Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Ieda Thomé


Ieda Thomé

 

Fundadora e editora, desde 1996, do Jornal Guarazão – o jornal positivo, hoje, Informativo da Vida Feliz. 





Fundadora: em 1997, do Lions Clube RJ Guaratiba; fundou em 1999, o Vida Feliz;



Fundadora em 2000, da “PEDRA PURA POESIA”; em 2001, do “BOM DIA POESIA”; em 2002 da “Biblioteca Comunitária José Vieira Filho”.
Recebeu Moção de Honra ao Mérito da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 2003.
Membro titular do colegiado acadêmico, imortal, da cadeira 096 da área de letras – patronesse Branca Azevedo – da Academia de Letras de Piracicaba, desde novembro de 2006. 
Agraciada com o Prêmio Lions de Cultura em 1998 e em 2006.
Bacharel em Enfermagem em 2014. Pós-graduada em Gestão da Saúde da Pessoa Idosa, em 2015. Especializada em pé diabético.




Produtora Cultural dos projetos musicais: Encontro Internacional de Acordeons; Grupo Fera Show e o Encontro Carioca de Sanfoneiros. Atualmente, Coordenadora de Projetos da Vida Feliz




                            8 perguntas para Ieda Thomé
1 – Você é uma empreendedora cultural?
Resposta: Sim. 

2 – Diante de tantos projetos que você já fez, qual foi o que  te trouxe mais alegria?
Resposta: O que mais me faz feliz é ver que posso interagir com a pessoa idosa! O meu convívio na Vida Feliz não pode ser considerado um trabalho, é um prazer! A Vida Feliz é um projeto que traz uma gama de projetos dentro dele! É a biblioteca, o “Bom dia, Poesia!”, o jornal Guarazão, o Bazar beneficente, o Encontro Carioca de Sanfoneiros, o Encontro Internacional de Acordeons, o Grupo Fera Show, o Yoga, as atividades físicas, a arte e o artesanato. Enfim, é a minha casa, o meu dia-a-dia! 

3 – De onde vêm seu lado criativo?
Resposta: A minha família era pobre ao extremo. Haviam dias que não tínhamos o que comer, minha mãe e meu pai trabalhavam, eu cuidava dos irmãos menores desde os meus quatorze anos. Mas, éramos muito felizes! Sempre que podíamos, nos reuníamos para cantar e compor músicas ou paródias. Meu pai, quando podia, participava das peças no Teatro Artur Azevedo. Nós não frequentávamos, só nos restava imaginar as cenas. Tínhamos apenas algumas fotos porque meu pai também era fotógrafo. E, sempre, sonhávamos com dias melhores. 

4 – Suas ideias surgem facilmente ou é um trabalho de pesquisa?
Resposta: As ideias surgem facilmente, sempre sendo determinada pelos talentos que encontramos na comunidade. E, sempre, visando o bem da mesma! 

5 - Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não fez?
Resposta: Desde que a Vida Feliz entrou na minha vida, venho pensando em transformar o nosso espaço, num Centro de convivência para pessoas da terceira idade. Aos poucos seguimos em direção a este objetivo, mas, o caminho é muito difícil e, talvez não haja tempo suficiente. Entretanto, já possuo o projeto completamente planejado. 

6 – O que te motiva a fazer arte na Zona Oeste?
Resposta: A Zona Oeste é um celeiro de artistas, entretanto não me considero uma artista. Mas, valorizo os talentos da região e, sempre que possível, colaboro na divulgação dos mesmos. 

7 – Qual é a importância da divulgação de seus projetos na Zona Oeste? 
Resposta: A propaganda é a alma do negócio, é despertar a atenção da Zona Oeste para o que tem de melhor. Se você não divulgar o que faz na sua comunidade, como vão saber? É claro, que a divulgação também deve transcender. Buscar plateia de fora para dentro e levar talentos de dentro para fora. 

8 – Você gostaria de deixar alguma mensagem para os artistas da Zona Oeste?
Resposta: A minha mensagem é que nunca devemos desistir dos nossos sonhos. Podemos adiar, adequar ao que se tem, mas, nunca, desistir.

Comentários

vidafeliz disse…
Lindo trabalho do nosso poeta amigo Silmo Prata! Só tenho que agradecer esta oportunidade que ele nos proporcionou. 🌺🌷🌹

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.