Conexão Artística - Dalberto Gomes

 

DALBERTO GOMES

Dalberto Gomes Simões - Funcionário Público federal-aposentado, poeta, escritor, ator e colunista. Carioca, nascido em 13 de janeiro de 1951. Pai de 2 filhos - Douglas e Vitor.

Militante pela cultura há mais de 30 anos.

Tem 5 livros de poesias editados - ARTEFATOS (esgotado), NEGRO SIM (4ª edição), RELAXE... É POESIA e GOZE A VIDA, INDESCÊNCIA, EXCRESCÊNCIA (esgotado)e DANDO A CARA A TAPA.

Realizou trabalhos em teatros, lonas culturais, bibliotecas, clubes, praças públicas, comunidades, sindicatos, faculdades e colégios em todo Rio de Janeiro.

Na adolescência (década de 60), foi exímio mímico e dançarino de “Twist” participou de vários concursos de dança

 Em teatro foi o coordenador e apresentador, junto com O musico e compositor Marcos Damasceno, de um dos projetos mais bem sucedido da Zona Oeste do Rio de Janeiro, o BAR 51. Projeto este que abria espaço para novos poetas, músicos, dançarinos, mímicos, atores etc.

Como colunista, por mais de 15 anos, escreveu para os principais jornais da Zona Oeste, como: O Grito, Guarazão, O Amarelinho, Patropi, Zona Oeste Notícia, Folha da Terra e o Real Notícia de Santa Cruz.

Participou da fundação e foi apresentador de programa na 1ª Televisão comunitária da Zona Oeste-CANAL 32. Extinta em 1997. Participou do Fórum Cultural da Zona Oeste. durante 9 anos. É Conselheiro e Fundador da Escola se Samba GRES Sereno de Campo Grande.

 Foi Diretor da Sociedade Musical 10 de Maio (mais antiga entidade social de Campo Grande),

Diretor e relações públicas do Bloco carnavalesco Geriatria, 

Membro do Circuito Literário Conversa com Verso.

Idealizador da “Manifestação Zumbi Vive” projeto que tem 17 ano de existência em que se comemora o Dia da Consciência Negra.

Membro e coordenador de divulgação do CEDICUN (Centro de Divulgação da Cultura Negra) Entidade filada ao COMDEDINE que tem sua sede em Campo Grande.

Apresentei show na Praça do Preto Velho em Inhoaíba. Recebi diversas homenagens, dentre elas, Lions Club de Campo Grande; FEUC (título de cidadão Campo Grandense); quatro moções da Prefeitura do Rio de Janeiro por trabalhos em prol da Cultura.

Participou do grupo de cinema e teatro do mestre Waldir Onofre. Participou como ator do primeiro e único Presépio Vivo na igreja Nossa Senhora do Desterro, o primeiro e único realizado na Zona Oeste, dirigido por Waldir Onofre com direito a encenação pelas ruas de Campo Grande, com animais vivos.

5 perguntas para Dalberto Gomes

1 - Você é um empreendedor cultural?

R. Sim! Com muito orgulho.

 2 - De onde vem o seu lado criativo?

R. Acho que é um dom especial que tenho desde pequeno.

 3 - Qual a importância da divulgação dos seus projetos?

R. A divulgação de um produto é uma das mais importantes ferramentas para alcançar o seu público alvo, por isso, parabenizo o Conexão Zona Oeste (Conexão Artística) e, o belo trabalho de Silmo Prata, pelo resgate daqueles que se doam fazendo cultura na Zona Oeste e toda região.

4 - Que projeto você gostaria de fazer, mas que ainda não fez?

R. Já plantei árvores, tive filhos (dois), escrevi vários livros, já fiz muitas coisas, mas o que eu quero mesmo é viver pra c******!

5 - Você gostaria de deixar alguma mensagem para os artistas?

R. Da, vida ... O que se leva é o prazer. E o prazer da vida é viver!

 




Comentários