Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Relatório de Impacto 2020/21: "A juventude na Zona Oeste AP5"

 

ZONA OESTE SERÁ DIAGNOSTICADA PARA PRODUÇÃO DE UM RELATÓRIO DE IMPACTO INÉDITO

A Zona Oeste (AP5) será diagnosticada por meio de uma pesquisa inédita construída pela sociedade civil organizada. Trata-se do Relatório de Impacto 2020/21: juventude na Zona Oeste AP5, documento que descreverá as demandas da Zona Oeste apontadas pela juventude e os impactos da covid-19 na região, através de um diagnóstico realizado em rede que está sendo levantado por coletivos e instituições que atuam em toda a região da AP5.

A AP-5 possui uma extensão territorial de 592,33 km², correspondendo à quase metade do território da cidade (48,4%). Apesar desse grande território, a região sofre com o descaso do poder público, desde questões mais básicas, como acesso à água, saneamento, luz e transporte, até questões estruturais mais estruturais, como acesso à saúde, cultura e educação. Esse descaso é perfeitamente representado no baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento Social (IDS)  dos bairros que compõem a AP-5, os quais são os menores de toda a cidade. Com o advento da pandemia os desafios e necessidades presentes nesta região, se tornaram ainda maiores.

    Diante da identificação da ausência de dados concretos, tabulados, atualizados e maiores informações sobre as reais demandas da juventude e moradores da Zona Oeste, sobretudo durante a pandemia, com intuito de suprir essa carência de informação, o Instituto Territórios Diversos deu início a um plano de ação com uma metodologia de construção coletiva para viabilizar o projeto de pesquisa e o diagnóstico sobre essa realidade da região, desse modo, todos juntos  coletivos, instituições e pesquisadores estão unidos construindo estratégias para a concretização do documento.

Seguindo a metodologia da MultiplicAção, desde dezembro de 2020, 8 coletivos co-organizadores representantes das cinco Regiões Administrativas (RA) que formam a Zona Oeste AP5 aderiram ao método e se reuniram de forma voluntária, semanalmente, para a produção do questionário e para organizarem grupos de trabalhos por RAs garantindo que todo o território, todos os bairros da Zona Oeste seriam alcançados, são eles: Escambo Cultural,  Instituto C.A.S.A., Piracema, Maria Realengas, Idéias Espaço Criativo, Sarau do Calango, Zona Oeste Ativa,  Artes & Música WP e o Instituto Territórios Diversos. Atualmente, o movimento já conta com a participação de 72 coletivos distribuídos pelos 21 bairros da região AP5. Além desses coletivos o projeto conta com a assessoria técnica da pesquisadora da PPGEO/UFJF Dra Rose Maia, a qual tem vasta experiência nas questões relacionadas aos jovens e à Zona Oeste, e da UEZO, (única faculdade pública da Zona Oeste) que produzirá um aplicativo interativo com as informações de todos os coletivos da região.

O questionário produzido busca descrever o olhar e vivência da juventude, dos coletivos, dos agentes culturais e sociais locais. Será possível também identificar de forma atualizada as deficiências e desafios em diversas áreas sociopolíticas, bem como os efeitos sociais, econômicos, educacionais, sanitários e, principalmente, culturais da covid-19 sobre a região. Além disso, a partir deste projeto será possível mapear de forma atualizada os coletivos e instituições atuantes na zona oeste AP-5.

O questionário está disponível  e pode ser respondido por jovens entre 15 e 29 anos moradores dos bairros da Zona Oeste AP-5, através do link:

https://forms.gle/MuM1yq6nLKHe7WWw7


Comentários

Anônimo disse…
Valeu,! Estamos muito agradecidos pelo seu importante apoio!

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.