Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Sepetiba a caminho do seu reconhecimento como bem cultural





Projeto de Lei Nº 1612/2015 de autoria do Vereador Willian Coelho, pede o tombamento por interesse Histórico e Arquitetônico, Ambiental, Arqueológico e Cultural, o Cais Imperial de Sepetiba e o Caminho do antigo cais, situado à Praia de Sepetiba. 

Sob o argumente de que Sepetiba foi palco de importantes acontecimentos durante as três principais fases da história do País: Brasil Colônia, Império e República; desde o aldeamento jesuítico; cenário da batalha naval contra os holandeses, sua baía e praias serviu de local de desembarque para o quinto do ouro, tráfico do mesmo, tráfico de escravos; cenário da luta dos corsários dentre outros muitos acontecimentos e que por lá passaram personagens históricos que reconheceram sua beleza, como: D. João VI, D. Pedro I, D. Leopoldina, José Bonifácio, o Visconde de Sepetiba, Jean Baptise Debret dentre muitos outros, o projeto de lei pede o tombamento e veda a demolição e descaracterização arquitetônica do Cais e seu entorno.

A partir desta lei, um grupo de trabalho lançou na internet um apelo para que a lei seja aprovada pressionando os órgãos públicos através do site Panela de pressão. 
Quem quiser aderir à campanha basta acessar o site http://paneladepressao.nossascidades.org/campaigns/816 e fazer sua pressão.




Comentários

Anônimo disse…
Bom dia! Boas festas! Vale lembrar que os relatórios apresentados para corroborar os argumentos do referido PL foram elaborados pelo arqueólogo Cláudio Prado de Melo(IPHARJ) e pela socióloga Bianca Wild (Ecomuseu de Sepetiba /ABREMC)
Muito obrigado pela informação! É sempre bom complementarmos as informações.

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.