Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Mobilidade Urbana no Rio de Janeiro – Zona Oeste - 2023

 


    A AGETRANSP abriu consulta pública para que a sociedade pudesse contribuir com sugestões a respeito da elaboração de uma minuta de resolução, que vai estabelecer procedimentos para o exame e a homologação de propostas de alteração da programação da operação dos serviços de transportes de passageiros regulados pela agência: ônibus, barcas, trens e metrô.

    Enviei as minhas sugestões quanto aos ônibus, BRT, Trens e Metrô.

    Fiz minhas reivindicações para a melhoria na infraestrutura viária, e também na infraestrutura de trânsito, pois muitas vias não comportam mais o número de veículos transitando pelo bairro e somente o anel viário que está sendo construído não será suficiente para diminuir os engarrafamentos.

    Sou morador de Campo Grande, Zona Oeste; bairro mais populoso do Brasil e o maior arrecadador fiscal do Rio de Janeiro.

    Por aqui o transporte é bem deficiente, tendo que às vezes ficar na mão de um transporte alternativo que mais parece um transporte pirata.

    Quem depende de transporte público no Rio de Janeiro, sabe muito bem o que é passar sufoco.


ÔNIBUS

Justificativa:

Os ônibus, em sua maioria estão sucateados, muitos sem ar condicionado.

Foram retiradas várias linhas de ônibus que facilitavam a vida dos passageiros dizendo que iria melhorar a integração e isso não aconteceu, pelo contrário, piorou a vida dos passageiros que agora tem que fazer baldeações para chegar ao destino que era direto.

A tal integração, não existe!                                                      



Solução:

1 - Integração - Rodoviária de Campo Grande (BRT) x Metrô Coelho Neto

    Existia a concessão de uma linha de ônibus que era a linha 937 (antiga 817) Campo Grande - Fazenda Botafogo (via Bangu) e que sumiu, porque não transformar esta linha em uma integração (BRT) Campo Grande x (Metrô) Coelho Neto?

2 - Integração - Rodoviária de Campo Grande (BRT) x BRT Sulacap

3 - A volta da linha 815 Bangu x Jardim Palmares, que facilitava a vida dos moradores de Senador Vasconcelos, que não tem uma linha de ônibus passando pela Av. Cesário de Melo

4 - A volta da linha 738 - Marechal Hermes / Urucânia, que facilitava a população.

5 – Integração - Estação de Trem, Senador Vasconcelos x BRT Magarça

IDA: Estação Senador Vasconcelos, Av Joaquim Magalhães, viaduto de Vasconcelos, Av. Santa Cruz, Estrada do Pré, Estrada do Cabuçu, Rua Olinda Ellis (MIÉCIMO), Estrada do Cambota, Rua Iturbirdes Esteves, Rua Comari (PAM), Estrada do Monteiro (ParkShopping), Estrada do Magarça, BRT Magarça

VOLTA: BRT Magarça, Estrada do Magarça, Estrada do Monteiro (ParkShopping), Estrada do Cambota, Rua Comari (PAM), Rua Iturbirdes Esteves, Estrada do Cambota, Rua Olinda Ellis (MIÉCIMO), Estrada do Cabuçu, Estrada do Pré, Av. Santa Cruz, Av Joaquim Magalhães, Viaduto de Vasconcelos, Estação Senador Vasconcelos.

6 – Ônibus circular Cantagalo X Rodoviária de Campo Grande (Circular Cachamorra)

IDA: Estrada do Cantagalo, Estrada do Monteiro (ParkShopping), Rua Professor Castilho, Av Cesário de Melo, Rua Aurélio de Figueiredo, Rodoviária de Campo Grande.

VOLTA: Rodoviária de Campo Grande, Rua Xavier Marques, Av Cesário de Melo, Rua Arthur Rios, Av Dom Sebastião Primeiro, Estrada do Cabuçu, Rua Olinda Ellis, Estrada da Cachamorra, Largo do Correia, Estrada do Mato Alto, Estrada do Monteiro (ParkShopping), Estrada do Cantagalo

7 – Ônibus circular Mendanha x Rio da Prata

IDA: Largo do Mendanha, Estrada do Mendanha, Estrada das Capoeiras, Estrada Rio do A, Viaduto Alim Pedro, Av. Cesário de Melo (Centro de CG), Estrada do Cabuçu, Largo do Rio da Prata

VOLTA: Largo do Rio da Prata, Estrada do Cabuçu, Av Cesário de Melo (Centro de CG), Viaduto novo de CG, Estrada da Caroba, Estrada das Capoeiras, Estrada do Mendanha, Largo do Mendanha.


TERMINAL RODOVIÁRIO

Justificativa:

    Terminal Rodoviário de Campo Grande.

    O existente cumpre sua função, mas do outro lado do bairro de Campo Grande, existe a necessidade de um Terminal Rodoviário, pois os passageiros tem que enfrentar filas em locais sem abrigo, ficando sujeito a intempéries, além da desordem e falta de limpeza nos pontos.

    O bairro mais populoso do Brasil, deveria ter um Terminal Rodoviário Intermunicipal e Interestadual, pois, daqui partem ônibus para: Itaguaí, Caxias, Nova Iguaçu, Mangaratiba, Angra dos Reis, Niterói, Barra Mansa e São Paulo. Sendo que muitos saem de locais totalmente sem condições, pontos no meio da rua, sem abrigo de calor ou chuva.

    As linhas de Niterói, São Paulo, Barra Mansa e Angra, saem do Terminal de ônibus de Campo Grande, junto com outras linhas normais de bairro, mas seria muito melhor se tivéssemos um terminal onde pudesse haver uma integração, partindo dali também as linhas de Itaguaí, Caxias, Nova Iguaçu, Mangaratiba e, outras linhas como: São José dos Campos, Petrópolis, Paraty, Volta Redonda, Juiz de Fora, Campos dos Goitacazes e Costa Azul do Rio.

BANGU

    O bairro necessita urgentemente de um terminal de ônibus, pois os pontos finais existentes, ficam em locais distantes uns dos outros, muitos, sem abrigo, ficando sujeito a intempéries, além da desordem e falta de limpeza

Solução:

1 – Construção de um Terminal Rodoviário Intermunicipal, com todas as linhas partindo dali.

2 – Construção de um Terminal Rodoviário do outro lado de Campo Grande

3 – Construção de um Terminal Rodoviário em Bangu


TRENS

Justificativa

Os trens estão circulando com um intervalo muito grande e levando horas para chegar à Central do Brasil e estão superlotados.

Solução:

1 – Trem diretão saindo de Santa Cruz e só parando nas principais estações.
Santa Cruz, Paciência, Campo Grande, Bangu, Padre Miguel, Magalhães Bastos (BRT), Deodoro, Madureira, Engenho de Dentro, Maracanã (METRÔ), Central do Brasil

2 – Trem direto saindo de Campo Grande

3 – Trem Campo Grande x Nova Iguaçu (Deodoro)


ESTRADAS

Justificativa

    As estradas existentes no bairro mais populoso do Brasil e o maior bairro do Rio, não estão suportando o número de veículos circulando em suas vias e os congestionamentos são constantes, trazendo transtornos à população.

Solução:

1 –  Duplicação da Antiga Rio São Paulo, Da Estrada Rio do A até o Viaduto Oscar Brito (Campo Grande)

2 – Melhoria viária na Estrada dos Caboclos, com calçamento e recuos.

3 – Duplicação da Estrada da Cachamorra

4 – Colocação de rotatória no entroncamento da Estrada da Cachamorra com Rua Olinda Ellis

5 – Colocação de rotatória no entroncamento da Estrada da Cachamorra com Estrada dos Caboclos

6 – Colocação de rotatória no entroncamento da Rua Olinda Ellis com estrada do Cabuçu

Além de:

Construção da TransBaixada até Bangu

Ampliação da Via Light até Madureira.



Estas são algumas das justificativas e sugestões mais importantes, mas poderia sugerir muitas outras.





Comentários

Anônimo disse…
Ótimas sugestões, só espero que alguém realmente faça.
Onde estão os políticos eleitos na Zona Oeste que não correm atrás disso.
Já deveríamos ter uma rododiviaria Intermunicipal e um Terminal no lado Sul de Campo Grande há muito tempo, mas ninguém faz nada.
José Gerônimo disse…
Até que enfim alguém lembro de Senador Vasconcelos, um bairro perdido no meio de outro bairro.
Não temos uma condução a não ser o trem, a linha 815 era a única que tinhamos para ir a Bangu ou Campo Grande, tiraram o nosso direito e ninguém se mobilizou para que ela voltasse.
Somos carentes de muitas coisas, precisamos de urbanização, aqui os puxadinhos estão tomando conta de tudo.
Poderiam fazer uma via lindeira no lado sul, ao longa via férrea da Estação de Vasconcelos até Santíssimo, seria uma solução para a saida do pessoal para a Av Brasil.
Alô políticos cadê vocês?
Idla disse…
Ouvi dizer que vão construir uma rotatória no final da Cachamorra com a Olinda Ellis.
Alguém sabe se é verdade?

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.