Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Serra da Posse, na Zona Oeste do Rio, agora é Floresta da Posse

 

Através do Decreto RIO Nº 50962 de 8 de junho de 2022, o Prefeito Eduardo Paes, criou a Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Posse.

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais e, tendo em vista o disposto no inciso IV do art. 107 da Lei Orgânica do Município; considerando a Meta de Aichi nº 11, da Convenção sobre a Diversidade Biológica, que estipula que 17% da superfície terrestre do planeta esteja inserido em áreas protegidas geridas de maneira efetiva; e a Lei Federal n.º 9.985 de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e dá outras providências; considerando a Lei Federal nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional de Mudanças Climáticas, que preconiza, dentre outras diretrizes, a consolidação e a expansão das áreas legalmente protegidas, o incentivo aos reflorestamentos e a recomposição da cobertura vegetal em áreas degradadas; relacionou a Serra da Posse como uma das áreas prioritárias para proteção legal; instituiu o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável e classificou os Morros Luís Bom e da Posse como “Sítio de Relevante Interesse Paisagístico e Ambiental”;

Propôs a criação de uma Unidade de Conservação para proteger a Serra da Posse; denominada: “ARIE Floresta da Posse” - Área de Relevante Interesse Ecológico - ARIE Floresta da Posse, nos bairros de Campo Grande, Santíssimo e Senador Vasconcelos, no Município do Rio de Janeiro, criando assim a Floresta da Posse.

 

A Floresta da Posse está localizada no coração da Zona Oeste do Rio de Janeiro e fica entre os bairros de Campo Grande, Santíssimo e Senador Augusto Vasconcelos. Possui cerca de 2 milhões de metros quadrados e cerca de 60 mil pessoas morando no entorno.

Segundo os membros do “Nosso Bosque” (ONG que atua na preservação ambiental e educação ambiental, na Serra da Posse), já foram fotografadas mais de 80 espécies de aves, entre elas a Arara-Maracanã e o Papagaio-verdadeiro; Cobras, lagartos e pequenos mamíferos nativos da Mata Atlântica, como o Ouriço-Cacheiro e o Tapiti (Coelho Brasileiro).

 

Do alto da Serra, é possível avistar o Dedo de Deus em Teresópolis e o Pico do Papagaio na Ilha Grande, além de uma vista privilegiada de toda região de Campo Grande e panorâmica da Serra da Mendanha e do Maciço da Pedra Branca.


Comentários

Carlos Alberto disse…
Uma grande conquista para a Zona Oeste.
Anônimo disse…
Lugar lindo demais

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.