Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Artista plástico, descendente dos Tupinambás, lança videoarte em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas.

 

Foto divulgação (Adilson Dias)


    O artista plástico, Adilson Dias, lançou o videoarte *“OKAETÉ” – A nossa casa em jogo, em homenagem ao dia internacional dos Povos Indígenas.

     Glauber Rocha, dizia: “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, foi partindo dessa premissa que Adilson Dias, colocou em prática a concepção do videoarte “OKAETÉ”.

  
 
    Tudo pensado meticulosamente, Adilson, dirigiu e produziu, com codireção de Márcio Coutinho. 
    O vídeo mostra os indígenas jogando futebol em um campo redondo, que simboliza uma oca a céu aberto. Para este feito, contou com a participação do Time Real Bracuí da Aldeia Sapukai, (Aldeia Indígena Guarani, de Angra dos Reis).

    O videoarte foi filmado no Sítio Amor Perfeito, em Campo Grande, que conta com um bom espaço externos, criando um ambiente Perfeito e, com Amor para as filmagens.
    Pondo em prática a sua criatividade, Adilson, convidou a professora e articuladora cultural, Leila da Penha Guimarães, para auxilia-lo em sua produção, já a mesma, convidou o Grupo Coletivo Cultural Rio da Prata, para fazer uma apresentação para os indígenas, pois este grupo tem se destacado exatamente com a preocupação com os povos indígenas, os quilombos, os negros e a valorização da história do sub bairro do Rio da Prata de Campo Grande.

Leila Guimarães, sendo ornamentada pelo Tupãzinho

Apresentação do Coletivo Cultural, aos indígenas

    Adilson Dias, é popularmente conhecido como o ex-menino de rua da Candelária, que se encontrou com a arte, após admirar a cúpula do CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil. O artista plástico nasceu no bairro Campo Grande, Rio de Janeiro, mas vem do ventre de uma guerreira indígena Tupinambá do Sul da Bahia – Ilhéus.

    O projeto OKAETÉ, tem por finalidade homenagear os povos indígenas, promover o futebol jogado por eles e mostrar a importância desse povo.
 

    Já o “FUTEOKA”, nome dado ao jogo, esse tem oito jogadores de cada lado, quatro traves e duas bolas.

    O videoarte também contou com mulheres indígenas de outras etnias representando a “Pacha Mama” que significa a mãe terra.


    *“OKAETÉ” é a junção das palavras Tupi-Guarani Oca (casa) e Eté (verdadeiro, sincero).

    Quer ver como ficou essa história, clique no link abaixo


Comentários

Rodrigo disse…
Um trabalho muito bacana!
Idla disse…
Que show, parabéns!

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.