Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Serra da Posse, na Zona Oeste do Rio, agora é Floresta da Posse

 

Através do Decreto RIO Nº 50962 de 8 de junho de 2022, o Prefeito Eduardo Paes, criou a Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Posse.

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais e, tendo em vista o disposto no inciso IV do art. 107 da Lei Orgânica do Município; considerando a Meta de Aichi nº 11, da Convenção sobre a Diversidade Biológica, que estipula que 17% da superfície terrestre do planeta esteja inserido em áreas protegidas geridas de maneira efetiva; e a Lei Federal n.º 9.985 de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e dá outras providências; considerando a Lei Federal nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional de Mudanças Climáticas, que preconiza, dentre outras diretrizes, a consolidação e a expansão das áreas legalmente protegidas, o incentivo aos reflorestamentos e a recomposição da cobertura vegetal em áreas degradadas; relacionou a Serra da Posse como uma das áreas prioritárias para proteção legal; instituiu o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável e classificou os Morros Luís Bom e da Posse como “Sítio de Relevante Interesse Paisagístico e Ambiental”;

Propôs a criação de uma Unidade de Conservação para proteger a Serra da Posse; denominada: “ARIE Floresta da Posse” - Área de Relevante Interesse Ecológico - ARIE Floresta da Posse, nos bairros de Campo Grande, Santíssimo e Senador Vasconcelos, no Município do Rio de Janeiro, criando assim a Floresta da Posse.

 

A Floresta da Posse está localizada no coração da Zona Oeste do Rio de Janeiro e fica entre os bairros de Campo Grande, Santíssimo e Senador Augusto Vasconcelos. Possui cerca de 2 milhões de metros quadrados e cerca de 60 mil pessoas morando no entorno.

Segundo os membros do “Nosso Bosque” (ONG que atua na preservação ambiental e educação ambiental, na Serra da Posse), já foram fotografadas mais de 80 espécies de aves, entre elas a Arara-Maracanã e o Papagaio-verdadeiro; Cobras, lagartos e pequenos mamíferos nativos da Mata Atlântica, como o Ouriço-Cacheiro e o Tapiti (Coelho Brasileiro).

 

Do alto da Serra, é possível avistar o Dedo de Deus em Teresópolis e o Pico do Papagaio na Ilha Grande, além de uma vista privilegiada de toda região de Campo Grande e panorâmica da Serra da Mendanha e do Maciço da Pedra Branca.


Comentários

Carlos Alberto disse…
Uma grande conquista para a Zona Oeste.
Anônimo disse…
Lugar lindo demais

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.