Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Entrevista com o Cacique Miro, da Aldeia Indígena Sapukai

 

    No Dia Internacional dos Povos Indígenas, o jornalista Silmo Prata, entrevistou o Cacique Miro da Aldeia Sapukai.

    O objetivo principal da entrevista com o Cacique Miro, foi o de conhecer melhor a Aldeia Sapukai, seus anseios, sua luta pela educação escolar indígena e a participação no videoarte “OKAETÉ”.

    A Aldeia Sapukai é liderada e orientado pelo carismático Cacique Miro, pertencente a 3ª geração de caciques.

    O Cacique Miro é Sociólogo, Pedagogo e pós graduado em Linguística.

    Na entrevista, o Cacique contou que a Aldeia está situada a cerca de 6 km da rodovia BR-101, no distrito de Bracuí, em Angra dos Reis. Vivem do artesanato, cultivam mandioca, batata, banana, açaí e juçara, tudo para consumo próprio.

    Ao lhe perguntar sobre os anseios de sua Aldeia, Cacique Miro foi categórico em afirmar que não deixaria a cultura indígena morrer, pois os saberes indígenas respondem às suas necessidades e desejos, mas que não podem ficar no isolamento cultural é necessário, pensar novas propostas.

    Perguntei ao Cacique, sobre o ensino na educação escolar indígena. Miro respondeu que quase todos na aldeia são bilíngues, porém a língua falada entre eles é o tupi guarani, falou também sobre a Escola Guarani Karaí Kuery Renda (1º e 2º seguimento), falou sobre a pretensão de um colégio de magistério Indígena e o Coral Indígena Coordenado pelo Tupãzinho.

    Já, sobre o videoarte “OKAETÉ”, produzido por Adilson Dias, filmado no Sítio Amor Perfeito e com a colaboração do Coletivo Cultural Rio da Prata, o Cacique falou que a cultura indígena tem que ser compartilhada com todos, mostrando que os indígenas estão integrados com o desenvolvimento, mas valorizando sempre a sua identidade originária.


   Obs.: o videoarte “OKAETÉ” fala sobre um jogo de futebol redondo com oito jogadores de cada lado.

Saiba mais em:https://czorj.blogspot.com/2023/08/artista-plastico-descendente-dos.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.