Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Rodrigo de Castro




Rodrigo de Castro: Morador de Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio. Ator, diretor, produtor e professor de artes cênicas e funcionário público de Mangaratiba. Fundador da CIADRACA Produções. Suas últimas montagens, O Médico à Força, Aventuras Imaginárias, Paixão de Cristo e o 4º - FESTIVAL DE ESQUETES INFANTIS.
A CIADRACA, oferece curso de teatro na Arena Carioca Chacrinha em Pedra de Guaratiba, Centro de Dança Allegro em Campo Grande, Shopping CARNAMAR em Muriqui.
É um dos fundadores do Canal Identidade Cultural no YouTube, onde realizamos entrevistas com profissionais das artes e cultura e dando dicas culturais. Também é professor de teatro do Centro de Convivência e Cultura da Zona Oeste (CECOZO), um projeto ligado a superintendência de saúde mental em parceria com a lona Elza Osborne em Campo Grande, onde ministra oficinas para crianças e adultos.

8 perguntas para Rodrigo de Castro

1 – Como é o seu processo artístico?
R: Primeiro eu pesquiso sobre o autor, período histórico, busco referencias, faço uma biografia da personagem e depois já nos ensaios vou trabalhando o corpo e voz.

2 – Alguém influenciou você?
R: Sim, começou na escola na educação infantil onde sempre me colocavam para fazer os “teatrinhos” a diretora Elcineia Daltro, nem me perguntava já ia me escalando para alguns personagens, kkkk. E no ginásio tive uma professora de artes cênicas Athinta que sempre me incentivou nas suas aulas.  Mas estava eu passeando no Barra Shopping, isso em 1997, quando vi um grupo de teatro divulgando um espetáculo infantil Cinderela, aquilo me chamou muita atenção, e me deu uma certa curiosidade de assistir, e fui, durante o espetáculo fiquei impressionado, com os cenários, figurinos, com os atores. Eu só tinha feito teatro na escola, era um universo totalmente diferente. Pronto tinha sido picado pelo bichinho do teatro, e já na saída procurei o curso de teatro e me inscrevi com Hélvio Garcez. E de lá pra cá não parei mais. E já se vão 23 anos.

3 – De onde vem suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para ser manter criativo?
R: Depende do momento, eu leio muito, procuro me informar sobre os acontecimentos.
4 – Quando você tem uma ideia, você passa logo para o papel ou deixa encubada e vai criando aos poucos?
R: Eu anoto no papel e penso um dia eu vou montar, kkk e vou escrevendo, escrevendo.... Tenho ideias que já tem uns 10 anos. 

5 – Qual projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou?
R: De um musical, contando a vida de um cantor que fez história. (mistério) kkkk.  E de um livro infantil.

6 – O que motiva você a fazer arte na Zona oeste?
R: Primeiramente eu não fico restrito em fazer arte só na zona oeste, eu me preocupo em promover  arte/ cultura, e por morar na região eu acabo sempre estreando na zona oeste , e segundo, nós enquanto artista temos levar a nossa arte para todos os tipos de públicos todas as regiões.

7 – Você julga importante a divulgação de sua arte na zona oeste?
R: Sim de extrema importância, pois o artista depende dessa divulgação de seu trabalho.

8 – Qual a mensagem você gostaria de deixar para os amantes de arte?
R: Valorizem o artista, valorizem o artista local principalmente, pois se criou um rótulo de que o que é bom vem de fora, zona sul, artista famoso, temos muitos artistas bons sim.

Comentários

O muito obrigado Silmo Prata pela oportunidade. Sempre divulgando os artistas da Zona Oeste.
Luiz Moraes disse…
Mais do que merecida essa entrevista com este maravilhoso profissional, Rodrigo de Castro. Estão de parabéns!!
Unknown disse…
Parabéns Rodrigo Castro....te acompanho a anos... Sou sua fã!!
Carol França. disse…
Parabéns Rodrigo de Castro pelo belíssimo trabalho, tive oportunidade de acompanhar alguns na Lona Elza Osborne, desejo muito mais sucesso e reconhecimento, pois p talento você já tem. 👏🏻👏🏻
Continue acompanhando o blog e inscreva-se!
Continue acompanhando o blog e inscreva-se!
Marcia Póvoa disse…
Parabéns Rodrigo, desejamos sucesso sempre!
Unknown disse…
Parabéns, irmão.
Continue brilhando com sua arte!!!
Marcello Thadeu disse…
Diretor maravilhoso. Sempre muito bom trabalhar com ele

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.