Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Biblioteca de Campo Grande - RJ, divulga programação para o mês de março, 2022.

 

A Biblioteca Pública Municipal Manuel Ignácio da Silva Alvarenga, Campo Grande – RJ, dará início no dia 08 de março, ao calendário de atividades para o mês de março, de 2022, com palestras, lançamento de livros, debates e contação de história.

As atividades serão alusivas aos dias: Internacional da Mulher, da Poesia, do Bibliotecário e da Luta contra a discriminação racial.

A programação é gratuita, porém haverá um limite máximo de pessoas, devido aos protocolos de segurança e saúde da COVID 19.

A diretora da biblioteca, Pituka Nirobe e sua equipe, contam que as atividades foram pensadas de forma que exaltem as mulheres, a poesia, os bibliotecários e a luta em combate a todas as formas de desigualdade e em favor da educação e cultura na região, proporcionando informação e entretenimento ao público.

Dia Internacional das Mulheres – Dia 08 de março

Dia do Bibliotecário – Dia 12 de março

Dia da Poesia – 21 de março

Dia de luta contra a discriminação racial – Dia 21 de março

 

Programação para o mês de março de 2022

 

Dia 08/03 - INTERCÃMBIO LITERÁRIO BRASIL E PORTUGAL

Público alvo: Jovens e adultos

Horário: 14h as 16h

LANÇAMENTO DO LIVRO: “EM BREVE MEU AMOR”, DA PORTUGUESA ANA SOFIA E DOS LIVROS DO COLETIVO DE MULHERES DA CIRCULARIDADE & ANCESTRALIDADE.

Trata-se de um encontro literário entre a autora portuguesa Ana Sofia e autoras afro brasileiras do Coletivo Circularidade & Ancestralidade: Adriana Santos, Ana Paula Reis, Elizabete da Silva, Fatima Malaquias, Ivonete Tavares, Katia Pires, Luanda Moraes, Marluce Lopes, Pituka Nirobe e Sandra Lins. O intercâmbio é em homenagem ao dia internacional da mulher. O objetivo é o lançamento do livro da autora portuguesa que será recepcionada pelas autoras afro brasileiras, será um emocionante encontro entre os países de forma literária.  

Sinopse do Livro de Ana Sofia.  

Em Breve, Meu Amor

Este livro começou no primeiro confinamento ditado pela pandemia. Ana Sofia Brito aproveitou os dias sem sair de casa para vasculhar todos os seus cadernos e papéis. Rasgou muito do que lhe entulhava as gavetas, mas também aproveitou muito - nas suas palavras, o que achava decente. O convite para escrever para um jornal e o encorajamento aí recebido levaram à ideia de um livro.

Em Breve, Meu Amor, junta textos que vão do puro manifesto à prosa poética, mas todos têm algo próximo da autora: o amor, a família, os amigos, as viagens ou práticas que fazem parte dos seus dias. A escrita é simples, mas surpreendente, e vamos por ela descobrindo que a cada momento podemos ser confrontados com muito do que mais profundamente toca cada um de nós.

livro: Em Breve, Meu Amor

Autora: Ana Sofia Brito

Ilustração: Guilherme Limão

Ana Sofia Brito (n. Albufeira, 1983) começou a trabalhar em teatro aos 16 anos, como artista de rua com números de circo. Aos 17 anos passou a frequentar a escola do Chapitô, em Lisboa. Aos 21 anos, tendo colaborado na companhia CTC. Em 2014 estudou teatro físico na Moveo, em Barcelona, e compôs a sua primeira peça de palco, O Grito. Foi em 2018 que criou o seu segundo espetáculo de palco a solo. 2018, integrou o elenco de A Barca, pela Companhia da Esquina – Teatro da Luz, em Lisboa. 2020, criou um projeto audiovisual de poesia falada Palavra Corrente, que exibe em parceria com bibliotecas; o projeto inclui um programa semanal na Rádio Solar. 2020, começou a escrever para o jornal Sete Margens. Março de 2021 foi uma das dez mulheres distinguidas pela Câmara Municipal de Albufeira como Mulher’21, pela coragem e pelo sucesso do seu percurso performativo no país e no estrangeiro.


Dia 15 – Lançamento do livro: POESIA, CONTOS E CRÔNICAS, EM TEMPO DE PANDEMIA.

Público alvo: Jovens e adultos

Horário: 14h as 16h


O projeto Poesias contos e Crônicas em Tempos de Pandemia 2 (O mundo sendo vacinado), é uma seleção de novas poesias, contos e crônicas, que retratam esta pandemia, que ainda não acabou.

De uma forma leve e criativa o escritor Silmo Prata retrata este período pandêmico através de contos, poesias e crônicas.

O autor Silmo Prata estará lançando seu livro na Biblioteca Pública Manuel I. Silva Alvarenga em Campo Grande.

Silmo Prata é Escritor, jornalista, poeta, professor e veterano da Aeronáutica. Começou a escrever para jornais aos 10 anos quando junto com seu irmão, faziam historinhas para o jornal “O Jotinha”, tabloide voltado para crianças, do extinto O Jornal. Escreveu para vários jornais e revistas da Zona Oeste e foi colaborador de revistas e Jornais do Rio.  Atualmente escreve para os jornais O Amarelinho Notícias, o Guarazão de Guaratiba e Jornal Eu Vi de Itaguaí. Participou de várias coletâneas, foi premiado em concursos de crônicas e poesias. Lançou três livros de poesias “Perfis”, “Tempo que Segue” e “Poesias Adolescentes”, lançou o livro de Crônicas: “Crônicas de um Carioca Manauara”, na Bienal do Livro Rio e, em Manaus, na Mega Sorveteria Glacial. Em 2020, lançou o livro: “Poesias, Contos e Crônicas, em tempos de pandemia” Faz parte do Coletivo Cultural Rio da Prata. Faz parte do Circuito Literário Conversa com Verso, é Membro do ICC - Instituto Campograndense de Cultura, como 1º secretário, membro da ALAZO - Academia de Letras e Artes da Zona Oeste e faz parte da Embaixada da Poesia de Casimiro de Abreu.


Dia 17 = Roda de Conversa - 21 DIAS DE ATIVISMO CONTRA O RACISMO

Público alvo: Jovens e adultos

Horário: 14h as 16h

Abaixo o racismo estrutural e individual, pela equidade de direitos.

Este é o tema da nossa Roda de Conversa proposta pelos funcionários da Biblioteca de Campo Grande, pois além de sermos funcionários públicos municipais, alguns de nós atua nos Movimentos Negro brasileiro, sociais e culturais da área da zona oeste do RJ. Nosso trabalho é uma constante luta em combate a todas as formas de desigualdade e em favor da educação e cultura na região.

  

DIA 22 - RODA DE CONVERSA AFROPINDORÂMICA

Público alvo: Jovens e adultos

Horário: 14h as 16h

 

A Roda de Conversa Afropindorâmica é um projeto das professoras da Rede Pública de Ensino lotadas na 9º CRE, em parceria com a Biblioteca, para juntas desenvolver uma atividade temática voltada para conscientização, arte-educativa de jovens e adultos, residentes em Campo grande e adjacência. Esta roda de conversa vem homenageando as mulheres de várias etnias, classe social educacional e financeira. Abordaremos a Lei Maria da Penha, a autoestima e o incentivo à leitura.  A atividade será realizada pelas profissionais:

Lucilene Santos

Diadiney Helenade Almeida

Pituka Nirobe em participação especial


DIA 24 - A CIRCULARIDADE DO MATRIARCADO

Público alvo: Jovens e adultos

Horário: 14h as 16h

ATIVIDADE: Presencial e online

 

Circularidade & Ancestralidade apresenta o coletivo de mulheres afro-brasileiras da cidade do RJ. O trabalho é uma Roda de Conversa sobre o matriarcado, o bate papo é na verdade uma provocação para promover a construção do etno- reconhecimento de nossa negritude, para que possamos buscar etno-conhecimento de nossas raízes ancestrais. A Roda de Conversa é aberta ao público geral e será comandada pelas mulheres que integram o Circularidade & Ancestralidade: Adriana Santos, Ana Paula Reis, Elizabete da Silva, Fatima Malaquias, Ivonete Tavares, Kátia Pires, Luanda Moraes, Marluce Lopes, Pituka Nirobe e Sandra Lins.

  

DIA 29 - OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Público alvo: Jovens e adultos

Horário: 14h as 16h

Atividade em parceria Biblioteca e CAPSI João Barro. A Oficina destina-se a adolescentes entre 12 a 18 anos de idade moradores de Campo Grande e adjacência. A proposta da oficina é trabalhar a cooperação, a cidadania, a responsabilidade, o sentido de irmandade, a autoestima, o estimula a leitura e etno-conhecimento.

A Oficina será ministrada pela profissional Bruna Lopes e sua equipe. Que iniciará homenageando a mulher, ou melhor, a mãe de cada participante.

  

A Biblioteca Pública Municipal Manuel Ignácio da Silva Alvarenga, está localizada à Rua Amaral Costa, 140 – centro de Campo Grande, RJ.







Comentários

Unknown disse…
É uma pena que as pessoas não se interessam sobre isso! Ninguém nem comenta!

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.