Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - ICC – Instituto Campograndense de Cultura


ICC – Instituto Campograndense de Cultura 
52 anos de história.
Há 52 anos atrás, iniciava a gloriosa história do ICC; criado em 02 de dezembro de 1967, através do saudoso Dr. Helton Velloso de Castro, que com seus pares, escreveu o estatuto do Instituto, publicado no diário oficial do dia 24 de janeiro de 1968.
O ICC é constituído de 50 (cinquenta) membros, sócios contribuintes, denominados confrades e confreiras, com assentos em cadeiras, cujos patronos foram escolhidos na galeria de brasileiros notáveis nas Artes, nas Letras e nas Ciências; entre eles está: Francisco Freire Alemão, médico e botânico, nascido no Mendanha, em Campo Grande.
Nestes 52 anos o ICC – Instituto Campograndense de Cultura, foi criado sem fins lucrativos e na pretensão de promover e divulgar os valores culturais da nossa região. Podemos mencionar como referência indissociável da história do ICC, a figura do Ilustre Professor Moacyr Sreder Bastos que por sua iniciativa, cedeu o espaço da então: Escola Técnica de Comércio Afonso Celso, localizado em Campo Grande, para solenidades, apresentações e exposições.
Com a missão de fomentar e resgatar a cultura em nossa região, o ICC realizou inúmeras atividades culturais diversificadas, durante esses 52 anos, sempre buscando incentivar as pessoas a participar e criar projetos que atendiam aos objetivos propostos pela instituição e voltadas para os moradores da Zona Oeste.
Foram realizados, entre outros, os seguintes eventos: Jornada das Letras; Poesia na Escola; Intercâmbio com as Escolas de Campo Grande; Mostra de Dança; Excursões Culturais; Debates; Mesa Redonda Cultural; Ciranda de Poesia; Cantar Poético no Jardim do Teatro Arthur Azevedo; Chá Beneficente; Show Musical; Café Com Arte;
Exposição de Pinturas e Esculturas; Lançamento de Livros; Contação de histórias; Boletins Informativos; Revista do ICC; Mostra de Arte no Jardim da Regional, sem contar com as festividades de aniversário e posse do ICC, onde conseguimos reunir vários seguimentos da cultura da Zona Oeste.
Em gratidão e reconhecimento pelas atividades do ICC em prol da cultura em nossa região, em 1990, foi inaugurado o Monumento ao ICC, localizado na Av Maria Tereza, em frente ao antigo Extra, monumento este que foi restaurado e reinaugurado em 2018, em homenagem ao seu Jubileu de Ouro.  
Hoje o ICC conta com um terreno que será sua futura sede e contará com uma biblioteca, um museu e um salão para exposições, eventos e oficinas.
Continuamos na luta com determinação contribuindo para que a cultura seja divulgada não somente em nossa região ou para um grupo de pessoas, mas que possamos atingir as diversas camadas de nossa sociedade.
 Este é o ICC – Instituto Campograndense de Cultura!

Comentários

Idlanir de Paula disse…
Eu não sabia que o ICC fazia tanta coisa! Como uma simples divulgação pode trazer tanta informação. Parabéns!
Will Tom disse…
Maravilhosa atuação dos membros do ICC na história de Campo Grande. Parabéns!!!
É bom que divulguem mais informações sobre o ICC. Eu mesmo só passei a conhecer um pouco mais sobre o Instituto quando tive o privilégio de conhecer a Senhora Odaléa Ranauro e o Senhor Silmo Prata. Antes disso, passava em frente à placa perto do antigo Extra e não sabia muito do que se tratava.
Muito obrigado!
Convido-o a conhecer melhor o ICC. https://www.facebook.com/ICC-Instituto-Campograndense-de-Cultura-1678222192435220/
Grande amigo e amante das artes e da cultura.
Você também tem uma brilhante atuação na história de Campo Grande.
Muito obrigado pela sua opinião!
Siga-nos no Face https://www.facebook.com/ICC-Instituto-Campograndense-de-Cultura-1678222192435220/ .
Participe !

Postagens mais visitadas deste blog

Júlio Corrêa - Poeta e escritor brasileiro, da Zona Oeste, brilhando em Portugal

  O poeta e escritor brasileiro, da nossa querida Zona Oeste, morador de Campo Grande, Júlio Corrêa, recebeu uma homenagem na Casa de Poesia de Setúbal - Azeitão – Portugal, no dia 28 de junho de 2025, pelo conjunto da sua obra literária. É com muito orgulho que recebemos esta noticia, vindo do além-mar, pois atualmente ele reside em Portugal e parabenizamos o grande poeta, escritor, ator, professor de teatro e um artista multifacetado, pelo seu belo legado cultural. Júlio Corrêa, já publicou 7 livros, ganhou inúmeros prêmios literários e de interpretação de poemas, representou inúmeras peças (inclusive no Teatro Arthur Azevedo), participou de feiras literárias no Brasil e em Portugal, pertence a algumas academias e associações literárias no Brasil e em Portugal, deu aulas de teatro em Lisboa e atualmente é encenador em Setúbal. É um artista que leva o nome de Campo Grande para além do Atlântico. Parabéns, Júlio Corrêa!

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Recital musical em homenagem a Dineyar Valente Plaza

  No dia 2 de julho de 2025, aconteceu um lindo Recital Musical em homenagem à querida, Dineyar Valente Plaza. O evento foi realizado na Cafeteria Cheirin Bão, no Parkshopping Campo Grande. Apesar do dia chuvoso e frio, o que prevaleceu foi o calor humano e a energia positiva que encheram o ambiente! Dineyar, que é professora, advogada, musicista, pedagoga, escritora e amiga, reuniu familiares, amigos e admiradores para celebrar seus 97 anos de vida. Com o apoio da AECCGA e da escritora Nancilia Pereira, ela proporcionou uma verdadeira explosão de sentimentos, uma homenagem mais do que merecida por sua história de vida que transformou muitos ao seu redor. Foi um momento de gratidão e emoção, especialmente ao ver Dineyar deslizar seus dedos pelas teclas do piano com tanta maestria, demonstrando seu talento único. Sua alegria e contagiante energia iluminam a todos, e sua trajetória é um exemplo de vida para todos nós. Recital musical - Dineyar Valente Plaza Que Deus continue abençoan...