Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - ICC – Instituto Campograndense de Cultura


ICC – Instituto Campograndense de Cultura 
52 anos de história.
Há 52 anos atrás, iniciava a gloriosa história do ICC; criado em 02 de dezembro de 1967, através do saudoso Dr. Helton Velloso de Castro, que com seus pares, escreveu o estatuto do Instituto, publicado no diário oficial do dia 24 de janeiro de 1968.
O ICC é constituído de 50 (cinquenta) membros, sócios contribuintes, denominados confrades e confreiras, com assentos em cadeiras, cujos patronos foram escolhidos na galeria de brasileiros notáveis nas Artes, nas Letras e nas Ciências; entre eles está: Francisco Freire Alemão, médico e botânico, nascido no Mendanha, em Campo Grande.
Nestes 52 anos o ICC – Instituto Campograndense de Cultura, foi criado sem fins lucrativos e na pretensão de promover e divulgar os valores culturais da nossa região. Podemos mencionar como referência indissociável da história do ICC, a figura do Ilustre Professor Moacyr Sreder Bastos que por sua iniciativa, cedeu o espaço da então: Escola Técnica de Comércio Afonso Celso, localizado em Campo Grande, para solenidades, apresentações e exposições.
Com a missão de fomentar e resgatar a cultura em nossa região, o ICC realizou inúmeras atividades culturais diversificadas, durante esses 52 anos, sempre buscando incentivar as pessoas a participar e criar projetos que atendiam aos objetivos propostos pela instituição e voltadas para os moradores da Zona Oeste.
Foram realizados, entre outros, os seguintes eventos: Jornada das Letras; Poesia na Escola; Intercâmbio com as Escolas de Campo Grande; Mostra de Dança; Excursões Culturais; Debates; Mesa Redonda Cultural; Ciranda de Poesia; Cantar Poético no Jardim do Teatro Arthur Azevedo; Chá Beneficente; Show Musical; Café Com Arte;
Exposição de Pinturas e Esculturas; Lançamento de Livros; Contação de histórias; Boletins Informativos; Revista do ICC; Mostra de Arte no Jardim da Regional, sem contar com as festividades de aniversário e posse do ICC, onde conseguimos reunir vários seguimentos da cultura da Zona Oeste.
Em gratidão e reconhecimento pelas atividades do ICC em prol da cultura em nossa região, em 1990, foi inaugurado o Monumento ao ICC, localizado na Av Maria Tereza, em frente ao antigo Extra, monumento este que foi restaurado e reinaugurado em 2018, em homenagem ao seu Jubileu de Ouro.  
Hoje o ICC conta com um terreno que será sua futura sede e contará com uma biblioteca, um museu e um salão para exposições, eventos e oficinas.
Continuamos na luta com determinação contribuindo para que a cultura seja divulgada não somente em nossa região ou para um grupo de pessoas, mas que possamos atingir as diversas camadas de nossa sociedade.
 Este é o ICC – Instituto Campograndense de Cultura!

Comentários

Idlanir de Paula disse…
Eu não sabia que o ICC fazia tanta coisa! Como uma simples divulgação pode trazer tanta informação. Parabéns!
Will Tom disse…
Maravilhosa atuação dos membros do ICC na história de Campo Grande. Parabéns!!!
É bom que divulguem mais informações sobre o ICC. Eu mesmo só passei a conhecer um pouco mais sobre o Instituto quando tive o privilégio de conhecer a Senhora Odaléa Ranauro e o Senhor Silmo Prata. Antes disso, passava em frente à placa perto do antigo Extra e não sabia muito do que se tratava.
Muito obrigado!
Convido-o a conhecer melhor o ICC. https://www.facebook.com/ICC-Instituto-Campograndense-de-Cultura-1678222192435220/
Grande amigo e amante das artes e da cultura.
Você também tem uma brilhante atuação na história de Campo Grande.
Muito obrigado pela sua opinião!
Siga-nos no Face https://www.facebook.com/ICC-Instituto-Campograndense-de-Cultura-1678222192435220/ .
Participe !

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.