Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Abraço ao Jequitibá Gigante, do Rio da Prata (CG)

 

O Projeto Sertão Carioca, realizado pela AS-PTA, em parceria com a comunidade quilombola, “Quilombo Dona Bilina” (@quilombodonabilina ), patrocinado pela PETROBRAS, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, levou os alunos e educadores do CIEP 165 - Brigadeiro Sérgio Carvalho, ao Parque Estadual da Pedra Branca, para um abraço ao Jequitibá Gigante, do Rio da Prata de Campo Grande, visando a sustentabilidade, reconhecimento do solo, ações de turismo de base comunitária e valorização do meio ambiente.

Iniciando o passeio, pelo “Sítio Farol da Prata” seguimos a sinalização por (600 m) até encontrar a trilha principal.
Deste ponto subimos em direção a “Cachoeira do Engenho” (1.6 km). Passando pelas ruinas da Escola de Pedra (Escola de Pedra do Senhor João das Furnas, onde somente homens estudavam e que anteriormente foi uma senzala), sítios e chácaras, riachos, grutas e cascatas. Apreciando a natureza, fauna e flora, em um ambiente de total harmonia com a natureza.
Depois subimos mais (280 m) até o Jequitibá gigante e centenário (369 de altitude), para darmos um abraço a este Jequitibá.
Esse monumental Jequitibá, se destaca entre as outras espécies, com seus 50 metros ou mais de altura, seus 15 metros de circunferência e fica a mais ou menos uma hora de caminhada.


Foi uma experiência única, em meio a mata ainda preservada, no Parque Estadual da Pedra Branca, em uma trilha de nível médio, bem tranquila, realizada com um guia cadastrado e junto com o pessoal do INEA.

O Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental situada na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro. É considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.500 hectares de extensão.
Leonidia - Silmo Prata - Sergio Alves

Obs.: Este abraço ao Jequitibá, também serviu de base para a pesquisa de mestrado em Ciências e Tecnologia Ambiental, da minha amiga Leonidia, para a Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO).



Comentários

Unknown disse…
Maravilhosa experiência para os alunos. Parabéns aos organizadores
Jorge Carlos disse…
Incrível como temos coisas tão bonitas e tão perto da gente.
Obrigado por nos contar sua experiência e parabéns a todos os envolvidos, pelo trabalho desenvolvido com os alunos.
Realmente foi muito bom para todos!
As vezes procuramos a beleza tão longe e não enxergamos a exuberância ao nosso lado.
Obrigado por comentar.
Unknown disse…
Vai deixar saudades aos frequentadores do bar e botequim Miguel da carne seca.

Postagens mais visitadas deste blog

Instituto Estadual de Olhos, será inaugurado em Campo Grande - RJ

  O Instituto Estadual de Olhos, será inaugurado dia 07 de abril, às 9h da manhã,  com a presença do Governador Cláudio Castro, Dr. Luizinho, Dep.Estadual Jorge Felipe Neto entre outras autoridades competentes. O Instituto está localizado dentro do Hospital Estadual Eduardo Rabello, e já está funcionando com consultas oftalmológicas e procedimentos cirúrgicos. De acordo com o Dr. Luizinho, o objetivo é eliminar a fila de espera de idosos por procedimentos oftalmológicos particularmente em cirurgias de catarata.  Está é uma grande conquista para toda a Zona Oeste e regiões adjacentes.

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.

Diretora Cultural da AECCGA, faz reuniao com a classe artística da Zona Oeste.

       A diretora cultural da AECCGA (Associação Empresarial Comunitária  de Campo Grande e Adjacências), Nancilia Pereira, realizou nesta sexta-feira, 04/04, uma reunião com a classe artística da Zona Oeste para tratar de ações que serão realizadas nos meses de maio, junho e julho, em Campo Grande, Rio de Janeiro.    A diretoria cultural da AECCGA está empenhada em promover atividades culturais, como: exposições, palestras, concursos e conferências, mantendo relações com todas as entidades culturais da Zona Oeste.