A AGETRANSP abriu consulta pública para que a sociedade pudesse contribuir com sugestões a respeito da elaboração de uma minuta de resolução, que vai estabelecer procedimentos para o exame e a homologação de propostas de alteração da programação da operação dos serviços de transportes de passageiros regulados pela agência: ônibus, barcas, trens e metrô.
Enviei as minhas sugestões quanto aos ônibus, BRT, Trens e Metrô.
Fiz minhas reivindicações para a melhoria na infraestrutura viária, e também na infraestrutura de trânsito, pois muitas vias não comportam mais o número de veículos transitando pelo bairro e somente o anel viário que está sendo construído não será suficiente para diminuir os engarrafamentos.
Sou morador de Campo Grande, Zona Oeste; bairro mais populoso do Brasil e o maior arrecadador fiscal do Rio de Janeiro.
Por aqui o transporte é bem deficiente, tendo que às vezes ficar na mão de um transporte alternativo que mais parece um transporte pirata.
Quem depende de transporte público no Rio de Janeiro, sabe muito bem o que é passar sufoco.
ÔNIBUS
Justificativa:
Os ônibus, em sua maioria estão sucateados, muitos sem ar condicionado.
Foram retiradas várias linhas de ônibus que facilitavam a vida dos passageiros dizendo que iria melhorar a integração e isso não aconteceu, pelo contrário, piorou a vida dos passageiros que agora tem que fazer baldeações para chegar ao destino que era direto.
A tal integração, não existe!
Solução:
1 - Integração - Rodoviária de Campo Grande (BRT) x Metrô Coelho Neto
Existia a concessão de uma linha de ônibus que era a linha 937 (antiga 817) Campo Grande - Fazenda Botafogo (via Bangu) e que sumiu, porque não transformar esta linha em uma integração (BRT) Campo Grande x (Metrô) Coelho Neto?
2 - Integração - Rodoviária de Campo Grande (BRT) x BRT Sulacap
3 - A volta da linha 815 Bangu x Jardim Palmares, que facilitava a vida dos moradores de Senador Vasconcelos, que não tem uma linha de ônibus passando pela Av. Cesário de Melo
4 - A volta da linha 738 - Marechal Hermes / Urucânia, que facilitava a população.
5 – Integração - Estação de Trem, Senador Vasconcelos x BRT Magarça
IDA: Estação Senador Vasconcelos, Av Joaquim Magalhães, viaduto de Vasconcelos, Av. Santa Cruz, Estrada do Pré, Estrada do Cabuçu, Rua Olinda Ellis (MIÉCIMO), Estrada do Cambota, Rua Iturbirdes Esteves, Rua Comari (PAM), Estrada do Monteiro (ParkShopping), Estrada do Magarça, BRT Magarça
VOLTA: BRT Magarça, Estrada do Magarça, Estrada do Monteiro (ParkShopping), Estrada do Cambota, Rua Comari (PAM), Rua Iturbirdes Esteves, Estrada do Cambota, Rua Olinda Ellis (MIÉCIMO), Estrada do Cabuçu, Estrada do Pré, Av. Santa Cruz, Av Joaquim Magalhães, Viaduto de Vasconcelos, Estação Senador Vasconcelos.
6 – Ônibus circular Cantagalo X Rodoviária de Campo Grande (Circular Cachamorra)
IDA: Estrada do Cantagalo, Estrada do Monteiro (ParkShopping), Rua Professor Castilho, Av Cesário de Melo, Rua Aurélio de Figueiredo, Rodoviária de Campo Grande.
VOLTA: Rodoviária de Campo Grande, Rua Xavier Marques, Av Cesário de Melo, Rua Arthur Rios, Av Dom Sebastião Primeiro, Estrada do Cabuçu, Rua Olinda Ellis, Estrada da Cachamorra, Largo do Correia, Estrada do Mato Alto, Estrada do Monteiro (ParkShopping), Estrada do Cantagalo
7 – Ônibus circular Mendanha x Rio da Prata
IDA: Largo do Mendanha, Estrada do Mendanha, Estrada das Capoeiras, Estrada Rio do A, Viaduto Alim Pedro, Av. Cesário de Melo (Centro de CG), Estrada do Cabuçu, Largo do Rio da Prata
VOLTA: Largo do Rio da Prata, Estrada do Cabuçu, Av Cesário de Melo (Centro de CG), Viaduto novo de CG, Estrada da Caroba, Estrada das Capoeiras, Estrada do Mendanha, Largo do Mendanha.
TERMINAL RODOVIÁRIO
Justificativa:
Terminal Rodoviário de Campo Grande.
O existente cumpre sua função, mas do outro lado do bairro de Campo Grande, existe a necessidade de um Terminal Rodoviário, pois os passageiros tem que enfrentar filas em locais sem abrigo, ficando sujeito a intempéries, além da desordem e falta de limpeza nos pontos.
O bairro mais populoso do Brasil, deveria ter um Terminal Rodoviário Intermunicipal e Interestadual, pois, daqui partem ônibus para: Itaguaí, Caxias, Nova Iguaçu, Mangaratiba, Angra dos Reis, Niterói, Barra Mansa e São Paulo. Sendo que muitos saem de locais totalmente sem condições, pontos no meio da rua, sem abrigo de calor ou chuva.
As linhas de Niterói, São Paulo, Barra Mansa e Angra, saem do Terminal de ônibus de Campo Grande, junto com outras linhas normais de bairro, mas seria muito melhor se tivéssemos um terminal onde pudesse haver uma integração, partindo dali também as linhas de Itaguaí, Caxias, Nova Iguaçu, Mangaratiba e, outras linhas como: São José dos Campos, Petrópolis, Paraty, Volta Redonda, Juiz de Fora, Campos dos Goitacazes e Costa Azul do Rio.
BANGU
O bairro necessita urgentemente de um terminal de ônibus, pois os pontos finais existentes, ficam em locais distantes uns dos outros, muitos, sem abrigo, ficando sujeito a intempéries, além da desordem e falta de limpeza
Solução:
1 – Construção de um Terminal Rodoviário Intermunicipal, com todas as linhas partindo dali.
2 – Construção de um Terminal Rodoviário do outro lado de Campo Grande
3 – Construção de um Terminal Rodoviário em Bangu
TRENS
Justificativa
Os trens estão circulando com um intervalo muito grande e levando horas para chegar à Central do Brasil e estão superlotados.
Solução:
1 – Trem diretão saindo de Santa Cruz e só parando nas principais estações.
Santa Cruz, Paciência, Campo Grande, Bangu, Padre Miguel, Magalhães Bastos (BRT), Deodoro, Madureira, Engenho de Dentro, Maracanã (METRÔ), Central do Brasil
2 – Trem direto saindo de Campo Grande
3 – Trem Campo Grande x Nova Iguaçu (Deodoro)
ESTRADAS
Justificativa
As estradas existentes no bairro mais populoso do Brasil e o maior bairro do Rio, não estão suportando o número de veículos circulando em suas vias e os congestionamentos são constantes, trazendo transtornos à população.
Solução:
1 – Duplicação da Antiga Rio São Paulo, Da Estrada Rio do A até o Viaduto Oscar Brito (Campo Grande)
2 – Melhoria viária na Estrada dos Caboclos, com calçamento e recuos.
3 – Duplicação da Estrada da Cachamorra
4 – Colocação de rotatória no entroncamento da Estrada da Cachamorra com Rua Olinda Ellis
5 – Colocação de rotatória no entroncamento da Estrada da Cachamorra com Estrada dos Caboclos
6 – Colocação de rotatória no entroncamento da Rua Olinda Ellis com estrada do Cabuçu
Construção da TransBaixada até Bangu
Ampliação da Via Light até Madureira.
Estas são algumas das justificativas e sugestões mais importantes, mas poderia sugerir muitas outras.
Comentários
Onde estão os políticos eleitos na Zona Oeste que não correm atrás disso.
Já deveríamos ter uma rododiviaria Intermunicipal e um Terminal no lado Sul de Campo Grande há muito tempo, mas ninguém faz nada.
Não temos uma condução a não ser o trem, a linha 815 era a única que tinhamos para ir a Bangu ou Campo Grande, tiraram o nosso direito e ninguém se mobilizou para que ela voltasse.
Somos carentes de muitas coisas, precisamos de urbanização, aqui os puxadinhos estão tomando conta de tudo.
Poderiam fazer uma via lindeira no lado sul, ao longa via férrea da Estação de Vasconcelos até Santíssimo, seria uma solução para a saida do pessoal para a Av Brasil.
Alô políticos cadê vocês?
Alguém sabe se é verdade?