Sepetiba a caminho do seu reconhecimento como bem cultural





Projeto de Lei Nº 1612/2015 de autoria do Vereador Willian Coelho, pede o tombamento por interesse Histórico e Arquitetônico, Ambiental, Arqueológico e Cultural, o Cais Imperial de Sepetiba e o Caminho do antigo cais, situado à Praia de Sepetiba. 

Sob o argumente de que Sepetiba foi palco de importantes acontecimentos durante as três principais fases da história do País: Brasil Colônia, Império e República; desde o aldeamento jesuítico; cenário da batalha naval contra os holandeses, sua baía e praias serviu de local de desembarque para o quinto do ouro, tráfico do mesmo, tráfico de escravos; cenário da luta dos corsários dentre outros muitos acontecimentos e que por lá passaram personagens históricos que reconheceram sua beleza, como: D. João VI, D. Pedro I, D. Leopoldina, José Bonifácio, o Visconde de Sepetiba, Jean Baptise Debret dentre muitos outros, o projeto de lei pede o tombamento e veda a demolição e descaracterização arquitetônica do Cais e seu entorno.

A partir desta lei, um grupo de trabalho lançou na internet um apelo para que a lei seja aprovada pressionando os órgãos públicos através do site Panela de pressão. 
Quem quiser aderir à campanha basta acessar o site http://paneladepressao.nossascidades.org/campaigns/816 e fazer sua pressão.




Comentários

Anônimo disse…
Bom dia! Boas festas! Vale lembrar que os relatórios apresentados para corroborar os argumentos do referido PL foram elaborados pelo arqueólogo Cláudio Prado de Melo(IPHARJ) e pela socióloga Bianca Wild (Ecomuseu de Sepetiba /ABREMC)
Muito obrigado pela informação! É sempre bom complementarmos as informações.