Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Antonia Philippsen Boaventura



Antonia Philippsen Boaventura - Artista plástica e artesã com várias técnicas próprias; Associada a CHAVE MESTRA (Associação dos artista visuais de Santa Teresa); Produtora cultural /produtora musical Produtora/Diretora de palco dos 40 ao da FEIRA HIPPIE DE IPANEMA; Suplente na cadeira de ARTES VISUAIS do Conselho Municipal de Cultura; 
Curadora do MUSEU DE ARTE SACRA E POPULAR da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro em Campo Grande (igreja com mais de 400 anos); Coordenadora do projeto Feira Regional dos Artesãos da Nossa Senhora do Desterro, que acontece 1 (uma) vez por mês beneficiando diversas linguagens artísticas da Zona Oeste do Rio de Janeiro com apoio da NOVA CEDAE e seu projeto replantando vidas que distribui a cada evento cerca de 500 mudas de plantas próprias para a proteção dos mananciais (0800). 
Suas obras atuais e ultimas exposições foram: Salão de Arte Contemporânea e Internacional, ARTE TOCADA E ARTE QUE TOCA na galeria Gilda Queiroz - Belo Horizonte (curadoria: Heloiza Azevedo) inaugurado em junho de 2019; Individual ART ATACA! No Museu Municipal De Mangaratiba pela Fundação Mario Peixoto inaugurado em junho de 2019 (período de um a 2 meses); Mercadinho CEARÁ STREET (evento cultural); Brechó SOLEDADE na travessa Soledade perto da Praça da Bandeira (obras e peças do Studio); Studio M.V.A3! Estrada do Mendanha 6580, Serrinha – CG; ARTE DE PORTAS ABERTAS em Santa Teresa Rio de Janeiro (associada e curadora na Coletiva A PERIFERIA NO CENTRO DA LAPA AOS PÉS DE SANTA TEREZA); Anuário de artes LUXUS MAGAZINE SP 2019 e Anuário de Artes, Arte e Estilo do Rio de Janeiro.

   



8 perguntas para Antonia Philippsen Boaventura

1 – Como você vê o seu trabalho artístico?
Resposta: Bom...nunca pensei nisso, mas acho que vejo no meu trabalho uma maneira de deixar um incentivo para se tentar sempre um grande trabalho para existir. Sabendo que antes terá que ter grandes fracassos e é aí que mora a magia do aprimoramento de qualquer coisa que você faça!

2 – Diante de tantos projetos que você já fez, qual foi o que mais te trouxe alegria?
Resposta: O que mais me trouxe alegria até hoje foi o meu trabalho desenvolvido na Igreja do Desterro, junto com Padre Paulo. Conseguimos resgatar a antiga união entre a Igreja Católica e os artistas (aliás vários parâmetros de arte foram criados dentro dela, letras musicais, comidas, artes plásticas...) e com isso criamos um novo circuito aberto de múltiplas linguagens artísticas para CG.

3 – De onde vêm seu lado criativo?
Resposta: Bom, meu lado criativo “Chopin”, veio da família de meu pai, onde temos muitos conhecidos na área da cultura, mas o refinamento veio da Igreja Católica (fui aluna de internato 11 anos de minha vida e lá comecei minha carreira)

4 – Suas ideias surgem facilmente ou é um trabalho de pesquisa?
Resposta: Depende... Hoje em dia, quando pesquiso, é por causa de encomenda de trabalho ou um tema específico de uma grade...sempre acreditei no que EU crio e sempre vendi o meu. As ideias, elas aparecem de jeitos diversos; um pedaço de fio que achei, um vestido bonito em alguém, mas normalmente quando crio já estou com algum conceito já pronto

5 - Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não fez?
Resposta: Uma Galeria Pública, com padrão igual as das galerias que participo, é muito complexo o processo de vendas de arte concreta e uma galeria assim ajudaria a bons artistas a treinarem para o mercado formal.

6 – O que te motiva a fazer arte na Zona Oeste?
Resposta: Sou apaixonada por Campo Grande e além disso, tem todo o histórico do meu avô que era outro apaixonado pelo bairro e sinto-me hoje, parte desta história.

7 – Qual é a importância da divulgação de seus projetos na Zona Oeste?
Resposta: A importância não é só para mim, e sim para os novos artistas verem que também podem fazer pelo seu bairro. É uma atitude colaborativa para um ambiente saudável na sociedade do nosso bairro.

8 – Você gostaria de deixar alguma mensagem para os artistas da Zona Oeste?
Resposta: Continuem em frente sempre, só assim se obtém resultados.

Comentários

Raimundo disse…
Olá, companheira de luta em prol da arte, como é bom te encontrar aqui engrandecendo o Conexão Zona Oeste com seus projetos e acompanhado os nossos para junto poder continuar nessa dura jornada de elevar nossa arte ao pódio que ela merece, seja bem vinda.

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.