Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Márcio Sampaio

Márcio Sampaio Martinho, sempre gostou deste universo cultural. Quando era aluno do CIEP Ismael Nery, no Cesarão, participou de um concurso de redação da Secretaria de Cultura e ficou com o segundo lugar, ganhando como prêmios, dois livros: MACAPACARANA, de: Giselda Laporta Nicolelis e SPHARION de Lúcia Machado de Almeida. A partir daí, começou a gostar de ler e escrever, frequentava a Biblioteca do CIEP, participava de concursos de poesias e eventos culturais.

Participou de vários eventos em ONGS, Igreja Católica, Teatro do Oprimido, Viva Rio, Pastoral Operária e movimentos sociais.
É uma pessoa inteligente, atualizada e informada sobre as questões políticas e sociais do país.
Apesar dos tropeços da vida, Marcio não se desanimou, começou a participar dos Movimentos Culturais de Santa Cruz e adjacências, participou de concursos culturais, chegando a ganhar um pequeno prêmio, em dinheiro, ficando como segundo colocado no Concurso de Poesias de Santa Veridiana.

Como sempre um batalhador, conheceu o trabalho de Reciclagem de Lixo através da observação do descarte irregular de lixo; fez o curso Técnico em Meio Ambiente e se aprofundou no tema; começou a atuar com a Educação Ambiental de maneira autônoma, ajudando as pessoas e fazendo palestras nas escolas.








Produz alguns trabalhos de artesanato inspirados em outras pessoas, tem sua horta caseira e batalha para conseguir o seu lugar ao sol.








8 perguntas para Márcio Sampaio


1 – Como é fazer arte do lixo reciclado? 
Resposta: Me inspiro em outras pessoas que já fazem isto, criação minha foi somente uma marionete.


2 – Alguém influenciou você? 
Resposta: Desde pequeno, participo de eventos culturais e movimentos sociais, conheci muitas pessoas inspiradas e inspiradoras.

3 - De onde vêm esta força de recomeçar e fazer este trabalho social tão bonito?
Resposta: Vem da necessidade e da vontade de ajudar as pessoas, diante das mazelas de nossa região.


4 - Quando seu lado poético surge, você passa logo para o papel? 
Resposta: Como disse, sempre gostei de escrever, participei de concursos, mas está tudo guardado. Sempre que a ideia surge eu passo logo para o papel.


5 - Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? 
Resposta: Na verdade até já comecei, são projetos de Política Reversa ou Projetos Ambientais, que mostram à sociedade que a mudança está ao nosso alcance.


6 – O que motiva você a fazer estes projetos na Zona Oeste? 
Resposta: É a necessidade de mostrar para as pessoas que elas podem fazer a diferença. Muitas vezes escutei até de professores que aqui nada era valorizado, que aqui não acontecia nada, mas quando comecei vi que aqui presta e muito, basta querer fazer a diferença.


7 - Você julga importante a divulgação do seu trabalho na Zona Oeste? 
Resposta: Sim, para servir de exemplo para muitas pessoas, que como eu, escutou muito não.


8 - Qual a mensagem você gostaria de deixar para os moradores da Zona Oeste?
Resposta: Precisamos nos organizar em encontros, para mostrar e expressar os trabalhos que desenvolvemos, muitas das vezes, sem ninguém ver.

Comentários

Will Tom disse…
Maravilhoso artista e um ser humano ímpar!
Unknown disse…
São com pessoas como você que nosso Brasil ainda é, um país bom de se viver. O melhor do Brasil é seu povo!
Raimundo disse…
Márcio é um artista engajado e da hora, um amigo de verdade, um ser humano fantástico, conhecê-lo só foi só alegria, essa é uma bela oportunidade para dizer o quanto o amamos.
Continue acompanhando o blog e inscreva-se!
Continue acompanhando o blog e inscreva-se!

Postagens mais visitadas deste blog

ECOMUSEU de Santa Cruz promove programação especial na 23ª Semana Nacional de Museus

  Em celebração à 23ª Semana Nacional de Museus, o ECOMUSEU de Santa Cruz, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, realiza uma programação especial em parceria com a Subprefeitura da Zona Oeste III, o Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica (NOPH) e o Descubra Santa Cruz RJ. A semana de atividades acontece no histórico Palacete Princesa Isabel (Rua das Palmeiras Imperiais, s/n – Santa Cruz) e conta com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade a todos os públicos. Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional de Museus é uma importante temporada cultural que mobiliza instituições de todo o país para reforçar o papel dos museus na construção de saberes e na valorização da memória coletiva. Confira a programação do Ecomuseu de Santa Cruz: ● 13/05 (segunda-feira), às 9h30 – Caminhada Cultural Fotográfica em parceria com Descubra Santa Cruz RJ Conduzida por Andressa...

Bangu Atlético Clube completa 121 anos

  O Bangu Atlético Clube completa 121 anos de vida, de lutas, conquistas e muita história. Fundado em 17 de abril de 1904, o clube nasceu dentro de uma fábrica, cresceu com o povo e se tornou um símbolo da Zona Oeste do Rio. Mais do que um time, o Bangu é parte da vida de muita gente. Eu sou um deles! Sempre frequentei o BAC desde 1960, frequentei o Moça Bonita e vi muitos jogos, (meus tios e meu pai eram fanáticos pelo Bangu e Fluminense); na sede social, frequentei em 1970, as matinês da Hollywood e Furacão 2000, em 1977 e 1978 já frequentava a noite no BAC. E a seresta da piscina?... Quanto a piscina, esta, eu ia todos os finais de semana. Tempo bom! A paixão pelo Bangu Atlético Clube, seu time de futebol e suas sedes sociais, foi passando de geração em geração, o orgulho de ser banguense.

Abertura oficial do Rio Capital Mundial do Livro

  Na abertura oficial do Rio Capital Mundial do Livro,  o Prefeito do Rio de Janeiro recebeu, nesta quarta (23), o título oficial de Capital Mundial do Livro. É um reconhecimento da Unesco a cidades que demonstram excelência em políticas de promoção da leitura.  A cerimônia que formalizou o título reuniu personalidades da cultura brasileira no Teatro Carlos Gomes, centro do Rio de Janeiro. A prefeita de Estrasburgo, na França, a última capital mundial do livro, passou a chave do evento para o prefeito Eduardo Paes. Personalidades da cultura da Zona Oeste também estiveram presentes ao evento que foi verdadeiramente um grande show.