Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

ECOMUSEU de Santa Cruz promove programação especial na 23ª Semana Nacional de Museus

 

Em celebração à 23ª Semana Nacional de Museus, o ECOMUSEU de Santa Cruz, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, realiza uma programação especial em parceria com a Subprefeitura da Zona Oeste III, o Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica (NOPH) e o Descubra Santa Cruz RJ. A semana de atividades acontece no histórico Palacete Princesa Isabel (Rua das Palmeiras Imperiais, s/n – Santa Cruz) e conta com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade a todos os públicos.

Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional de Museus é uma importante temporada cultural que mobiliza instituições de todo o país para reforçar o papel dos museus na construção de saberes e na valorização da memória coletiva.

Confira a programação do Ecomuseu de Santa Cruz:

● 13/05 (segunda-feira), às 9h30 – Caminhada Cultural Fotográfica em parceria com Descubra Santa Cruz RJ

Conduzida por Andressa Lobo, a atividade propõe um mergulho na história e nas paisagens do território, revelando as memórias vivas do bairro e suas conexões com o patrimônio local. O roteiro inicia no Palacete Princesa Isabel. As fotos dos olhares dos participantes sobre o bairro serão postadas nas redes sociais do ECOMUSEU em colaboração com o Descubra Santa Cruz RJ.

● 16/05 (quinta-feira), às 10h – Espetáculo Infantil “Além do Arco-Íris”

O grupo Mapa Teatral, sob direção de Maurício Osborne, apresenta uma encantadora adaptação do clássico “O Mágico de Oz”. A montagem, voltada para o público infantil, propõe uma reflexão lúdica sobre sonhos, amizades, coragem e pertencimento - valores que se conectam ao patrimônio imaterial de uma comunidade.

● 16/05 (quinta-feira), às 18h – Leitura Dramatizada: A Última Estação e bate-papo: "A arte como defesa do território”.
Escrita por Alexandre Damascena, a peça será lida por 2 atores, A obra conta a história de Beto e Marinha, moradores da periferia que utilizam o trem como meio de transporte cotidiano. A narrativa aborda a luta pela sobrevivência e os sonhos da classe trabalhadora. A peça é uma homenagem à obra "O Último Carro", de João das Neves, e dialoga diretamente com a realidade do bairro de Santa Cruz, última estação do trem no Rio de Janeiro.

A iniciativa reafirma o compromisso do ECOMUSEU de Santa Cruz com a arte, a educação e o fortalecimento dos vínculos entre comunidade e patrimônio.

Mais informações nas redes sociais do ECOMUSEU de Santa Cruz @ecomuseudesantacruz. Participe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de Teatro na Vida Feliz - Zona Oeste do Rio

Teatro é a arte do coletivo! Dito isso, as atividades teatrais são pontes para: DIMINUIR DA TIMIDEZ, AUMENTAR A AUTOESTIMA, FALAR BEM EM PÚBLICO, APERFEIÇOAR O TRABALHO EM EQUIPE, POTENCIALIZAR A CRIATIVIDADE, MELHORAR A CONCENTRAÇÃO,  MELHORAR A MEMORIZAÇÃO E,  DAR ASAS A IMAGINAÇÃO Faça o Curso de Teatro na Vida Feliz e fique Feliz da Vida. ☺️ 

Apoio a indicação do nome do Professor Alcir Pimenta, ao Novo Colégio Estadual, que está sendo construído em Guaratiba.

  O grande amigo e jornalista, Renato Reis, trouxe à baila, um assunto de grande relevância: "a indicação do nome do Professor Alcir Pimenta, ao Novo Colégio Estadual, que está sendo construído em Guaratiba". Este novo Colégio; no momento está sendo denominado pelo Governo Estadual, como: Colégio Estadual Zilda Arns.   Não desmerecendo a indicação ao nome da Médica, Zilda Arns, que muito nos orgulha, e já tem seu nome homenageado em outras instituições; gostaria de pedir as autoridades competentes e ao povo da Zona Oeste, o apoio a mudança do nome, para fazer uma justa homenagem, a um professor, morador da região, que foi administrador regional do bairro e o responsável pela implantação do Ensino Supletivo em nossa região, Professor Alcir Pimenta. Por este motivo, eu também apoio a indicação do nome do Professor Alcir Pimenta, para o novo Colégio Estadual, que está sendo construído, em Guaratiba. Peço também, que aqueles que tem o mesmo sentimento de admiração e a pro...