Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

3ª edição da FLIRP, movimenta o Rio da Prata de Campo Grande com literatura, arte e integração cultural

 


A terceira edição da FLIRP – Festa Literária do Rio da Prata aconteceu no último dia 26 de julho, no bairro do Rio da Prata de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Realizado das 14h às 21h, o evento atraiu um público numeroso e diversificado, que acompanhou uma intensa programação cultural ao longo de toda a tarde e início da noite.

Com organização do Coletivo Cultural Rio da Prata e o apoio de alguns comerciantes locais, além de parceiros como o Instituto Campograndense de Cultura (ICC), ATELIART, ARTCULT e Confraria dos Artistas Absurdos, a FLIRP ofereceu ao público uma extensa programação gratuita e diversificada.

Entre as atrações, destacaram-se apresentações de teatro, música ao vivo, espetáculos de dança, rodas de capoeira, além de um sarau de poesia que reuniu escritores e poetas locais. O evento também contou com o lançamentos de livros, entrega de troféus, feira de artesanato, feira solidária, exposição de artes visuais, pintura ao vivo e uma mesa de debate sobre literatura e artes visuais, fomentando discussões relevantes para a comunidade artística.

Outro ponto alto foram os banners interativos espalhados pelo salão, com frases sobre literatura, arte e a valorização do protagonismo individual, transmitindo a mensagem de que “aqui a estrela é você”. O clima de confraternização, marcado por sorrisos, registros fotográficos e reencontros, deu o tom de celebração ao evento.

A repercussão da 3ª FLIRP tem sido bastante positiva, segundo os organizadores e participantes. Muitos visitantes já demonstraram expectativa pela próxima edição, confirmando a importância da festa literária como um espaço de valorização da cultura, do diálogo e da arte em Campo Grande.

 


Comentários

Anônimo disse…
Belo evento como sempre, bem organizado, com muita alegria, prestigiando muitos seguimentos. Parabéns!
Lidia Cabral disse…
Foi um sucesso! Parabéns!
Ivanilda Vieira disse…
Este ano eu não pude ir, mas no ano que vem vou participar.

Postagens mais visitadas deste blog

Sepetiba ganhará uma Biblioteca Comunitária

  Projeto da Biblioteca Popular de Terreiro Maria Firmina dos Reis     A Biblioteca Popular de Terreiro Maria Firmina dos Reis é uma iniciativa da educadora e presidente da Associação Kwe Cejá Oyá Igbalé; localizada no espaço sagrado de um terreiro de Candomblé em Sepetiba.      O espaço busca ser um centro de formação crítica, preservação da memória e resistência cultural, fortalecendo o vínculo entre saber tradicional e conhecimento acadêmico através do acesso à leitura e as múltiplas dinâmicas como oficinas, rodas de conversa, seminários, palestras e contações de histórias a partir de inúmeros textos que serão abordados ao longo do ano em sua programação.      A inauguração está prevista para este mês,  mas ainda não temos a data prevista.   Aguardem, para mais informações. 

Recital musical em homenagem a Dineyar Valente Plaza

  No dia 2 de julho de 2025, aconteceu um lindo Recital Musical em homenagem à querida, Dineyar Valente Plaza. O evento foi realizado na Cafeteria Cheirin Bão, no Parkshopping Campo Grande. Apesar do dia chuvoso e frio, o que prevaleceu foi o calor humano e a energia positiva que encheram o ambiente! Dineyar, que é professora, advogada, musicista, pedagoga, escritora e amiga, reuniu familiares, amigos e admiradores para celebrar seus 97 anos de vida. Com o apoio da AECCGA e da escritora Nancilia Pereira, ela proporcionou uma verdadeira explosão de sentimentos, uma homenagem mais do que merecida por sua história de vida que transformou muitos ao seu redor. Foi um momento de gratidão e emoção, especialmente ao ver Dineyar deslizar seus dedos pelas teclas do piano com tanta maestria, demonstrando seu talento único. Sua alegria e contagiante energia iluminam a todos, e sua trajetória é um exemplo de vida para todos nós. Recital musical - Dineyar Valente Plaza Que Deus continue abençoan...