Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Márcio Sampaio

Márcio Sampaio Martinho, sempre gostou deste universo cultural. Quando era aluno do CIEP Ismael Nery, no Cesarão, participou de um concurso de redação da Secretaria de Cultura e ficou com o segundo lugar, ganhando como prêmios, dois livros: MACAPACARANA, de: Giselda Laporta Nicolelis e SPHARION de Lúcia Machado de Almeida. A partir daí, começou a gostar de ler e escrever, frequentava a Biblioteca do CIEP, participava de concursos de poesias e eventos culturais.

Participou de vários eventos em ONGS, Igreja Católica, Teatro do Oprimido, Viva Rio, Pastoral Operária e movimentos sociais.
É uma pessoa inteligente, atualizada e informada sobre as questões políticas e sociais do país.
Apesar dos tropeços da vida, Marcio não se desanimou, começou a participar dos Movimentos Culturais de Santa Cruz e adjacências, participou de concursos culturais, chegando a ganhar um pequeno prêmio, em dinheiro, ficando como segundo colocado no Concurso de Poesias de Santa Veridiana.

Como sempre um batalhador, conheceu o trabalho de Reciclagem de Lixo através da observação do descarte irregular de lixo; fez o curso Técnico em Meio Ambiente e se aprofundou no tema; começou a atuar com a Educação Ambiental de maneira autônoma, ajudando as pessoas e fazendo palestras nas escolas.








Produz alguns trabalhos de artesanato inspirados em outras pessoas, tem sua horta caseira e batalha para conseguir o seu lugar ao sol.








8 perguntas para Márcio Sampaio


1 – Como é fazer arte do lixo reciclado? 
Resposta: Me inspiro em outras pessoas que já fazem isto, criação minha foi somente uma marionete.


2 – Alguém influenciou você? 
Resposta: Desde pequeno, participo de eventos culturais e movimentos sociais, conheci muitas pessoas inspiradas e inspiradoras.

3 - De onde vêm esta força de recomeçar e fazer este trabalho social tão bonito?
Resposta: Vem da necessidade e da vontade de ajudar as pessoas, diante das mazelas de nossa região.


4 - Quando seu lado poético surge, você passa logo para o papel? 
Resposta: Como disse, sempre gostei de escrever, participei de concursos, mas está tudo guardado. Sempre que a ideia surge eu passo logo para o papel.


5 - Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? 
Resposta: Na verdade até já comecei, são projetos de Política Reversa ou Projetos Ambientais, que mostram à sociedade que a mudança está ao nosso alcance.


6 – O que motiva você a fazer estes projetos na Zona Oeste? 
Resposta: É a necessidade de mostrar para as pessoas que elas podem fazer a diferença. Muitas vezes escutei até de professores que aqui nada era valorizado, que aqui não acontecia nada, mas quando comecei vi que aqui presta e muito, basta querer fazer a diferença.


7 - Você julga importante a divulgação do seu trabalho na Zona Oeste? 
Resposta: Sim, para servir de exemplo para muitas pessoas, que como eu, escutou muito não.


8 - Qual a mensagem você gostaria de deixar para os moradores da Zona Oeste?
Resposta: Precisamos nos organizar em encontros, para mostrar e expressar os trabalhos que desenvolvemos, muitas das vezes, sem ninguém ver.

Comentários

Will Tom disse…
Maravilhoso artista e um ser humano ímpar!
Unknown disse…
São com pessoas como você que nosso Brasil ainda é, um país bom de se viver. O melhor do Brasil é seu povo!
Raimundo disse…
Márcio é um artista engajado e da hora, um amigo de verdade, um ser humano fantástico, conhecê-lo só foi só alegria, essa é uma bela oportunidade para dizer o quanto o amamos.
Continue acompanhando o blog e inscreva-se!
Continue acompanhando o blog e inscreva-se!

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.