O Projeto Sertão Carioca, realizado pela AS-PTA, em parceria com a comunidade quilombola, “Quilombo Dona Bilina” (@quilombodonabilina ), patrocinado pela PETROBRAS, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, levou os alunos e educadores do CIEP 165 - Brigadeiro Sérgio Carvalho, ao Parque Estadual da Pedra Branca, para um abraço ao Jequitibá Gigante, do Rio da Prata de Campo Grande, visando a sustentabilidade, reconhecimento do solo, ações de turismo de base comunitária e valorização do meio ambiente.
Iniciando o passeio, pelo “Sítio Farol da Prata” seguimos a sinalização por (600 m) até encontrar a trilha principal.
Deste ponto subimos em direção a “Cachoeira do Engenho” (1.6 km). Passando pelas ruinas da Escola de Pedra (Escola de Pedra do Senhor João das Furnas, onde somente homens estudavam e que anteriormente foi uma senzala), sítios e chácaras, riachos, grutas e cascatas. Apreciando a natureza, fauna e flora, em um ambiente de total harmonia com a natureza.
Depois subimos mais (280 m) até o Jequitibá gigante e centenário (369 de altitude), para darmos um abraço a este Jequitibá.
Esse monumental Jequitibá, se destaca entre as outras espécies, com seus 50 metros ou mais de altura, seus 15 metros de circunferência e fica a mais ou menos uma hora de caminhada.
Foi uma experiência única, em meio a mata ainda preservada, no Parque Estadual da Pedra Branca, em uma trilha de nível médio, bem tranquila, realizada com um guia cadastrado e junto com o pessoal do INEA.
O Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental situada na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro. É considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.500 hectares de extensão.
Leonidia - Silmo Prata - Sergio Alves
Obs.: Este abraço ao Jequitibá, também serviu de base para a pesquisa de mestrado em Ciências e Tecnologia Ambiental, da minha amiga Leonidia, para a Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO).
Comentários
Obrigado por nos contar sua experiência e parabéns a todos os envolvidos, pelo trabalho desenvolvido com os alunos.
Obrigado por comentar.