Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

ECOMUSEU de Santa Cruz promove programação especial na 23ª Semana Nacional de Museus

 

Em celebração à 23ª Semana Nacional de Museus, o ECOMUSEU de Santa Cruz, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, realiza uma programação especial em parceria com a Subprefeitura da Zona Oeste III, o Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica (NOPH) e o Descubra Santa Cruz RJ. A semana de atividades acontece no histórico Palacete Princesa Isabel (Rua das Palmeiras Imperiais, s/n – Santa Cruz) e conta com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade a todos os públicos.

Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional de Museus é uma importante temporada cultural que mobiliza instituições de todo o país para reforçar o papel dos museus na construção de saberes e na valorização da memória coletiva.

Confira a programação do Ecomuseu de Santa Cruz:

● 13/05 (segunda-feira), às 9h30 – Caminhada Cultural Fotográfica em parceria com Descubra Santa Cruz RJ

Conduzida por Andressa Lobo, a atividade propõe um mergulho na história e nas paisagens do território, revelando as memórias vivas do bairro e suas conexões com o patrimônio local. O roteiro inicia no Palacete Princesa Isabel. As fotos dos olhares dos participantes sobre o bairro serão postadas nas redes sociais do ECOMUSEU em colaboração com o Descubra Santa Cruz RJ.

● 16/05 (quinta-feira), às 10h – Espetáculo Infantil “Além do Arco-Íris”

O grupo Mapa Teatral, sob direção de Maurício Osborne, apresenta uma encantadora adaptação do clássico “O Mágico de Oz”. A montagem, voltada para o público infantil, propõe uma reflexão lúdica sobre sonhos, amizades, coragem e pertencimento - valores que se conectam ao patrimônio imaterial de uma comunidade.

● 16/05 (quinta-feira), às 18h – Leitura Dramatizada: A Última Estação e bate-papo: "A arte como defesa do território”.
Escrita por Alexandre Damascena, a peça será lida por 2 atores, A obra conta a história de Beto e Marinha, moradores da periferia que utilizam o trem como meio de transporte cotidiano. A narrativa aborda a luta pela sobrevivência e os sonhos da classe trabalhadora. A peça é uma homenagem à obra "O Último Carro", de João das Neves, e dialoga diretamente com a realidade do bairro de Santa Cruz, última estação do trem no Rio de Janeiro.

A iniciativa reafirma o compromisso do ECOMUSEU de Santa Cruz com a arte, a educação e o fortalecimento dos vínculos entre comunidade e patrimônio.

Mais informações nas redes sociais do ECOMUSEU de Santa Cruz @ecomuseudesantacruz. Participe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3ª edição da FLIRP, movimenta o Rio da Prata de Campo Grande com literatura, arte e integração cultural

  A terceira edição da FLIRP – Festa Literária do Rio da Prata aconteceu no último dia 26 de julho, no bairro do Rio da Prata de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Realizado das 14h às 21h, o evento atraiu um público numeroso e diversificado, que acompanhou uma intensa programação cultural ao longo de toda a tarde e início da noite. Com organização do Coletivo Cultural Rio da Prata e o apoio de alguns comerciantes locais, além de parceiros como o Instituto Campograndense de Cultura (ICC), ATELIART, ARTCULT e Confraria dos Artistas Absurdos, a FLIRP ofereceu ao público uma extensa programação gratuita e diversificada. Entre as atrações, destacaram-se apresentações de teatro, música ao vivo, espetáculos de dança, rodas de capoeira, além de um sarau de poesia que reuniu escritores e poetas locais. O evento também contou com o lançamentos de livros, entrega de troféus, feira de artesanato, feira solidária, exposição de artes visuais, pintura ao vivo e uma mesa de debate so...

Sepetiba ganhará uma Biblioteca Comunitária

  Projeto da Biblioteca Popular de Terreiro Maria Firmina dos Reis     A Biblioteca Popular de Terreiro Maria Firmina dos Reis é uma iniciativa da educadora e presidente da Associação Kwe Cejá Oyá Igbalé; localizada no espaço sagrado de um terreiro de Candomblé em Sepetiba.      O espaço busca ser um centro de formação crítica, preservação da memória e resistência cultural, fortalecendo o vínculo entre saber tradicional e conhecimento acadêmico através do acesso à leitura e as múltiplas dinâmicas como oficinas, rodas de conversa, seminários, palestras e contações de histórias a partir de inúmeros textos que serão abordados ao longo do ano em sua programação.      A inauguração está prevista para este mês,  mas ainda não temos a data prevista.   Aguardem, para mais informações. 

Recital musical em homenagem a Dineyar Valente Plaza

  No dia 2 de julho de 2025, aconteceu um lindo Recital Musical em homenagem à querida, Dineyar Valente Plaza. O evento foi realizado na Cafeteria Cheirin Bão, no Parkshopping Campo Grande. Apesar do dia chuvoso e frio, o que prevaleceu foi o calor humano e a energia positiva que encheram o ambiente! Dineyar, que é professora, advogada, musicista, pedagoga, escritora e amiga, reuniu familiares, amigos e admiradores para celebrar seus 97 anos de vida. Com o apoio da AECCGA e da escritora Nancilia Pereira, ela proporcionou uma verdadeira explosão de sentimentos, uma homenagem mais do que merecida por sua história de vida que transformou muitos ao seu redor. Foi um momento de gratidão e emoção, especialmente ao ver Dineyar deslizar seus dedos pelas teclas do piano com tanta maestria, demonstrando seu talento único. Sua alegria e contagiante energia iluminam a todos, e sua trajetória é um exemplo de vida para todos nós. Recital musical - Dineyar Valente Plaza Que Deus continue abençoan...