda certeza, desde os tempos do colégio. Há mais de 40 anos produzindo arte por conta própria ou coletivamente sempre focando a divulgação limpa sem estereótipos com resistência por uma cultura diversa e autêntica. 

 

2 – Diante de tantos projetos que você já fez, qual foi o que mais te trouxe alegria?

R: Difícil de definir porque cada projeto me fala diretamente na alma.

 

3 – De onde vêm seu lado criativo?

R: Sou Intuitiva...não tenho uma estratégia criativa. Às vezes estou no carro e me vem uma canção...outras vezes, no banho, na condução.... acho que é uma conexão transcendente. 

 

4 – O que te motiva a fazer arte na Zona Oeste?

R: Moro aqui desde de menina e sinto há anos que a Zona Oeste é um celeiro de talentos desprovidos de atenção do poder público que só focaliza a parte mais rica da cidade o que é lastimável. Outra observação, é que a Zona Oeste é dotada de Pontos Culturais que perpassam do Eco Turismo a Patrimônios Imateriais como Históricos incríveis, que ainda não foram divulgados de forma ampla. Fazer arte na ZO é marcar território de resistência.

 

5 – Qual é a importância da divulgação de seus projetos na Zona Oeste?

R: Muitos motivos me levam a divulgar. Destaco entre tantos: a extrema vontade de me aliar ao corpo artístico de nossa região contribuindo, talvez modestamente, para amplitude do mercado criativo de nossos espaços. Um mais um são dois e na preservação da Cultura somos centenas e mais centenas.

 

6 – Você gostaria de deixar alguma mensagem para os artistas da Zona Oeste?

R:  Não desanimem dos sonhos...persistam...estudem, se aprimorem, se capacitem porque só através dos estudos, das pesquisas sérias poderão ser produtores de seus próprios conteúdos e desenvolverão estratégias dentro da economia criativa autossustentável na região e fora dela com alto padrão de qualidade.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.