Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Abraço ao Jequitibá Gigante, do Rio da Prata (CG)

 

O Projeto Sertão Carioca, realizado pela AS-PTA, em parceria com a comunidade quilombola, “Quilombo Dona Bilina” (@quilombodonabilina ), patrocinado pela PETROBRAS, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, levou os alunos e educadores do CIEP 165 - Brigadeiro Sérgio Carvalho, ao Parque Estadual da Pedra Branca, para um abraço ao Jequitibá Gigante, do Rio da Prata de Campo Grande, visando a sustentabilidade, reconhecimento do solo, ações de turismo de base comunitária e valorização do meio ambiente.

Iniciando o passeio, pelo “Sítio Farol da Prata” seguimos a sinalização por (600 m) até encontrar a trilha principal.
Deste ponto subimos em direção a “Cachoeira do Engenho” (1.6 km). Passando pelas ruinas da Escola de Pedra (Escola de Pedra do Senhor João das Furnas, onde somente homens estudavam e que anteriormente foi uma senzala), sítios e chácaras, riachos, grutas e cascatas. Apreciando a natureza, fauna e flora, em um ambiente de total harmonia com a natureza.
Depois subimos mais (280 m) até o Jequitibá gigante e centenário (369 de altitude), para darmos um abraço a este Jequitibá.
Esse monumental Jequitibá, se destaca entre as outras espécies, com seus 50 metros ou mais de altura, seus 15 metros de circunferência e fica a mais ou menos uma hora de caminhada.


Foi uma experiência única, em meio a mata ainda preservada, no Parque Estadual da Pedra Branca, em uma trilha de nível médio, bem tranquila, realizada com um guia cadastrado e junto com o pessoal do INEA.

O Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental situada na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro. É considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.500 hectares de extensão.
Leonidia - Silmo Prata - Sergio Alves

Obs.: Este abraço ao Jequitibá, também serviu de base para a pesquisa de mestrado em Ciências e Tecnologia Ambiental, da minha amiga Leonidia, para a Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO).



Comentários

Unknown disse…
Maravilhosa experiência para os alunos. Parabéns aos organizadores
Jorge Carlos disse…
Incrível como temos coisas tão bonitas e tão perto da gente.
Obrigado por nos contar sua experiência e parabéns a todos os envolvidos, pelo trabalho desenvolvido com os alunos.
Realmente foi muito bom para todos!
As vezes procuramos a beleza tão longe e não enxergamos a exuberância ao nosso lado.
Obrigado por comentar.
Unknown disse…
Vai deixar saudades aos frequentadores do bar e botequim Miguel da carne seca.

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.