Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Viajante Lírico


Rafael Moreira da Costa Lima, mais conhecido no cenário cultural como: Viajante Lírico, é escritor, “slammer” representante da poesia falada e da literatura periférica, Mc de batalha, fotógrafo/videomaker, ator e ativista cultural. Cria da Zona Oeste do Rio de Janeiro, o artista é conhecido por ter fundado o Coletivo Mente Ativa, que presta serviços em escolas e ações sociais com oficinas, palestras e shows. Os artistas desse coletivo são jovens que atuam na cede do coletivo, em Campo Grande, com aulas de dança e teatro, e nos vagões dos trens, nos saraus e demais rodas culturais pelo Rio a fora com poesia e música.

Viajante Lírico também representa o Cultura Zona Oeste, o Coletivo Marginow, Escola de Teatro Popular, é vocalista da Banda DSD e lançou suas primeiras publicações literárias juntamente ao MMMR (Movimento Mundial Mulheres Reais) na Flip (Paraty) e Bienal RJ.










8 perguntas para o Viajante Lírico

1 – Como é o seu processo criativo? 
Resposta: É o mais natural possível, claro que tenho que cumprir com prazos e horários, mas sempre busco não forçar nada, tudo no tempo certo.

2 – Qual é a sua influência artística? 
 Resposta: Tenho muitas influências, posso dizer que tudo que nos causa um impacto é uma influência, nesse caso tenho pessoas, palavras, lugares e várias outras coisas que me influenciam bastante, como minha mãe, a vida de uma maneira geral e o cotidiano que vejo na Zona Oeste Carioca.
  
3 - De onde vêm sua inspiração? Você cultiva algum hábito para criar?
Resposta: Minhas ideias surgem das coisas que vejo, sinto e ouço. Eu absorvo tudo para poder criar e liberar minhas ideias. Procuro ler bastante e apreciar outras artes também.

4 - Quando seu lado poético surge, você passa logo para o papel? 
Resposta: Passo logo para o papel e com o tempo vou desenvolvendo.

5 – Tem algum projeto em mente, mas que ainda não começou? 
Resposta: Todos que tenho em mente até aqui eu já dei pelo menos o primeiro passo, alguns preciso retomar, mas já estão em andamento.

6 – O que motiva você a fazer estes projetos na Zona Oeste? 
Resposta: O cotidiano das pessoas guerreiras que vivem aqui e as referências que muito me inspiram, a Zona Oeste é uma fábrica de talentos.

7 - Você julga importante a divulgação do seu trabalho na Zona Oeste? 
Resposta: Não só aqui na Zona Oeste, mas fora dela também. Meu objetivo é colocar a ZO em visibilidade sempre, acho que todos que começam algum projeto querem que seu território seja mais apreciado.

8 - Qual a mensagem você gostaria de deixar para os moradores da Zona Oeste?
Resposta: A arte é uma ferramenta de transformação, de inclusão, ela dá sentido à minha vida e salva a vida de várias pessoas, assim como salvou a minha e pode salvar a sua também. Acredite!

Comentários

Unknown disse…
Olá! Esse rapaz poeta entre outros talentos, tive privilégio de trabalhar com ele numa Festa Literária em São Gonçalo-RJ. Foi fantástica e experiência, muito generoso e talentoso. Seu futuro será maravilhoso. Parabéns!!
Ester da Luz - Escritora -Integrante MMMREAIS.
Adinalzir disse…
Um rapaz de muito talento que tive o prazer de conhecer numa Banca de Poesias no bairro de Paciência!
Parabéns para esse jovem maravilhoso!
Continue acompanhando o blog e inscreva-se!
Continue acompanhando o blog e inscreva-se!

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.