Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Ieda Thomé


Ieda Thomé

 

Fundadora e editora, desde 1996, do Jornal Guarazão – o jornal positivo, hoje, Informativo da Vida Feliz. 





Fundadora: em 1997, do Lions Clube RJ Guaratiba; fundou em 1999, o Vida Feliz;



Fundadora em 2000, da “PEDRA PURA POESIA”; em 2001, do “BOM DIA POESIA”; em 2002 da “Biblioteca Comunitária José Vieira Filho”.
Recebeu Moção de Honra ao Mérito da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 2003.
Membro titular do colegiado acadêmico, imortal, da cadeira 096 da área de letras – patronesse Branca Azevedo – da Academia de Letras de Piracicaba, desde novembro de 2006. 
Agraciada com o Prêmio Lions de Cultura em 1998 e em 2006.
Bacharel em Enfermagem em 2014. Pós-graduada em Gestão da Saúde da Pessoa Idosa, em 2015. Especializada em pé diabético.




Produtora Cultural dos projetos musicais: Encontro Internacional de Acordeons; Grupo Fera Show e o Encontro Carioca de Sanfoneiros. Atualmente, Coordenadora de Projetos da Vida Feliz




                            8 perguntas para Ieda Thomé
1 – Você é uma empreendedora cultural?
Resposta: Sim. 

2 – Diante de tantos projetos que você já fez, qual foi o que  te trouxe mais alegria?
Resposta: O que mais me faz feliz é ver que posso interagir com a pessoa idosa! O meu convívio na Vida Feliz não pode ser considerado um trabalho, é um prazer! A Vida Feliz é um projeto que traz uma gama de projetos dentro dele! É a biblioteca, o “Bom dia, Poesia!”, o jornal Guarazão, o Bazar beneficente, o Encontro Carioca de Sanfoneiros, o Encontro Internacional de Acordeons, o Grupo Fera Show, o Yoga, as atividades físicas, a arte e o artesanato. Enfim, é a minha casa, o meu dia-a-dia! 

3 – De onde vêm seu lado criativo?
Resposta: A minha família era pobre ao extremo. Haviam dias que não tínhamos o que comer, minha mãe e meu pai trabalhavam, eu cuidava dos irmãos menores desde os meus quatorze anos. Mas, éramos muito felizes! Sempre que podíamos, nos reuníamos para cantar e compor músicas ou paródias. Meu pai, quando podia, participava das peças no Teatro Artur Azevedo. Nós não frequentávamos, só nos restava imaginar as cenas. Tínhamos apenas algumas fotos porque meu pai também era fotógrafo. E, sempre, sonhávamos com dias melhores. 

4 – Suas ideias surgem facilmente ou é um trabalho de pesquisa?
Resposta: As ideias surgem facilmente, sempre sendo determinada pelos talentos que encontramos na comunidade. E, sempre, visando o bem da mesma! 

5 - Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não fez?
Resposta: Desde que a Vida Feliz entrou na minha vida, venho pensando em transformar o nosso espaço, num Centro de convivência para pessoas da terceira idade. Aos poucos seguimos em direção a este objetivo, mas, o caminho é muito difícil e, talvez não haja tempo suficiente. Entretanto, já possuo o projeto completamente planejado. 

6 – O que te motiva a fazer arte na Zona Oeste?
Resposta: A Zona Oeste é um celeiro de artistas, entretanto não me considero uma artista. Mas, valorizo os talentos da região e, sempre que possível, colaboro na divulgação dos mesmos. 

7 – Qual é a importância da divulgação de seus projetos na Zona Oeste? 
Resposta: A propaganda é a alma do negócio, é despertar a atenção da Zona Oeste para o que tem de melhor. Se você não divulgar o que faz na sua comunidade, como vão saber? É claro, que a divulgação também deve transcender. Buscar plateia de fora para dentro e levar talentos de dentro para fora. 

8 – Você gostaria de deixar alguma mensagem para os artistas da Zona Oeste?
Resposta: A minha mensagem é que nunca devemos desistir dos nossos sonhos. Podemos adiar, adequar ao que se tem, mas, nunca, desistir.

Comentários

vidafeliz disse…
Lindo trabalho do nosso poeta amigo Silmo Prata! Só tenho que agradecer esta oportunidade que ele nos proporcionou. 🌺🌷🌹

Postagens mais visitadas deste blog

Júlio Corrêa - Poeta e escritor brasileiro, da Zona Oeste, brilhando em Portugal

  O poeta e escritor brasileiro, da nossa querida Zona Oeste, morador de Campo Grande, Júlio Corrêa, recebeu uma homenagem na Casa de Poesia de Setúbal - Azeitão – Portugal, no dia 28 de junho de 2025, pelo conjunto da sua obra literária. É com muito orgulho que recebemos esta noticia, vindo do além-mar, pois atualmente ele reside em Portugal e parabenizamos o grande poeta, escritor, ator, professor de teatro e um artista multifacetado, pelo seu belo legado cultural. Júlio Corrêa, já publicou 7 livros, ganhou inúmeros prêmios literários e de interpretação de poemas, representou inúmeras peças (inclusive no Teatro Arthur Azevedo), participou de feiras literárias no Brasil e em Portugal, pertence a algumas academias e associações literárias no Brasil e em Portugal, deu aulas de teatro em Lisboa e atualmente é encenador em Setúbal. É um artista que leva o nome de Campo Grande para além do Atlântico. Parabéns, Júlio Corrêa!

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Recital musical em homenagem a Dineyar Valente Plaza

  No dia 2 de julho de 2025, aconteceu um lindo Recital Musical em homenagem à querida, Dineyar Valente Plaza. O evento foi realizado na Cafeteria Cheirin Bão, no Parkshopping Campo Grande. Apesar do dia chuvoso e frio, o que prevaleceu foi o calor humano e a energia positiva que encheram o ambiente! Dineyar, que é professora, advogada, musicista, pedagoga, escritora e amiga, reuniu familiares, amigos e admiradores para celebrar seus 97 anos de vida. Com o apoio da AECCGA e da escritora Nancilia Pereira, ela proporcionou uma verdadeira explosão de sentimentos, uma homenagem mais do que merecida por sua história de vida que transformou muitos ao seu redor. Foi um momento de gratidão e emoção, especialmente ao ver Dineyar deslizar seus dedos pelas teclas do piano com tanta maestria, demonstrando seu talento único. Sua alegria e contagiante energia iluminam a todos, e sua trajetória é um exemplo de vida para todos nós. Recital musical - Dineyar Valente Plaza Que Deus continue abençoan...