Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Serra da Posse, na Zona Oeste do Rio, agora é Floresta da Posse

 

Através do Decreto RIO Nº 50962 de 8 de junho de 2022, o Prefeito Eduardo Paes, criou a Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Posse.

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais e, tendo em vista o disposto no inciso IV do art. 107 da Lei Orgânica do Município; considerando a Meta de Aichi nº 11, da Convenção sobre a Diversidade Biológica, que estipula que 17% da superfície terrestre do planeta esteja inserido em áreas protegidas geridas de maneira efetiva; e a Lei Federal n.º 9.985 de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e dá outras providências; considerando a Lei Federal nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional de Mudanças Climáticas, que preconiza, dentre outras diretrizes, a consolidação e a expansão das áreas legalmente protegidas, o incentivo aos reflorestamentos e a recomposição da cobertura vegetal em áreas degradadas; relacionou a Serra da Posse como uma das áreas prioritárias para proteção legal; instituiu o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável e classificou os Morros Luís Bom e da Posse como “Sítio de Relevante Interesse Paisagístico e Ambiental”;

Propôs a criação de uma Unidade de Conservação para proteger a Serra da Posse; denominada: “ARIE Floresta da Posse” - Área de Relevante Interesse Ecológico - ARIE Floresta da Posse, nos bairros de Campo Grande, Santíssimo e Senador Vasconcelos, no Município do Rio de Janeiro, criando assim a Floresta da Posse.

 

A Floresta da Posse está localizada no coração da Zona Oeste do Rio de Janeiro e fica entre os bairros de Campo Grande, Santíssimo e Senador Augusto Vasconcelos. Possui cerca de 2 milhões de metros quadrados e cerca de 60 mil pessoas morando no entorno.

Segundo os membros do “Nosso Bosque” (ONG que atua na preservação ambiental e educação ambiental, na Serra da Posse), já foram fotografadas mais de 80 espécies de aves, entre elas a Arara-Maracanã e o Papagaio-verdadeiro; Cobras, lagartos e pequenos mamíferos nativos da Mata Atlântica, como o Ouriço-Cacheiro e o Tapiti (Coelho Brasileiro).

 

Do alto da Serra, é possível avistar o Dedo de Deus em Teresópolis e o Pico do Papagaio na Ilha Grande, além de uma vista privilegiada de toda região de Campo Grande e panorâmica da Serra da Mendanha e do Maciço da Pedra Branca.


Comentários

Carlos Alberto disse…
Uma grande conquista para a Zona Oeste.
Anônimo disse…
Lugar lindo demais

Postagens mais visitadas deste blog

Júlio Corrêa - Poeta e escritor brasileiro, da Zona Oeste, brilhando em Portugal

  O poeta e escritor brasileiro, da nossa querida Zona Oeste, morador de Campo Grande, Júlio Corrêa, recebeu uma homenagem na Casa de Poesia de Setúbal - Azeitão – Portugal, no dia 28 de junho de 2025, pelo conjunto da sua obra literária. É com muito orgulho que recebemos esta noticia, vindo do além-mar, pois atualmente ele reside em Portugal e parabenizamos o grande poeta, escritor, ator, professor de teatro e um artista multifacetado, pelo seu belo legado cultural. Júlio Corrêa, já publicou 7 livros, ganhou inúmeros prêmios literários e de interpretação de poemas, representou inúmeras peças (inclusive no Teatro Arthur Azevedo), participou de feiras literárias no Brasil e em Portugal, pertence a algumas academias e associações literárias no Brasil e em Portugal, deu aulas de teatro em Lisboa e atualmente é encenador em Setúbal. É um artista que leva o nome de Campo Grande para além do Atlântico. Parabéns, Júlio Corrêa!

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Recital musical em homenagem a Dineyar Valente Plaza

  No dia 2 de julho de 2025, aconteceu um lindo Recital Musical em homenagem à querida, Dineyar Valente Plaza. O evento foi realizado na Cafeteria Cheirin Bão, no Parkshopping Campo Grande. Apesar do dia chuvoso e frio, o que prevaleceu foi o calor humano e a energia positiva que encheram o ambiente! Dineyar, que é professora, advogada, musicista, pedagoga, escritora e amiga, reuniu familiares, amigos e admiradores para celebrar seus 97 anos de vida. Com o apoio da AECCGA e da escritora Nancilia Pereira, ela proporcionou uma verdadeira explosão de sentimentos, uma homenagem mais do que merecida por sua história de vida que transformou muitos ao seu redor. Foi um momento de gratidão e emoção, especialmente ao ver Dineyar deslizar seus dedos pelas teclas do piano com tanta maestria, demonstrando seu talento único. Sua alegria e contagiante energia iluminam a todos, e sua trajetória é um exemplo de vida para todos nós. Recital musical - Dineyar Valente Plaza Que Deus continue abençoan...