Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Relatório de Impacto 2020/21: "A juventude na Zona Oeste AP5"

 

ZONA OESTE SERÁ DIAGNOSTICADA PARA PRODUÇÃO DE UM RELATÓRIO DE IMPACTO INÉDITO

A Zona Oeste (AP5) será diagnosticada por meio de uma pesquisa inédita construída pela sociedade civil organizada. Trata-se do Relatório de Impacto 2020/21: juventude na Zona Oeste AP5, documento que descreverá as demandas da Zona Oeste apontadas pela juventude e os impactos da covid-19 na região, através de um diagnóstico realizado em rede que está sendo levantado por coletivos e instituições que atuam em toda a região da AP5.

A AP-5 possui uma extensão territorial de 592,33 km², correspondendo à quase metade do território da cidade (48,4%). Apesar desse grande território, a região sofre com o descaso do poder público, desde questões mais básicas, como acesso à água, saneamento, luz e transporte, até questões estruturais mais estruturais, como acesso à saúde, cultura e educação. Esse descaso é perfeitamente representado no baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento Social (IDS)  dos bairros que compõem a AP-5, os quais são os menores de toda a cidade. Com o advento da pandemia os desafios e necessidades presentes nesta região, se tornaram ainda maiores.

    Diante da identificação da ausência de dados concretos, tabulados, atualizados e maiores informações sobre as reais demandas da juventude e moradores da Zona Oeste, sobretudo durante a pandemia, com intuito de suprir essa carência de informação, o Instituto Territórios Diversos deu início a um plano de ação com uma metodologia de construção coletiva para viabilizar o projeto de pesquisa e o diagnóstico sobre essa realidade da região, desse modo, todos juntos  coletivos, instituições e pesquisadores estão unidos construindo estratégias para a concretização do documento.

Seguindo a metodologia da MultiplicAção, desde dezembro de 2020, 8 coletivos co-organizadores representantes das cinco Regiões Administrativas (RA) que formam a Zona Oeste AP5 aderiram ao método e se reuniram de forma voluntária, semanalmente, para a produção do questionário e para organizarem grupos de trabalhos por RAs garantindo que todo o território, todos os bairros da Zona Oeste seriam alcançados, são eles: Escambo Cultural,  Instituto C.A.S.A., Piracema, Maria Realengas, Idéias Espaço Criativo, Sarau do Calango, Zona Oeste Ativa,  Artes & Música WP e o Instituto Territórios Diversos. Atualmente, o movimento já conta com a participação de 72 coletivos distribuídos pelos 21 bairros da região AP5. Além desses coletivos o projeto conta com a assessoria técnica da pesquisadora da PPGEO/UFJF Dra Rose Maia, a qual tem vasta experiência nas questões relacionadas aos jovens e à Zona Oeste, e da UEZO, (única faculdade pública da Zona Oeste) que produzirá um aplicativo interativo com as informações de todos os coletivos da região.

O questionário produzido busca descrever o olhar e vivência da juventude, dos coletivos, dos agentes culturais e sociais locais. Será possível também identificar de forma atualizada as deficiências e desafios em diversas áreas sociopolíticas, bem como os efeitos sociais, econômicos, educacionais, sanitários e, principalmente, culturais da covid-19 sobre a região. Além disso, a partir deste projeto será possível mapear de forma atualizada os coletivos e instituições atuantes na zona oeste AP-5.

O questionário está disponível  e pode ser respondido por jovens entre 15 e 29 anos moradores dos bairros da Zona Oeste AP-5, através do link:

https://forms.gle/MuM1yq6nLKHe7WWw7


Comentários

Anônimo disse…
Valeu,! Estamos muito agradecidos pelo seu importante apoio!

Postagens mais visitadas deste blog

ECOMUSEU de Santa Cruz promove programação especial na 23ª Semana Nacional de Museus

  Em celebração à 23ª Semana Nacional de Museus, o ECOMUSEU de Santa Cruz, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, realiza uma programação especial em parceria com a Subprefeitura da Zona Oeste III, o Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica (NOPH) e o Descubra Santa Cruz RJ. A semana de atividades acontece no histórico Palacete Princesa Isabel (Rua das Palmeiras Imperiais, s/n – Santa Cruz) e conta com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade a todos os públicos. Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional de Museus é uma importante temporada cultural que mobiliza instituições de todo o país para reforçar o papel dos museus na construção de saberes e na valorização da memória coletiva. Confira a programação do Ecomuseu de Santa Cruz: ● 13/05 (segunda-feira), às 9h30 – Caminhada Cultural Fotográfica em parceria com Descubra Santa Cruz RJ Conduzida por Andressa...

Bangu Atlético Clube completa 121 anos

  O Bangu Atlético Clube completa 121 anos de vida, de lutas, conquistas e muita história. Fundado em 17 de abril de 1904, o clube nasceu dentro de uma fábrica, cresceu com o povo e se tornou um símbolo da Zona Oeste do Rio. Mais do que um time, o Bangu é parte da vida de muita gente. Eu sou um deles! Sempre frequentei o BAC desde 1960, frequentei o Moça Bonita e vi muitos jogos, (meus tios e meu pai eram fanáticos pelo Bangu e Fluminense); na sede social, frequentei em 1970, as matinês da Hollywood e Furacão 2000, em 1977 e 1978 já frequentava a noite no BAC. E a seresta da piscina?... Quanto a piscina, esta, eu ia todos os finais de semana. Tempo bom! A paixão pelo Bangu Atlético Clube, seu time de futebol e suas sedes sociais, foi passando de geração em geração, o orgulho de ser banguense.

Abertura oficial do Rio Capital Mundial do Livro

  Na abertura oficial do Rio Capital Mundial do Livro,  o Prefeito do Rio de Janeiro recebeu, nesta quarta (23), o título oficial de Capital Mundial do Livro. É um reconhecimento da Unesco a cidades que demonstram excelência em políticas de promoção da leitura.  A cerimônia que formalizou o título reuniu personalidades da cultura brasileira no Teatro Carlos Gomes, centro do Rio de Janeiro. A prefeita de Estrasburgo, na França, a última capital mundial do livro, passou a chave do evento para o prefeito Eduardo Paes. Personalidades da cultura da Zona Oeste também estiveram presentes ao evento que foi verdadeiramente um grande show.