Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - ICC – Instituto Campograndense de Cultura


ICC – Instituto Campograndense de Cultura 
52 anos de história.
Há 52 anos atrás, iniciava a gloriosa história do ICC; criado em 02 de dezembro de 1967, através do saudoso Dr. Helton Velloso de Castro, que com seus pares, escreveu o estatuto do Instituto, publicado no diário oficial do dia 24 de janeiro de 1968.
O ICC é constituído de 50 (cinquenta) membros, sócios contribuintes, denominados confrades e confreiras, com assentos em cadeiras, cujos patronos foram escolhidos na galeria de brasileiros notáveis nas Artes, nas Letras e nas Ciências; entre eles está: Francisco Freire Alemão, médico e botânico, nascido no Mendanha, em Campo Grande.
Nestes 52 anos o ICC – Instituto Campograndense de Cultura, foi criado sem fins lucrativos e na pretensão de promover e divulgar os valores culturais da nossa região. Podemos mencionar como referência indissociável da história do ICC, a figura do Ilustre Professor Moacyr Sreder Bastos que por sua iniciativa, cedeu o espaço da então: Escola Técnica de Comércio Afonso Celso, localizado em Campo Grande, para solenidades, apresentações e exposições.
Com a missão de fomentar e resgatar a cultura em nossa região, o ICC realizou inúmeras atividades culturais diversificadas, durante esses 52 anos, sempre buscando incentivar as pessoas a participar e criar projetos que atendiam aos objetivos propostos pela instituição e voltadas para os moradores da Zona Oeste.
Foram realizados, entre outros, os seguintes eventos: Jornada das Letras; Poesia na Escola; Intercâmbio com as Escolas de Campo Grande; Mostra de Dança; Excursões Culturais; Debates; Mesa Redonda Cultural; Ciranda de Poesia; Cantar Poético no Jardim do Teatro Arthur Azevedo; Chá Beneficente; Show Musical; Café Com Arte;
Exposição de Pinturas e Esculturas; Lançamento de Livros; Contação de histórias; Boletins Informativos; Revista do ICC; Mostra de Arte no Jardim da Regional, sem contar com as festividades de aniversário e posse do ICC, onde conseguimos reunir vários seguimentos da cultura da Zona Oeste.
Em gratidão e reconhecimento pelas atividades do ICC em prol da cultura em nossa região, em 1990, foi inaugurado o Monumento ao ICC, localizado na Av Maria Tereza, em frente ao antigo Extra, monumento este que foi restaurado e reinaugurado em 2018, em homenagem ao seu Jubileu de Ouro.  
Hoje o ICC conta com um terreno que será sua futura sede e contará com uma biblioteca, um museu e um salão para exposições, eventos e oficinas.
Continuamos na luta com determinação contribuindo para que a cultura seja divulgada não somente em nossa região ou para um grupo de pessoas, mas que possamos atingir as diversas camadas de nossa sociedade.
 Este é o ICC – Instituto Campograndense de Cultura!

Comentários

Idlanir de Paula disse…
Eu não sabia que o ICC fazia tanta coisa! Como uma simples divulgação pode trazer tanta informação. Parabéns!
Will Tom disse…
Maravilhosa atuação dos membros do ICC na história de Campo Grande. Parabéns!!!
É bom que divulguem mais informações sobre o ICC. Eu mesmo só passei a conhecer um pouco mais sobre o Instituto quando tive o privilégio de conhecer a Senhora Odaléa Ranauro e o Senhor Silmo Prata. Antes disso, passava em frente à placa perto do antigo Extra e não sabia muito do que se tratava.
Muito obrigado!
Convido-o a conhecer melhor o ICC. https://www.facebook.com/ICC-Instituto-Campograndense-de-Cultura-1678222192435220/
Grande amigo e amante das artes e da cultura.
Você também tem uma brilhante atuação na história de Campo Grande.
Muito obrigado pela sua opinião!
Siga-nos no Face https://www.facebook.com/ICC-Instituto-Campograndense-de-Cultura-1678222192435220/ .
Participe !

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.