Os corredores de BRT’s, Transcarioca e Transoeste, poderão virar corredores de VLT

 

O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nesta quinta-feira 07/07, que pretende converter em VLTs os corredores de BRT: Transoeste (Santa Cruz - Alvorada - Jardim Oceânico) (Campo Grande - Cesarão) e Transcarioca (Barra - Aeroporto Tom Jobim), no prazo de 15 anos.

A Prefeitura vai substituir os veículos dos corredores Transcarioca e Transoeste do BRT pelo sistema Veículo Leve sobre Trilhos. E, já a partir do ano que vem, o município inicia a implantação do sistema VLT ligando o metrô de Botafogo à Gávea.

Com a VLTzação, a cidade totalizará 251 km de trilhos e terá o maior sistema das Américas. Hoje, são 28 km no Centro e no Porto Maravilha. Esse projeto só é viável por causa do investimento realizado na implantação da infraestrutura do sistema BRT. Como todo o sistema viário já está construído, a Prefeitura deixa de gastar neste momento o que já foi investido: R$ 4,5 bilhões na Transcarioca e R$ 2,5 bilhões na Transoeste.

A partir de agora, a Prefeitura vai investir na adaptação para o novo modal, com trilhos, trens e sistemas. O programa terá investimento estimado em R$ 14,8 bilhões para os três novos eixos.

Fonte: Prefeitura do Rio


Comentários

Raimundo disse…
Tomara!!!
O ideal, seria o Transbrasil.
Vãnia disse…
Mas com a mesma qualidade dos demais corredores de VLT
Claudio Cunha disse…
Se tirar o asfalto do Rio vão ver a quantidade de trilhos enterrados de trens e bondes. Trilhos da deveriam implantados mais o negócio é gastar dindim com obras. Não sou contra mas no Brasil trilhos é só para levar minério. Revitalizar nada.
Anônimo disse…
O BRT começou errado, já deveria ser metrô de superfície ou VLT, só que, com a velocidade um pouco maior.
Anônimo disse…
Qual é a vantagem disso?
O VLT é muito lento