Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Tapyr de Mello



Tapyr de Mello – Poeta, carioca, fotografo aposentado, organizador do Sarau: Bom Dia Poesia, que é realizado no Espaço Vida Feliz.




Teve várias poesias publicadas em alguns jornais e revistas, já participou de várias antologias, entre elas: A poesia na rota de Camões, Todos os tons da poesia, A poesia do fado e dos tambores e participa do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa do Rio de Janeiro.





8 perguntas para Tapyr de Mello
 

1 – Como é o seu processo criativo?
Resposta: Desde jovem gostava de escrever e para mim era uma coisa natural, tinha muita coisa escrita e cheguei a fazer um livro com mais de 100 (cem) poesias com cópias datilografadas e encadernadas artesanalmente, porém, depois que sumiram com este livro que estava em meu armário, no alojamento do meu serviço, fiquei desiludido e durante muito tempo meu processo criativo ficou estagnado. Hoje voltei a escrever graças aos apelos de amigos como: (G Colibri, Tânia Açucena Azul e Primitivo Paes).

2 – Alguém influenciou você?
Resposta: Meu pai gostava de escrever poesias, mas tive muito pouco contato com ele, pois ele faleceu quando eu tinha 13 anos. Na adolescência escrevi muita coisa, lia muitos autores famosos, mas também me foi imputado, quando sumiram com minhas poesias. A minha influencia atual vem dos amigos já citados e também dos amigos: Ieda Thomé e Cid Thomé, que me acolheram no “Bom dia Poesia”.

3 - De onde vêm suas ideias criativas?
Resposta: Não costumo planejar nada, minha inspiração vem de algo que aconteceu comigo, ou outra pessoa, ou de algum assunto que esteja em voga no momento.

4 - Quando tem uma ideia, você passa logo para o papel ou deixa encubada e vai criando aos poucos?
Resposta: Comecei minha vida escrevendo poemas, pensamentos e algumas crônicas, isso tudo vem meio ao natural. Quando vem a ideia, começo a escrever, mas às vezes escrevo paro, começo outra e assim vai.

5 - Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou?
Resposta: São duas histórias que eu já comecei a escrever. Uma história espiritual falando de uma valise preta e a outra história e sobre uma bíblia esquecida em uma livraria.

6 – O que motiva você a fazer arte na Zona Oeste?
Resposta: A força da cultura na Zona Oeste com grandes nomes, muitos que se destacam e outros que ainda estão para se destacar.
Eu sou fã do Coletivo Cultural Rio da Prata, amo de paixão o Bom Dia Poesia, destaco as Fadas Brilhantes, as Mulheres Reais e todos os outros grupos e artistas e artesãos dessa nossa querida Zona Oeste.

7 - Qual foi o evento artístico que você participou que mais te deixou feliz?
Resposta: O evento que eu participei que mais me deixou feliz e lembro disso até hoje, foi um evento na FEUC, onde participei com o G Colibri, Tânia e Primitivo Paes.

8 - Qual a mensagem você gostaria de deixar para os amantes de arte?
Resposta: Que continuem fazendo o seu trabalho divulgando a cultura para um mundo melhor.


Comentários

Giselda Camilo disse…
Parabéns amigo Tapyr! Parabéns, amigo Silmo!
Continue acompanhando o blog e inscreva-se!
Continue acompanhando o blog e inscreva-se!

Postagens mais visitadas deste blog

Artista plástico, da Zona Oeste, que pinta com a boca estará presente na Semana de Campo Grande.

Marcelo da Cunha é o artista plástico morador da Zona Oeste que pinta com a boca.  Em sua história de vida ele conta que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho em uma cachoeira, aos 21 anos, na época trabalhava como designer gráfico, hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca. É membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que consiste na associação de artistas de qualidade indiscutível que por algum motivo, não podem utilizar as mãos na criação de suas obras de arte e por isso utilizam a boca ou os pés. Marcelo da Cunha estará presente na Semana de Campo Grande expondo seus trabalhos na 1ª Exposição de Arte – “Cores de Campo Grande” – No Museu de Arte Sacra e Popular da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, de 13 a 18 de novembro, das 08 às 12h.

Bangu recebe Programão Carioca no próximo sábado, dia 24/09

Peça ‘O Último Capítulo’ e filme ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ estão na programação gratuita     Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.  A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h. A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à ro

Feira de estágios e oportunidades na Zona Oeste

A UEZO promoverá sua 2ª Feira de Estágios e Oportunidades nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é gratuito e aberto a todos e acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva - Endereço: Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande. Haverá oportunidades em cursos de aperfeiçoamento profissional para o PRONATEC; SENAC; Rede Windsor; Cursos de empreendedorismo da SUBIP e Jovem Aprendiz. E mais:  Atendimento a pessoas com  deferências : Consultoria sobre os direitos das pessoas com Deficiência: legislações específicas e direitos (Gratuidade no Transporte Municipal, Estadual e Federal; Isenção IPI, IOF, ICMS; Aposentadoria Especial; Beneficio de Prestação Continuada – BPC; entre outros) e muito mais.