Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

MUSEU DE BANGU COMPLETA 31 ANOS

 

No dia 24 de maio de 2025, o Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, Centro Cultural da Região de Bangu - MUSEU DE BANGU, completou 31 anos de existência.

A Criação do Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos – Centro Cultural da Região de Bangu - Museu de Bangu, é fruto do idealismo de pessoas ligadas a Bangu. Foi assim que em 07 de março de 1994, num encontro casual na Padaria Mercúrio que os senhores Benevenuto Rovere Neto, Murillo Guimarães e Antônio Fernandes Filho, com vistas ao resgate de valores culturais e históricos da região, resolveram no final do bate-papo amigo, criar um museu no bairro.

Posteriormente outras pessoas foram convidadas. Depois de várias reuniões é fundado o Grêmio Literário em 24 de maio de 1994. Nesse dia a sede da ACERB – Associação Comercial e Empresarial da Região de Bangu, na Av. Santa Cruz, 4425 salas 202 e 203, Bangu Rio de Janeiro RJ., foi gentilmente cedida pelo seu Presidente Sr. Domingos Matos dos Santos e sua diretoria.

Entre as atribuições do Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos estão as de ministrar cursos livre de pintura em tela, gincanas de pinturas, exposições temáticas, divulgar e incentivar realizações culturais, palestras e seminários; defender a livre manifestação de todas as formas de cultura, desenvolver eventos culturais e educacionais e manter em exposição permanente um acervo com fotos, documentos e objetos antigos, um verdadeiro museu no bairro.

Fonte: Histórias de Bangu - A Memória de um bairro - Rogério Melo

Centro Cultural da Região de Bangu – Museu de Bangu, está localizado a Rua Silva Cardoso, 349 – A Bangu, Rio de Janeiro RJ. Cep: 21810-031 Telefone (21) 3331-0025 - E-mail: museudebangu@gmail.com

Mais informações: https://www.instagram.com/p/DKCEpFHup--/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Júlio Corrêa - Poeta e escritor brasileiro, da Zona Oeste, brilhando em Portugal

  O poeta e escritor brasileiro, da nossa querida Zona Oeste, morador de Campo Grande, Júlio Corrêa, recebeu uma homenagem na Casa de Poesia de Setúbal - Azeitão – Portugal, no dia 28 de junho de 2025, pelo conjunto da sua obra literária. É com muito orgulho que recebemos esta noticia, vindo do além-mar, pois atualmente ele reside em Portugal e parabenizamos o grande poeta, escritor, ator, professor de teatro e um artista multifacetado, pelo seu belo legado cultural. Júlio Corrêa, já publicou 7 livros, ganhou inúmeros prêmios literários e de interpretação de poemas, representou inúmeras peças (inclusive no Teatro Arthur Azevedo), participou de feiras literárias no Brasil e em Portugal, pertence a algumas academias e associações literárias no Brasil e em Portugal, deu aulas de teatro em Lisboa e atualmente é encenador em Setúbal. É um artista que leva o nome de Campo Grande para além do Atlântico. Parabéns, Júlio Corrêa!

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.