Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Relatório de Impacto 2020/21: "A juventude na Zona Oeste AP5"

 

ZONA OESTE SERÁ DIAGNOSTICADA PARA PRODUÇÃO DE UM RELATÓRIO DE IMPACTO INÉDITO

A Zona Oeste (AP5) será diagnosticada por meio de uma pesquisa inédita construída pela sociedade civil organizada. Trata-se do Relatório de Impacto 2020/21: juventude na Zona Oeste AP5, documento que descreverá as demandas da Zona Oeste apontadas pela juventude e os impactos da covid-19 na região, através de um diagnóstico realizado em rede que está sendo levantado por coletivos e instituições que atuam em toda a região da AP5.

A AP-5 possui uma extensão territorial de 592,33 km², correspondendo à quase metade do território da cidade (48,4%). Apesar desse grande território, a região sofre com o descaso do poder público, desde questões mais básicas, como acesso à água, saneamento, luz e transporte, até questões estruturais mais estruturais, como acesso à saúde, cultura e educação. Esse descaso é perfeitamente representado no baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento Social (IDS)  dos bairros que compõem a AP-5, os quais são os menores de toda a cidade. Com o advento da pandemia os desafios e necessidades presentes nesta região, se tornaram ainda maiores.

    Diante da identificação da ausência de dados concretos, tabulados, atualizados e maiores informações sobre as reais demandas da juventude e moradores da Zona Oeste, sobretudo durante a pandemia, com intuito de suprir essa carência de informação, o Instituto Territórios Diversos deu início a um plano de ação com uma metodologia de construção coletiva para viabilizar o projeto de pesquisa e o diagnóstico sobre essa realidade da região, desse modo, todos juntos  coletivos, instituições e pesquisadores estão unidos construindo estratégias para a concretização do documento.

Seguindo a metodologia da MultiplicAção, desde dezembro de 2020, 8 coletivos co-organizadores representantes das cinco Regiões Administrativas (RA) que formam a Zona Oeste AP5 aderiram ao método e se reuniram de forma voluntária, semanalmente, para a produção do questionário e para organizarem grupos de trabalhos por RAs garantindo que todo o território, todos os bairros da Zona Oeste seriam alcançados, são eles: Escambo Cultural,  Instituto C.A.S.A., Piracema, Maria Realengas, Idéias Espaço Criativo, Sarau do Calango, Zona Oeste Ativa,  Artes & Música WP e o Instituto Territórios Diversos. Atualmente, o movimento já conta com a participação de 72 coletivos distribuídos pelos 21 bairros da região AP5. Além desses coletivos o projeto conta com a assessoria técnica da pesquisadora da PPGEO/UFJF Dra Rose Maia, a qual tem vasta experiência nas questões relacionadas aos jovens e à Zona Oeste, e da UEZO, (única faculdade pública da Zona Oeste) que produzirá um aplicativo interativo com as informações de todos os coletivos da região.

O questionário produzido busca descrever o olhar e vivência da juventude, dos coletivos, dos agentes culturais e sociais locais. Será possível também identificar de forma atualizada as deficiências e desafios em diversas áreas sociopolíticas, bem como os efeitos sociais, econômicos, educacionais, sanitários e, principalmente, culturais da covid-19 sobre a região. Além disso, a partir deste projeto será possível mapear de forma atualizada os coletivos e instituições atuantes na zona oeste AP-5.

O questionário está disponível  e pode ser respondido por jovens entre 15 e 29 anos moradores dos bairros da Zona Oeste AP-5, através do link:

https://forms.gle/MuM1yq6nLKHe7WWw7


Comentários

Anônimo disse…
Valeu,! Estamos muito agradecidos pelo seu importante apoio!

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.