Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

O dia da poesia é hoje, é amanhã, é qualquer dia.


Em homenagem a Castro Alves o dia nacional da poesia era comemorado no dia 14 de março, mas no ano passado, a presidente Dilma, sancionou a Lei 13.131/2015, que criou oficialmente o Dia Nacional da Poesia que passou a ser comemorado no dia 31 de Outubro, dia do nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Poesia é uma palavra que vem do grego e significa criação.
A poesia é arte de escrever em versos, é um dom de amor, externando através da criação do poeta a emoção para que todos saibam, sintam e se deliciem; a poesia é uma forma de presentear a todos com pinceladas de prazer.

A data pode ter mudado, mas as homenagens ainda são válidas; Castro Alves foi um dos maiores poetas românticos brasileiros e Carlos Drummond de Andrade foi poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.

Outras datas também comemoram a poesia:
21 de março - Dia Mundial da Poesia, Criado pela UNESCO, em 1999.
20 de outubro - Dia Nacional da Poesia, criado pelo Movimento Poético Nacional.
20 de outubro também se celebram o dia do Poeta

Apesar da mudança, o dia da poesia é hoje, é amanhã, é qualquer dia.
Parabéns a todos os poetas!
_____________________________________________________________________________

TODOS SOMOS POETAS
Todos somos poetas!
Quem na vida não escreveu pelo menos um verso?
No primeiro romance;
Na primeira desilusão;
No primeiro grito de liberdade;
No primeiro encontro com a vida
Na primeira vez que conheceu o amor;
No nascimento de uma vida
Ou na morte para a vida eterna,
Onde a poesia é feita de paz e amor...
A mensagem de um poeta é a palavra da vida,
A mensagem de um poeta é uma flor sem jardim!
É chegada,
É partida,
É um sonho que contaram para mim. 


“Esta poesia é do meu livro “Perfis” lançado em 2013 pela Editora Agbook”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Júlio Corrêa - Poeta e escritor brasileiro, da Zona Oeste, brilhando em Portugal

  O poeta e escritor brasileiro, da nossa querida Zona Oeste, morador de Campo Grande, Júlio Corrêa, recebeu uma homenagem na Casa de Poesia de Setúbal - Azeitão – Portugal, no dia 28 de junho de 2025, pelo conjunto da sua obra literária. É com muito orgulho que recebemos esta noticia, vindo do além-mar, pois atualmente ele reside em Portugal e parabenizamos o grande poeta, escritor, ator, professor de teatro e um artista multifacetado, pelo seu belo legado cultural. Júlio Corrêa, já publicou 7 livros, ganhou inúmeros prêmios literários e de interpretação de poemas, representou inúmeras peças (inclusive no Teatro Arthur Azevedo), participou de feiras literárias no Brasil e em Portugal, pertence a algumas academias e associações literárias no Brasil e em Portugal, deu aulas de teatro em Lisboa e atualmente é encenador em Setúbal. É um artista que leva o nome de Campo Grande para além do Atlântico. Parabéns, Júlio Corrêa!

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.