Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Entrevista com o Cacique Miro, da Aldeia Indígena Sapukai

 

    No Dia Internacional dos Povos Indígenas, o jornalista Silmo Prata, entrevistou o Cacique Miro da Aldeia Sapukai.

    O objetivo principal da entrevista com o Cacique Miro, foi o de conhecer melhor a Aldeia Sapukai, seus anseios, sua luta pela educação escolar indígena e a participação no videoarte “OKAETÉ”.

    A Aldeia Sapukai é liderada e orientado pelo carismático Cacique Miro, pertencente a 3ª geração de caciques.

    O Cacique Miro é Sociólogo, Pedagogo e pós graduado em Linguística.

    Na entrevista, o Cacique contou que a Aldeia está situada a cerca de 6 km da rodovia BR-101, no distrito de Bracuí, em Angra dos Reis. Vivem do artesanato, cultivam mandioca, batata, banana, açaí e juçara, tudo para consumo próprio.

    Ao lhe perguntar sobre os anseios de sua Aldeia, Cacique Miro foi categórico em afirmar que não deixaria a cultura indígena morrer, pois os saberes indígenas respondem às suas necessidades e desejos, mas que não podem ficar no isolamento cultural é necessário, pensar novas propostas.

    Perguntei ao Cacique, sobre o ensino na educação escolar indígena. Miro respondeu que quase todos na aldeia são bilíngues, porém a língua falada entre eles é o tupi guarani, falou também sobre a Escola Guarani Karaí Kuery Renda (1º e 2º seguimento), falou sobre a pretensão de um colégio de magistério Indígena e o Coral Indígena Coordenado pelo Tupãzinho.

    Já, sobre o videoarte “OKAETÉ”, produzido por Adilson Dias, filmado no Sítio Amor Perfeito e com a colaboração do Coletivo Cultural Rio da Prata, o Cacique falou que a cultura indígena tem que ser compartilhada com todos, mostrando que os indígenas estão integrados com o desenvolvimento, mas valorizando sempre a sua identidade originária.


   Obs.: o videoarte “OKAETÉ” fala sobre um jogo de futebol redondo com oito jogadores de cada lado.

Saiba mais em:https://czorj.blogspot.com/2023/08/artista-plastico-descendente-dos.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Júlio Corrêa - Poeta e escritor brasileiro, da Zona Oeste, brilhando em Portugal

  O poeta e escritor brasileiro, da nossa querida Zona Oeste, morador de Campo Grande, Júlio Corrêa, recebeu uma homenagem na Casa de Poesia de Setúbal - Azeitão – Portugal, no dia 28 de junho de 2025, pelo conjunto da sua obra literária. É com muito orgulho que recebemos esta noticia, vindo do além-mar, pois atualmente ele reside em Portugal e parabenizamos o grande poeta, escritor, ator, professor de teatro e um artista multifacetado, pelo seu belo legado cultural. Júlio Corrêa, já publicou 7 livros, ganhou inúmeros prêmios literários e de interpretação de poemas, representou inúmeras peças (inclusive no Teatro Arthur Azevedo), participou de feiras literárias no Brasil e em Portugal, pertence a algumas academias e associações literárias no Brasil e em Portugal, deu aulas de teatro em Lisboa e atualmente é encenador em Setúbal. É um artista que leva o nome de Campo Grande para além do Atlântico. Parabéns, Júlio Corrêa!

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.