A Secretaria Municipal de Cultura torna pública a prorrogação do prazo para recebimento de inscrições de pessoas físicas e pessoas jurídicas não governamentais que estejam interessadas em participar do processo eleitoral para escolha de novos membros para o próximo mandato do Conselho Municipal de Cultura.
Fica prorrogado de 20/10 para 12/11/15 o término das inscrições da primeira fase do processo eleitoral.
Será agendada e divulgada posteriormente a nova data para eleição dos conselheiros.
Quem quiser se habilitar como eleitor para o processo de votação para as vagas da Sociedade Civil, as pessoas físicas poderão, opcionalmente, se inscrever como eleitoras para votar (ou vir pessoalmente se inscrever) através do e-mail eleitorcmc.culturapresente@gmail.com até o dia 20 de outubro, às 16h, no setor de protocolo da Secretaria, na Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 263 (2º andar), na Cidade Nova.
A habilitação dos eleitores é a primeira fase do processo eleitoral, que se iniciou após a publicação no D.O da resolução da SMC nº 320, de 19/09/15 no dia 22 de setembro. Os interessados sejam eles pessoas física ou jurídica não governamental, as pessoas físicas poderão comprovar residência no Rio por um ano apresentando o comprovante atual e uma declaração informando que aqui reside há um ano e ter pelo menos um ano de experiência comprovada de atuação, seja no segmento cultural ou social. Numa segunda fase, as entidades e associações inscritas e habilitadas como eleitores poderão indicar seus representantes candidatos à vaga. Portanto, as entidades que, futuramente, desejam indicar representantes no Conselho no período de 27 a 29/10 alterado para 10 a 12/11 também devem se inscrever e se habilitar na primeira fase.
INCLUSÃO CIDADÃ POR MEIO DA CULTURA
A eleição para o Conselho Municipal de Cultura consolida a política cultural do município no sentido de aprofundar a participação cidadã e a articulação com os variados setores socioculturais, numa cidade que tem como seu grande patrimônio a diversidade cultural e a pluralidade.
Além de manter ativo o Conselho Municipal de Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura realizou, em 2015, uma série de encontros, o Fala, Cultura!, com representantes da música, do teatro e do cinema. A Secretaria, por meio da Subsecretaria de Diversidade Cultural, criada em fevereiro, também investiu em políticas públicas para realizadores independentes, especialmente nas zonas Norte e Oeste, com o Prêmio de Ações Locais e o Prêmio Territórios de Cultura, este com inscrições abertas até 26 de outubro.
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/smc
Comentários