Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Relatório de Impacto 2020/21: "A juventude na Zona Oeste AP5"

 

ZONA OESTE SERÁ DIAGNOSTICADA PARA PRODUÇÃO DE UM RELATÓRIO DE IMPACTO INÉDITO

A Zona Oeste (AP5) será diagnosticada por meio de uma pesquisa inédita construída pela sociedade civil organizada. Trata-se do Relatório de Impacto 2020/21: juventude na Zona Oeste AP5, documento que descreverá as demandas da Zona Oeste apontadas pela juventude e os impactos da covid-19 na região, através de um diagnóstico realizado em rede que está sendo levantado por coletivos e instituições que atuam em toda a região da AP5.

A AP-5 possui uma extensão territorial de 592,33 km², correspondendo à quase metade do território da cidade (48,4%). Apesar desse grande território, a região sofre com o descaso do poder público, desde questões mais básicas, como acesso à água, saneamento, luz e transporte, até questões estruturais mais estruturais, como acesso à saúde, cultura e educação. Esse descaso é perfeitamente representado no baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento Social (IDS)  dos bairros que compõem a AP-5, os quais são os menores de toda a cidade. Com o advento da pandemia os desafios e necessidades presentes nesta região, se tornaram ainda maiores.

    Diante da identificação da ausência de dados concretos, tabulados, atualizados e maiores informações sobre as reais demandas da juventude e moradores da Zona Oeste, sobretudo durante a pandemia, com intuito de suprir essa carência de informação, o Instituto Territórios Diversos deu início a um plano de ação com uma metodologia de construção coletiva para viabilizar o projeto de pesquisa e o diagnóstico sobre essa realidade da região, desse modo, todos juntos  coletivos, instituições e pesquisadores estão unidos construindo estratégias para a concretização do documento.

Seguindo a metodologia da MultiplicAção, desde dezembro de 2020, 8 coletivos co-organizadores representantes das cinco Regiões Administrativas (RA) que formam a Zona Oeste AP5 aderiram ao método e se reuniram de forma voluntária, semanalmente, para a produção do questionário e para organizarem grupos de trabalhos por RAs garantindo que todo o território, todos os bairros da Zona Oeste seriam alcançados, são eles: Escambo Cultural,  Instituto C.A.S.A., Piracema, Maria Realengas, Idéias Espaço Criativo, Sarau do Calango, Zona Oeste Ativa,  Artes & Música WP e o Instituto Territórios Diversos. Atualmente, o movimento já conta com a participação de 72 coletivos distribuídos pelos 21 bairros da região AP5. Além desses coletivos o projeto conta com a assessoria técnica da pesquisadora da PPGEO/UFJF Dra Rose Maia, a qual tem vasta experiência nas questões relacionadas aos jovens e à Zona Oeste, e da UEZO, (única faculdade pública da Zona Oeste) que produzirá um aplicativo interativo com as informações de todos os coletivos da região.

O questionário produzido busca descrever o olhar e vivência da juventude, dos coletivos, dos agentes culturais e sociais locais. Será possível também identificar de forma atualizada as deficiências e desafios em diversas áreas sociopolíticas, bem como os efeitos sociais, econômicos, educacionais, sanitários e, principalmente, culturais da covid-19 sobre a região. Além disso, a partir deste projeto será possível mapear de forma atualizada os coletivos e instituições atuantes na zona oeste AP-5.

O questionário está disponível  e pode ser respondido por jovens entre 15 e 29 anos moradores dos bairros da Zona Oeste AP-5, através do link:

https://forms.gle/MuM1yq6nLKHe7WWw7


Comentários

Anônimo disse…
Valeu,! Estamos muito agradecidos pelo seu importante apoio!

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.

Cinema na Praia: Edição Sepetiba

No dia 31 de agosto, a praia de Sepetiba irá receber o projeto Cinema na Praia, uma mostra cinematográfica ao ar livre. Venha e traga a família! Sessão Única, às 19:00 hs!  Local: Em frente ao Bar do Bill!  Censura Livre, com a presença dos atores e diretores do filme! Ficha técnica: Nome: Cada vez mais longe Cor filmagem: Colorida Origem: Brasil Gênero: Drama Duração: 70 min Classificação: 10 anos Direção:Oswaldo Eduardo Lioi e Eveline Costa Elenco: Fernando Alves Pinto, Branca Messina, Neila Tavares País: Brasil Sessão: Única, dia 31/08/2019 às 19:00 hs Local: Praia de Sepetiba 2004 Sinopse Em Baía de Sepetiba (RJ), o pescador João enfrenta dificuldades com a redução do peixe que precisa para sobreviver, junto com sua mulher, Isaura. A degradação ambiental está assoreando a praia e ele precisa navegar cada vez mais mar adentro para conseguir pescar.